A infraestrutura de TI já não é mais as mesmas graças às inovações que repercutem com produtividade, que independente do seguimento da empresa é totalmente necessária. A rede intuitiva é uma das soluções dessa “Nova TI” para redes corporativas que priorizam a conectividade.
O que é a rede intuitiva?
Rede intuitiva é o que chamamos de uma rede que pode aprender, analisar, ser automatizada, se adaptar e responder contra ameaças tendo como base a intenção da empresa. Na prática a arquitetura de rede intuitiva de uma corporação opera de acordo com os comandos (posteriormente, a intenção) do negócio. Por exemplo, ela pode antecipar as ações de um usuário entendendo o que ele pode ter acesso e o que não. Relatórios? Sim. Documentos confidencias? Não. Ou também a desempenhar um papel de segurança maior na rede da empresa detectando sintomas de malware nos dispositivos internos.
A diferença da rede manual e da rede intuitiva
A principal diferença da rede manual a rede intuitiva é a flexibilidade que uma detém e a outra não.
Pensemo-nos em uma empresa que abrirá um novo escritório e precisa expandir sua rede corporativa. Na finalidade de “rede manual” esse processo seria feito por uma equipe de TI contratada para aplicar as mesmas políticas de segurança e transferência de dados a uma rede para a outra. É uma operação longa e trabalhosa, pois equivale a adicionar tudo que há de um equipamento para outro que acabou de sair da caixa, podendo deter de falhas de transferência e aumentando o tempo de inatividade no trabalho. Em contrapartida, com a rede intuitiva esse processo pode ser efeito com a ação “copiar e colar”, sendo isso transferir todas as políticas e configurações existentes de uma rede digitalmente para outra.
Como fazer a rede intuitiva transformar o meu negócio?
A rede intuitiva é uma solução de redes desenvolvida pela Cisco, empresa líder mundial em TI e redes. Sua finalidade é aumentar a inovação introduzindo flexibilidade às redes, reduzir os custos e a complexidade por meio de automação e diminuir os riscos com segurança a altura da tecnologia proposta. Pensando nas empresas que pensam em escalar a rede intuitiva, a Cisco criou uma “escada até a jornada intuitiva” que é baseada nos seguintes conceitos:
- Adequar a infraestrutura para receber a rede intuitiva: fazer uma averiguação de todos os equipamentos da empresa, desde câmeras até switches, antes de introduzir a rede intuitiva, pois eles precisam suportar a escalada dessa jornada digital;
- Aplicar automação: o planejamento centralizado da inteligência da rede intuitiva faz com que a gestão não precise mais interferir ou programar certas ações de segurança ou rastreamento já que a própria rede tomara conta das atividades diárias, sendo com um grande fluxo ou não;
- Aplicar segurança: ao conectar todos os equipamentos da empresa para a rede, é necessário fermentar as normas de segurança sem criar rachaduras na conectividade IOT. Duas práticas de segurança entre pessoas-dispositivos e dispositivos-dispositivos são: uma microsegmentação, ou seja, uma espécie de crachá virtual que decide o acesso do usuário na infraestrutura da rede, decidindo de acordo com o número de IP/equipamento/nome do usuário o que ele poderá ter acesso. E de IOT, podendo a empresa instalar novos equipamentos e a rede introduzir as políticas de segurança da empresa e seletividade no item de forma automática.
- Fazer analytics: a rede da empresa é a grande fonte de informação sobre usuários, processos e movimentações, por isso, é importante ter visibilidade para um controle eficaz. A rede intuitiva permite análise e consciência de estado para que a rede corporativa não fique vulnerável a práticas perigosas ou improdutivas.
- Conhecer o Cisco DNA: o Cisco DNA é a arquitetura que permite a propagação da rede intuitiva pela a sua empresa por meio de hardwares, softwares e aplicações. A rede se torna inteligente e autogerenciável desempenhando um papel de produtividade e mobilidade na rotina diária da empresa.
A tecnologia do futuro já está entre nós
E a On Smart Tech sabe bem disso, pois vivemos junto a diversas tecnologias que estão transformando a maneira de se fazer um negócio, como a solução da Cisco apresentada acima. Quer saber mais? Siga-nos no Instagram e LinkedIn para atualizações semanais sobre tecnologia.