Atualmente não é difícil encontrar alguém que esteja no teletrabalho, ou como é mais popularmente conhecido: home office. E-mails sendo trocados a todos os momentos, reuniões acontecendo por videochamadas e a pausa para o café sendo a caminhada até a própria cozinha. O teletrabalho, ou seja, a realização do trabalho formal à distância, já era uma modalidade de trabalho vivenciada por profissionais de algumas poucas empresas, mas, diante a pandemia do COVID-19 e para assegurar a saúde de todos,foram muitas as empresas que adotaram o teletrabalho,mudando completamente a rotina de profissionais que sempre estiverem nos escritórios.
O amplo acesso da tecnologia diminuiu os impactos de um trabalho remoto aplicado em grande escala, mas ainda são muitos os desafios que gestores e colaboradores enfrentam para que o ritmo de trabalho prossiga como nos dias normais.
Os desafios do teletrabalho
A mudança de rotina e ambiente trouxe dificuldades àqueles que estão desacostumados com a nova realidade. Como organizar a rotina? Como organizar a equipe? Como organizar um espaço digital? Quais plataformas utilizar para a continuidade de tarefas específicas? Tantas interrogações gastam o tempo dos gestores em busca de soluções para que o trabalho da empresa não fique inativo diante a mudança repentina.
Se a empresa ainda não contava com certas soluções digitais, como o acesso a nuvem, comunicação unificada e espaços digitais capacitados de assegurar e compartilhar dados, infelizmente, neste momento onde a distância é sugerida para a segurança de todos, enfrentará problemas de transparência, comunicação e produtividade nas atividades.
Além disso, as empresas brasileiras não são familiarizadas com esta modalidade de trabalho remoto, acentuando problemas referentes à falta de suportes tecnológicos para a comunicação, falta de equipamentos móveis suficientes para todos os colaboradores e virtualização total dos sistemas da empresa.
Como trabalhar em casa?
É preciso uma infraestrutura básica para o teletrabalho produzir o resultado esperado. Mas, antes de qualquer locação de equipamentos ou chaves de acesso distribuídas aos funcionários, é preciso um planejamento de trabalho remoto que vise: equipe, ambiente digital e comunicação.
Organizar o espaço digital
A virtualização e a nuvem são duas das ferramentas tecnológicas que já permitiam flexibilidade e produtividade para as empresas antes de qualquer adoção de trabalho à distância, contudo, viraram necessidade.
Um espaço digital precisa ser acessível, seguro e transparente, ou seja, deve ser contar com uma plataforma centralizada para os aplicativos e dados da empresa sem sofrer perdas ou riscos.
Por exemplo, as plataformas em nuvens e os sistemas unificados que permitem acesso de funcionários às esferas de conteúdos da empresa e são protocolados com a política de segurança da empresa para evitar problemas referentes à segurança da informação. Podem ser feitos pela: ampliação de licenças ao acesso dos softwares internos e chaves de acessos individuais e configuradas para a nuvem.
Organizar equipe
Uma empresa de pequeno e médio porte pode ter menos trabalho nesta parte do que uma empresa de grande porte, mas, ainda assim, é preciso atenção para organizar a equipe de modo com que o gestor do setor saiba o andamento de todo o trabalho, seja em horários, acesso aos sistemas e comunicação.
Muitos funcionários possuem acesso aos sistemas da empresa apenas nos computadores do escritório, no teletrabalho é necessário que este mesmo sistema possa ser acessado pelos computadores privados. Primeiro, revise as práticas de segurança e gestão para monitoramento do ambiente virtual com todos os colaboradores e acompanhe o acesso ao espaço digital da empresa.
Organizar a comunicação
É importante que todos os funcionários estejam em sincronia. Comunicação é primordial quando se trata de trabalho à distância. Avalie a integração de dispositivos móveis para a comunicação, ampliando a agilidade e interatividade entre todos.
Vídeo conferência serão meio onde as reuniões, encontros de planejamentos, análises de propostas, entrevistas e o bate-papo da sexta-feira acontecerão. Por isso, as empresas precisam se familiarizar com as ferramentas disponíveis e popularmente usadas para que não se perca a dinâmica interna.
A On Smart Tech também está em casa!
Estamos em casa, mas nunca parados. A On Smart Tech também enfrenta o teletrabalho, por isso entende o momento difícil de muitas empresas que não estão ainda adaptados à nova realidade. É importante procurar soluções na tecnologia que possam ajudar a sua empresa a não ficar estagnada. Entre em contato conosco e também siga o nosso Instagram e LinkedIn para novidades referentes ao melhor da tecnologia.