Se antes imaginavam que o ápice da tecnologia no futuro seria os famosos carros voadores, a indústria mostrou preocupações mais ambiciosas como permitir poder de aprendizado às máquinas.
A Inteligência Artificial anda sendo o funcionário do mês de muitas empresas, por conta de sua relevância na transformação digital e pelo impacto externo que produz na sociedade, afinal desde muito tempo que o ser humano sonha com a independência das máquinas capazes de habilidades cognitivas, como aprendizagem, uso da linguagem natural e na resolução de problemas.
Podemos dizer que a Inteligência Artificial é como as bonecas russas: uma tecnologia dentro da outra, pois ela é pode ser composta por Machine Learning, Deep Learning, Processamento de Linguagem Natural e auxiliando as tecnologias da Internet das Coisas e Nuvem.
A Inteligência Artificial na rotina de trabalho ajuda tanto as atividades pequenas, por exemplo, sendo assistente pessoal; lembrando agenda de reuniões e compromissos do dia, ou mais avançadas, como leitora de dados em grande escala para usos diversos e também para dispositivos de seguranças como reconhecimento de voz e rosto.
Não se engane achando que a IA é uma tecnologia para ficar presa em um escritório ou fábrica, atualmente, está sendo usada pela IBM para prever o impacto ambiental de obras via os dados gerados por sensores, e assim, ajudando na tomada de decisões mais precavidas ao risco para o meio-ambiente e assim, sugerindo outras opções. Inteligência Artificial é uma pauta que permanecerá em tendência ainda por muitos anos, tanto por suas futuras inovações quanto por estar redefinindo a rotina, produção e os processos empresariais, e muito em breve, a vida cotidiana.
O uso da Inteligência Artificial tem popularizado principalmente por conta da capacidade da humana, pois apesar de ser inatingível, é falha por ser limitada em certas atividades, por exemplo: em questões físicas ou o leque de possibilidade de dominar muitas línguas, criando barreiras de comunicação.
A nossa única máquina capaz de filtrar, decidir e refletir diante da quantidade extrema de dados é o cérebro, que cada vez mais tenta se adequar ao estilo de vida de raciocínio rápido, contudo é impossível termos a capacidade de processar dados em larga escala como as máquinas. Sabemos que criar parâmetros de análise é uma oportunidade de melhorar a experiência do cliente.
Pense em uma loja que recebe mais de mil clientes por dia. É irreal conseguir reter dados do perfil de todos manualmente, como informações do tempo gasto na loja, perfil de idade, gênero, produtos mais consumidos etc. Há também as tarefas repetitivas que, ironicamente, transformam equipes em robôs automáticos.
O que se perde modelando uma gestão para práticas genéricas sem um olhar para uma futura geração de valor? Somos os únicos seres com a capacidade de entender ideias abstratas e desenvolver projetos do zero por meio da criatividade, sobrecarregar uma equipe por carência tecnologia, é atrasar o avanço da empresa.
IA é alvo de polêmicas e críticas desde a divulgação de seus primeiros estudos, contudo é necessário entender que a inteligência artificial está muito longe do estilo caricato presente na ficção. Não estamos falando de robôs que assumirão o lugar do CEO na empresa, mas da possibilidade de trabalhar com uma tecnologia que entenderá o seu cenário e auxiliará em processos e decisões.
As consequências de achar que está cedo demais para aplicá-la são uma maior frequência de erros, produção totalmente dependente e o acômodo recorrente de não se modernizar. No cenário competitivo, isso significa estar na zona de risco de ser ultrapassado por concorrentes.
A On Smart Tech acompanha a transformação digital de perto e sabe que as empresas devem usar as tecnologias apresentadas como centro da estratégia, por isso ressalta soluções e serviços de Inteligência Artificial da Microsoft, Cisco e IBM para diferentes usos. A Microsoft ressalta a importância da IA para a interação com os clientes, capacitação dos funcionários e otimização das operações, tudo isso por meio de aplicativos inteligentes e plataformas inovadoras. Nos serviços cognitivos da Microsoft, os bots interpretam vozes, respondem, entendem as necessidades do usuário e são modelados com a cara do negócio, tornando-os únicos, melhorando a comunicação ao cliente e economizando tempo da equipe que poderá focar em atividades mais criativas e estratégicas. Alguns dos clientes da tecnologia da Microsoft são os hospitais, que com aplicação de uma ‘’assistente virtual de saúde’’ fornecem acesso aos usuários para informações, como por exemplo, perguntas sobre a pendência de resultados e dúvidas comuns sobre saúde. Já a Cisco propõe redes autonômas por meio do Machine Learning, onde a máquina aprende com grande escala de dados, permitindo assim controle eficiente, insights melhores, respostas assertivas, melhores práticas de trabalho com funcionários e resultados finais com os clientes. Além disso, a aplicação da IA Cisco ajuda na segurança, automatizando processos complexos para detectar ataques e reagir a violações mais avançadas de hackers. Por fim, temos a IBM com a Inteligência Artificial Watson. Uma plataforma cognitiva que com aprendizado em larga escala de dados e de estatísticas se torna um suporte para gestores na hora da tomada de decisões. Imagine o potencial dessa tecnologia que pode até mesmo prever por probabilidade o que será tendência e o que não, ajudando assim os estudos no marketing. Hoje, o Watson é utilizado por empresas financeiras analisando relatórios em tempos curtos, na medicina dando suporte nas decisões clínicas e se bem aplicado em seu negócio, poderá ser visto como um gênio da lâmpada exclusivo dos dados com um alto poder de análise.
É muito importante para qualquer negócio reconhecer suas necessidades, antes de se encantar com as maravilhas de qualquer tecnologia. A On Smart Tech te ajuda nisso com soluções tecnologias e serviços consultivos. Faça uma decisão inteligente antes de querer o mesmo em sua infraestrutura. Comece a jornada na Inteligência Artificial com confiança.
Se quiser outras dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia, curta nossa página no Facebook e nos siga no LinkedIn!