O consumidor atual está inserido em uma era vivenciada por nenhuma outra: a virtual. Graças ao alinhamento das transformações tecnologias às mudanças sociais, uma nova geração de consumidores foi criada, modelando um novo padrão de comportamento que impacta diretamente o modo como o cliente percebe as marcas, produtos e serviços.
Os negócios precisam estar atentos a essas mudanças e nivelar suas operações de vendas para esse novo público, transformando a experiência do cliente cada vez mais.
Por que é necessário inovar a experiência de compras dos clientes?
Ao leitor mais novo talvez a ideia de um lugar feito especialmente para a locação de filmes pode ser absurda, afinal este modelo de negócio é obsoleto diante a quantidade de opções inovadoras no mercado, porém, sabe-se que as locadoras de vídeo já foram um negócio de muito sucesso que sumiu. Mas por que isso acontece?
Para explicar, basta olhar para algumas invenções tecnológicas, como o e-book ganhando força sob os livros de papel e as câmeras digitais tornando-se raras graças aos smartphones. Tendências tecnologias são bem aceitas pelas pessoas, popularizando-se rapidamente e fazendo com que empresas fechem as portas ou mudem/transformem seu ramo.
Na era digital que vivemos é fundamental inovação e acompanhamento constante do que está sendo falado, vivenciado e esperado pelos consumidores, pois estes estão cada vez mais exigentes, incluindo diretamente a sua experiência de compra.
O que pode afastar o cliente de um negócio?
Sabia que a experiência de compra do cliente quando não bem planejada pode acarretar no fim ou na crise de um negócio? Veja a seguir certas atividades que podem contribuir para o afastamento do cliente de uma marca.
Marketing tradicional
Ligações insistentes para o oferecimento de serviços/produtos e panfletos são operações do marketing cada vez mais em desuso, sendo utilizadas apenas em momentos específicos e com alterações essenciais para se encaixarem no contexto inovador atual.
Filas de espera
Filas de espera para atendimento presencial ou para atendimento por ligação acabam sendo uma das experiências que mais marcam os clientes. Como dizem: “o tempo vale ouro”. Quando os clientes percebem burocracias que lhe custam tempo nas operações de uma empresa, vão em buscar negócios que priorizem a eficiência.
Atraso na entrega
Entregas fora do prazo de entrega mexem negativamente com a expectativa e experiência do cliente com a empresa, afastando-o de uma segunda compra e possível fidelização.
Falta de alternativas para comunicação
Os clientes estão espalhados em diversas plataformas digitais, por isso, quando uma empresa possui poucas alternativas de comunicação, pode acabar desestimulando o interesse de uma primeira conversa.
Falta de integração no ambiente virtual
Não estar ambientado na internet é um risco para empresas que queiram ser reconhecidas no mercado e atingir mais público. Entre tantas, uma das maiores frustrações dos clientes é não encontrar perfis nas redes sociais das empresas, tornando escasso a suas informações sobre aquele negócio.
Como transformar a experiência de compras?
Para atingir o sucesso é preciso acompanhar as transformações do mercado. Priorizar transformação da experiência de compras é uma das inovações que certamente mais impactará os clientes. Veja agora 4 formas de transformar a experiência de compras.
- Phygital
Equilibrar o mundo real (phy) ao mundo digital (gital) é uma forma inteligente de transformar a experiência de compras, pois traz soluções tecnológicas na experiência física.
Para isso criar um modelo phygital, pode-se utilizar de:
- Plataformas digitais que guiam os consumidores dentro das instalações;
- Portais para o escaneamento de QR CODE com o intuito de descontos, promoções personalizadas e informações extras dos produtos;
- Postos de realidade aumentada.
Os clientes experimentarão uma forma totalmente inovadora de compras, tornando o passeio de compras a uma viagem ao futuro.
- Autoatendimento
O autoatendimento é um formato totalmente inovador para a realização de compras. Permitir que o próprio cliente registre os seus produtos faz com que as filas sejam eliminadas, afinal, a autonomia do autoatendimento propõe melhoria no fluxo.
Com carrinhos equipados com scanners móveis, ao decorrer das compras, o cliente registra os produtos sem precisar passar pela operação padrão dos caixas.
Além disso, através dos equipamentos instalados nos carrinhos, o cliente tem acesso aos valores dos produtos e onde pode encontrar as melhores ofertas. A experiência de uma simples compra é turbinada com otimização.
- UX Experience no e-commerce
O e-commerce está em seu melhor momento. Durante o início da pandemia da COVID-19, a cada minuto pelo menos uma nova loja virtual foi criada.
As compras online são uma tendência entre os consumidores que prezam por uma experiência de compra prática e funcional, e mesmo após a pandemia este padrão de consumo não será radicado rapidamente. Por isso, é preciso estar atento ao ambiente da loja virtual.
O UX Experience (em tradução: Experiência do Usuário) no e-commerce lida com a projeçãode um ambiente seguro, onde os clientes se sintam bem comprando. Isso envolve um website design agradável, menus bem divididos e escritos, diferentes formas de interatividade no site etc.
4. Clicar e retirar
Sendo uma extensão do e-commerce, a opção de comprar online e retirar na loja proporciona uma experiência mais flexível à rotina do cliente, permitindo análise de seu comportamento virtual e personalização ao seu atendimento, encaminhando o cliente para uma possível segunda compra ou fidelização.
É importante lembrar que ao comprar online o cliente está experimentando o ambiente digital, já quando está no ambiente físico, os esforços do treinamento da equipe devem ser postos em ação, explorando os limites da simpatia e confiabilidade frente a frente.
Seja inovador com a On Smart Tech!
Definitivamente não há escapatória: a tecnologia está ganhando cada vez mais espaço. Para não acabar como tantos negócios obsoletos, descubra mais sobre as possibilidades de transformação da tecnologia em seu negócio em nosso Instagram e LinkedIn.