A Transformação Digital na Construção está acontecendo como a derrubada de um muro de tijolos que impedia a visão de engenheiros, arquitetos e construtores para o futuro da tecnologia sendo sua força e modelo de trabalho. As novas tecnologias auxiliam a indústria da construção nas etapas de planejamento, execução e finalização de projetos, automatizando funções, fornecendo mobilidade comunicativa e o principal: possibilitando o ingresso de novas maneiras de trabalho em um setor que ainda possui resistências a inovação.
Como a transformação digital está mudando o setor de construção?
A transformação digital no setor de construção propõe práticas mais eficazes para empresas de construtoras tanto quanto para fabricantes de materiais de construção, tornando a tecnologia viável para diversas atividades, como melhorar o manuseio de equipamentos de construção até para ter previsões da cadeia de suprimentos de seus estoques.
Da mesma forma que a tecnologia trouxe vantagens financeiras, de segurança e de produção para outras tantas áreas que já é aplicada, o setor da construção está avançando gradativamente para ter a tecnologia não apenas como um teste, mas para se tornar ferramenta principal das operações de construções para resultados positivos às empresas.
Os pilares frouxos da falta de modernidade
No Brasil, a construção civil ainda é o setor que mais cresce. Isso quer dizer que ainda é uma área extremamente rentável que leva cada vez mais construtoras ao mercado e estudantes nas salas de aulas dos cursos de engenharia e arquitetura. Infelizmente, são muitas as empresas despreparadas para a Indústria 4.0 no setor de construção, tendo esse pensamento movido, principalmente, pela falta de investimento em tecnologias.
Tecnologias que auxiliariam o profissional na hora de planejar uma planta até na análise de um orçamento assertivo podem ser introduzidas para vantagem de produtividade, então, por que as construtoras e fabricantes da área de construção estão deixando as chances de inovação escapar?
A falta de cultura tecnológica organizacional é um círculo vicioso que estagna a expansão de um país. Sendo o setor de construção um dos mais importantes campos econômicos no Brasil, é muito perigoso as que empresas não se reinventarem hoje.
Além do futuro ofuscado pelo incerto, o presente das empresas de construção que sentem a falta de tecnologia em suas operações podem sofrer maiores prejuízos em gastos de equipamentos e materiais e uma mão-de-obra muito menos ágil e mais propensa a falhas.
A transformação digital na construção
São muitas as novidades da construção civil, que está empenhada em ter as operações caminhando junto à tecnologia. Estamos aqui para apresentar algumas delas e seu poder de fazer o que está só estar no papel, virar realidade.
Como a Impressão 3D está mudando o setor de construção?
O uso de impressões 3D na construção civil é uma ferramenta muito ampla, possibilitando até mesmo a criação de plantas de edifícios nos mínimos detalhes em poucas horas e de forma muito mais clara, otimizando o trabalho de arquitetos e engenheiros.
Como funciona: as impressoras 3D materializem objetos a partir de modelos digitais (fabricação aditiva). Na construção civil, ela funciona tornando o projeto do papel em um molde real. Com essas “maquetes 3D” as equipes podem analisar muito mais profundamente seus projetos arquitetônicos ou estruturais e também avaliar melhor estratégias de execução da equipe quando a obra for iniciada em terreno real.
As vantagens: ilustrando e apresentando os projetos de construção de forma muito mais próxima ao real, a empresa terá vantagens para fazer estudos analíticos para melhorar seus trabalhos envoltos em protótipos e maquetes, pois terá noções geométricas evitando imprevistos.
Como o Espaço Digital está mudando o setor de construção?
Sim, é possível a criação de um Espaço Digital no setor de construção. Primeiro, desmistifique a ideia de que para haver um espaço digital é necessário um escritório em céu aberto com grandes janelas e mesas organizadas com computadores por todos os lados. Nada disso. O espaço digital para o setor de construção é a casa das ideias seja no canteiro de obras ou na sede da empresa. Todas as atividades como: atendimento ao cliente, desenvolvimento de projetos, documentos de orçamento, pedidos, relatórios, desenhos e outros.
Como funciona: o espaço digital para o setor de construção pode começar com o uso de softwares para negócios que integram todas as informações de maneira centralizada, dessa forma, a equipe tem acesso aos dados de seu sistema quando necessário seja no terreno de obras ou durante uma reunião com um cliente.
As vantagens: a informação em tempo real beneficiará as etapas de trabalho com comunicação imediata. Imagine um engenheiro contatando o arquiteto responsável por um projeto para checar certas informações sem a necessidade de aproximação. É essencial deslocamento inteligente no setor de construção e um bom e planejado espaço digital para proporcionar vantagens positivas.
Como os Drones estão mudando o setor de construção?
Cada vez mais, as equipes de construção civil estão sujeitas a ambientes de trabalhos amplos em termos de espaço físico, tornando desafiador a realização das atividades. Enquanto no papel é idealizado um terreno nivelado e arejado, as equipes arquitetônicas e civis terão em frente grandes ambientes desnivelados, áreas de difícil acesso e de riscos para trabalhar. Com tamanha discordância entre objetivo e realidade, é útil o uso de drones como ferramentas de trabalho.
Como funciona: os drones conseguem ir a lugares que as pessoas não conseguem alcançar, sejam por limitações físicas ou geológicas. Usando esses pequenos e rápidos veículos aéreos, os profissionais conseguem ter noções totais do terreno disposto ao trabalho, por exemplo, com fotografia e vídeos em tempo real de alta definição, conseguem estabelecer precisão de informações sobre a condição geográfica e geológica do espaço, além de vistoria e monitoria que não deixa escapar nenhum detalhe.
As vantagens: otimiza a coleta de informações para melhorias ao projeto, alcança ambientes complexos e vistoria em formatos de gravação ou fotografia com boa qualidade para melhor planejamento.
Como a Experiência Digital está mudando o setor de construção?
Além da possibilidade da construção de maquetes 3D, capazes de ajudar os profissionais na continuidade dos projetos arquitetônicos, a experiência digital, modelo que permite, por exemplo, um cliente interessado em ver os detalhes internos de uma casa, consiga visualização de todo aquele ambiente por vias essencialmente virtuais.
Como funciona: usualmente é preciso que a imobiliária tenha disposição tempo e mobilidade para levar o cliente até o apartamento ou casa com intenção de venda. Além da incerteza do cliente fazer toda a locomoção até o ambiente e correr o risco de não gostar, ainda tem o tempo gasto da empresa. Para otimizar isso, algumas empresas usam óculos de realidade virtual ou ambientes fotografados com câmera 360° para realizar a experiência digital do cliente de forma totalmente imersiva, tornando o atendimento muito mais personalizado e interativo.
As vantagens: diferencial na experiência do cliente, otimização de organização interna em termos gerais de controle e maior produtividade nas vendas.
Como o BIM está mudando o setor de construção?
O BIM (Building Information Modeling, em português: Modelagem da Informação da Construção) é uma metodologia para realização de projetos de construção seguido atualmente pelas empresas que estão atentas a transformação digital. É um conceito de virtualização para abrigar as principais etapas da construção civil de maneira centralizada, assim, um engenheiro, o diretor de obras ou arquiteto terá acesso às informações aprofundadas do projeto sempre que for necessário, além de disponibilizar caminhos para melhor planejamento de dados da obra em questões financeiras, equipe, insumos etc.
Como funciona: O BIM não é um software, mas pode ser aplicado em um. O conceito propõe, como o próprio nome diz, modelar de forma 3D informações da construção, por exemplo, delinear de forma ativa o modelo de um cano hidráulico a ser instalado, representando digitalmente as características das operações físicas da construção civil em um ambiente virtual que possa ser útil aos profissionais, antecipando dúvidas e delineando estratégias.
As vantagens: gerenciamento total, esclarecimento de informações de forma ágil e centralização de documentos do projeto.
A On Smart Tech ajudando a construir o futuro
Gostar de tecnologia não é o bastante para gestores que acreditam no potencial da própria empresa e como ela pode ir ainda mais longe com tudo que a tecnologia tem hoje para oferecer. Quer saber mais? Siga nosso Instagram e LinkedIn para artigos exclusivos toda a semana.