Não há nenhum setor que certamente irá passar pela pandemia da COVID-19 sem transformações. A manufatura é um dos mais claros exemplos da repercussão das inovações. Em um momento incerto, tanto na questão sanitária quanto a financeira, a manufatura foi o setor que mais resistiu diante a crise, sendo fundamental para ajudar o país a continuar a cadeia de produção.
E para a produtividade não ser interrompida foi preciso investir. Principalmente em tecnologia. O setor que já era um dos principais a integrar aspectos da transformação digital, agora conta com inúmeras oportunidades tecnológicas para prosseguir com agilidade, inteligência e produtividade.
Diante a pandemia da COVID-19, a manufatura está nos mostrando que é possível continuar. Quer saber como? Contamos a seguir.
Os desafios da manufatura atual
A manufatura global enfrenta desafios que agravam de forma urgente novas fórmulas de produzir valor. Como em épocas diferentes, a manufatura sempre foi transformada e transformou com/pela a tecnologia. Um dia o tear foi substituído pelas máquinas e esse ciclo de inovações nunca irá parar, principalmente em tempos de crise, quando tornar-se uma urgência procurar novas alternativas.
No momento atual da pandemia, foram registrados ao redor do mundo desafios parecidos para as manufaturas globais. Elas precisam produzir valor para a sociedade e ao mesmo enxergar oportunidades nessas pedras no caminho. Listamos abaixo os três maiores desafios da manufatura em tempos de pandemia:
1.Paralisação na produção vs Aumento na produção
As demandas estão fluindo sem regularidade, por isso enquanto um setor não viu efeitos da crise, e sim um aumento inesperado no consumo e necessidade de uma produção mais rápida, outros encontraram uma paralisação geral, seja pela baixa procura ou pelos efeitos sanitários, como a precaução de distanciamento social e a paralisação nas exportações.
No caso de aumento na demanda, por exemplo, a manufatura de embalagens não sentiu negativamente os efeitos da pandemia, pelo contrário, o impacto foi exatamente no aumento da demanda dessa obra-prima para alimentos, bebidas e materiais de limpeza. Nesse caso, o desafio é exatamente lidar com a velocidade da cadeia de produção e alocar corretamente os suprimentos. Enquanto isso, a manufatura automotiva paralisou linhas de montagens por duas razões: paralisação na entrega de suprimentos e baixa venda de veículos. O desafio para esse segmento da manufatura é procurar um planejamento que se ajuste ao ritmo das demandas, mesmo não tão promissores.
Diferentes cenários, diferentes desafios.
- Menos exportações, mais importações
O efeito da pandemia da COVID-19 no setor fez preciso soluções tecnológicas que colaborassem tanto internamente na cadeia de produção quanto nos processos de transporte externos. Lembrando o exemplo anterior, houve uma baixa exportações muito grande em alguns segmentos da manufatura, enquanto outros precisaram encontrar caminhos para lidar com a alta procura. Por exemplo, suprimentos hospitalares mobilizaram milhares de frotas para diversos cantos do país, precisando o estabelecimento de novas regras logísticas capazes de realizar a produção e as entregas com êxito e rapidez.
O desafio é exatamente as últimas palavras: êxito e rapidez. Como criar um novo padrão para a cadeia de produção e ao mesmo lidar com as distâncias com um transporte eficiente?
- Incertezas na mão-de-obra humana e automatizada
Nesse desafio há novamente as diferenças entre o cenário A e cenário B. Enquanto o cenário A está produzindo a todo vapor e precisa de mais mão-de-obra para auxiliar na produção, o cenário B vê suas atividades reduzidas ou paralisadas. Seja o investimento na mão-de-obra humana ou automatizada, nesse momento de incerteza econômica, as linhas de produção precisam planejar estratégias ao longo e curto prazo, e o desafio é exatamente esse: como alinhar, treinar e integrar novos esforços.
Resultado: Onde investir?
E finalmente o resultado de todos esses desafios é: onde investir? Como achar oportunidades de inovação diante aos opostos cenários?Valor apenas se ganha quando se cria, por isso, é preciso encarar os desafios da manufatura, sejam eles negativos, positivos, especulativos ou cautelosos, como uma forma de avançar na transformação digital.
As oportunidades da manufatura atual
As oportunidades da manufatura atual podem ser vistas como a proximidade ao que chamávamos do futuro da indústria; são todas guiadas pelas inovações. Elas chegaram para se estabelecer como alternativas viáveis ao momento de crise e acabaram firmando mudanças impactantes no setor. Mostramos agora algumas das oportunidades da manufatura atual:
- O maior dos conceitos:
Indústria 4.0
Romper com os modelos tradicionais da cadeia de produção para a Indústria 4.0 pode ser a maior oportunidade da história da manufatura. As razões são simples: o aumento da demanda necessita de novas formas de conduzir a velocidade de produção. Sendo o aumento da produtividade por meio de tecnologia um dos pilares da Indústria 4.0, a manufatura encontra formas mais ágeis e inteligentes de produzir.
A sopa de letrinhas da Indústria 4.0 é conhecida principalmente pela IA e pela IOT. Mas não é para menos. São exatamente as tecnologias de automação e inteligência artificial que podem proporcionar controle, produção e gerencia de toda uma indústria, por fim, gerar valor.
No momento de crise causado pela COVID-19, a Indústria 4.0 avança como conceito implementado não apenas como uma alternativa para a saída da crise, mas como necessidade de inovação posterior a pandemia. Estamos falando de uma mudança total dos processos da manufatura e o desafio das demandas auxiliou para a quebra do organograma antigo, criando espaço aos princípios tecnológicos da indústria do futuro.
A Indústria 4.0 aplicada na manufatura tem resultado em uma escala de produção mensurada na realidade, ou seja, a produção acontece na velocidade com que a indústria precisa, reconhecendo que não é seguro nem inteligente apenas produzir, produzir, produzir e produzir, mas avaliar os riscos e as probabilidades.
- Nova forma de produzir
Automação em larga escala
Continuamos nos aprofundando às tecnologias do conceito de Indústria 4.0, agora falando do impacto na produção. Não se tem dúvida que a automação é a principal busca para a manufatura dos tempos antigos até os modernos. Para manter a cadeia de produção alinhada aos critérios da indústria e a demanda, o modelo de produção desde a chegada da matéria-prima até a saída deve ser inovado. A integração de robôs já é uma solução que não adianta passos ao futuro, porém, integrados a novos sistemas de cognição são exemplos claros dos princípios de automatização, agilidade e inteligência da Indústria 4.0.
- Nova forma de trabalho
Recuperação e Skills 4.0
A crise sanitária passará e deixará seus rastros. Na manufatura será possível observar os impactos tecnológicos da produção em larga escala. Não podemos ir além das nuvens: a mão-de-obra humana ainda prosseguirá, mas para atividades diferentes na manufatura. Devemos lembrar que ao passar pela Indústria 4.0, acende a necessidade novas habilidades. Cunhado por um estudo do Sistema Fiep, Skills 4.0, ou seja, o conhecimento necessário para esse novo conceito de produção, é a oportunidade de alinhar a tecnologia do futuro ao profissional atual.
- Um pouco de futuro
Home office? É possível?
O distanciamento social é um dos maiores desafios que uma sociedade globalizada e industrializada enfrenta. E somos nós que estamos passando por isso agora. Empresas de diferentes segmentos estão no modelo home office, e a questão que acende é:será possível a manufatura ser um deles?
Depende.
Hoje em dia já é dispensável que as mãos humanas façam o papel primário na cadeia de produção, tendo sido substituídas por robôs. E o incremento de novas tecnologias tem transformado o contato humano na manufatura. Hoje são usados dispositivos para comunicação e até mesmo drones para a o gerenciamento à distância de uma indústria. O que podemos esperar para o futuro são diferentes etapas operacionais dos processos da manufatura sendo controladas em tempo real por um funcionário remoto, situação que só poderia acontecer com integração total das tecnologias da Indústria 4.0.
O futuro com a On Smart Tech
Não há nada mais criativo que a tecnologia! É com ela que é possível imaginar cenários futuros e criar um novo presente. A On Smart Tech acredita que dá para continuar. Como? Veja em nosso Instagram e LinkedIn.