E de repente todos nós vimos trabalhando em casa. Por conta da pandemia da COVID-19 escritórios tiveram que fechar suas portas e tornar o home office uma realidade geral, desafiando toda a estrutura das empresas, desde as camadas de horários até as mais técnicas, como o TI. Toda a infraestrutura do escritório migrou para o ambiente digital, ou seja: reuniões, envio e apresentação de projetos, armazenamento de informações e outras atividades ocorrem virtualmente. Essa nova realidade de trabalho trouxe inúmeros desafios para o monitoramento e a gestão Infraestrutura de TI da empresa.
Visto como a engrenagem principal para o funcionamento das operações virtuais da empresa, garantir segurança e visibilidade à infraestrutura de TI é uma necessidade que há tempos as empresas brasileiras procuram se adequar, atualizando-se com os novos protocolos e softwares. Mas os tempos são outros. A pandemia da COVID-19 distanciou equipes e individualizou dispositivos e redes, então, como realizar o monitoramento e gestão da infraestrutura de TI durante a pandemia?
O que é monitorar e fazer a gestão da infraestrutura de TI?
Primeiramente precisamos deixar claro o que queremos dizer ao falar sobre o monitoramento e a gestão de TI.
Com o monitoramento a empresa possui visibilidade geral e ampla de todo o ambiente digital da empresa. Isso quer dizer que é possível identificar problemas e riscos na rede. Já a gestão da infraestrutura de TI está mais focada em gerenciar o ambiente digital, atrelando novas estratégias para tornar a virtualidade da empresa produtiva e ágil. Em uma metáfora com a divisão do poder brasileiro: a monitoria de TI seria o poder judiciário enquanto a gestão de TI seria o poder executivo.
Os desafios do monitoramento e gestão da infraestrutura de TI atuais
Ficando mais claro as etapas de ação no TI é possível identificar a necessidade dessas atividades prosseguirem durante o home office, pois garantem a vida corporativa digital da empresa com: segurança e produtividade.
Infelizmente são poucas as empresas em home office que conseguirem se adequar às novas políticas de monitoria e gestão remota. E qual é o risco? A exposição livre e sem segurança de um hardware e software sujeito a uma quantidade grande de informações valorizadas. Quando falamos de sistemas e dados corporativos, é importante imaginar aquela informação confidencial que perpassa pela rede Wi-fi de um funcionário sem monitoramento. Ou do dispositivo desatualizado que acessa as planilhas financeiras da empresa.
Além dos riscos acima, congestionamento de acesso à rede interna da empresa e a mobilização de novos dispositivos na rede também são alguns dos desafios enfrentados pelas empresas em regime home office, fazendo com que a empresa perca em produtividade, afinal, é essencial que tanto a rotina da equipe quanto a sua ferramenta de trabalho esteja alinhada e acostumada ao modo remoto.
Quatro soluções para a gestão e monitoramento de TI durante a pandemia
Se fisicamente a empresa precisa de câmeras de segurança e uma equipe treinada para lidar com a rotina de monitoria e gerencia do ambiente, quando migrada para o ambiente virtual, isso ainda se faz necessário. Por isso o TI é indispensável. E sabe qual é o melhor? É possível realizar a gestão da infraestrutura e monitoramento de TI durante o home office. Como? Veja agora quatro formas de fazer isso.
1.Conexões seguras
No home office, a equipe terá acesso à rede interna da empresa de sua própria casa. Não é possível comparar a diferença da estrutura corporativa a estrutura doméstica, por isso, é importante estabelecer conexões sem vulnerabilidade de invasões. Uma das soluções preferíveis é transferir os próprios ativos da empresa para a casa dos funcionários, porém, na necessidade de distanciamento social e dá dificuldade logística, a empresa pode investir em VPN, garantindo uma rede corporativa segura, monitorada e controlada.
- Alinhamento de dispositivos e ferramentas
Para continuar a produtividade remotamente, a empresa precisa garantir que toda a equipe possua uma infraestrutura de hardware e software equivalente ao do escritório físico. Por isso, se na empresa o funcionário tinha acesso a determinada ferramenta ou arquivo, é necessário a garantia que essa mesma ferramenta seja acessível a ele no home office. Essa transferência de softwares a novos dispositivos pode ser realizada de forma menos complicada do que aparenta ser. Uma das estratégias é a utilização da nuvem, onde é possível estabelecer chaves de acesso e ter gerenciamento seguro dos arquivos corporativos.
- Regras e ferramentas contra ataques cibernéticos
Houve um aumento consideravelmente de ataques cibernéticos nos últimos meses. Os criminosos utilizam da vulnerabilidade emocional do distanciamento para persuadir e enganar funcionários (você pode conferir mais sobre esse assunto no nosso artigo sobre cybersegurança). Por isso é preciso estabelecer etapas de monitoramento e plataformas para a comunicação corporativa remota. A instalação de firewalls, programas antivírus e sistemas operacionais atualizados são elementos básicos para a segurança, além de monitoria do TI por nuvem, o que colabora para o nivelamento de irregularidades e riscos.
- Treinamento da equipe
Se a equipe entrou no regime home office pela primeira vez, é bem provável que esteja passando pelos desafios mencionados acima. Por isso: treine sua equipe. Estabeleça reuniões semanais para esclarecer, informar e orientar a equipe sobre os resultados e metas do monitoramento e da gestão da infraestrutura de TI. Apenas dessa forma será possível manter a fluidez da rotina e produtividade no modo home office.
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