Empresas automatizadas são aquelas que aderiram, seja na linha de produção, nas vendas, no marketing, no controle de estoque, na administração e no TI, formas simples e produtivas de lidar com o aumento da sua demanda e que melhoraram a sua eficiência por meio dos avanços tecnológicos propícios em encurtar o tempo de realização.
A grande parte das atividades de uma empresa pode vir a ser automatizadas, substituindo as mãos humanas por máquinas totalmente autônomas, ou apenas parcialmente, sendo necessária intervenção humana em alguns pontos estratégicos; e também, por softwares capazes de oferecer ferramentas que visam melhores gerenciamentos.
Não há especificação de qual processo pode ser automatizado, pois, a resposta mais sincera é: muitos. Por exemplo, tarefas repetitivas que estagnam muitos funcionários podem ser padronizadas, e assim, eliminando-os de atividades maçantes e podendo ser distribuídos para projetos mais criativos.
Um comércio pode automatizar as suas vendas, por exemplo, introduzindo tecnologias na hora de apresentar os produtos ao cliente digitalmente, evitando muitas idas ao estoque e perda de tempo.
No marketing automatizado, e-mails são pensados e enviados de acordo com os interesses do cliente. De fato, um ambiente automatizado abriga muitas possibilidades e remodela completamente a rotina de trabalho.
Na prática, a automação de processos surge para diminuir erros e atrasos. Empresas que não têm tarefas simples automatizadas correm um grande risco de serem engolidas no mercado pela falta de integração da tecnologia ao fluxo de trabalho.
Pense em uma rotina de trabalho totalmente centralizada, onde para a execução de uma tarefa simples existe a necessidade da disponibilidade de dez ou mais funcionários ou que precise da vigilância de grupo para o acompanhamento de uma tarefa. Pense em processos básicos como atendimento ao cliente, preenchimento de formulários cadastrais e até mesmo processos mais complexos, como controle de estoque e a confecção de produtos.
O desgaste de uma grande força de trabalho em tarefas repetitivas acaba sendo um gasto de recursos e de capacidade de inovação, afinal, se um processo necessita de muitos funcionários, existe uma maior preocupação na quantidade de pessoas para lidar com tal demanda do que com a qualidade das pessoas escolhidas.
Há também as falhas humanas. Pense o impacto que um erro pode causar no âmbito industrial, sendo agente principal em atrasar o resto da produção e aumentando o gasto financeiro em reparação do erro.
Além disso, não ter em mãos a possibilidade de gerar, armazenar e analisar dados (pois, isso só é impossível quando há o uso da tecnologia nas tarefas) impossibilita um controle transparente da empresa. É como utilizar uma venda nos olhos, onde os prejuízos só são vistos quando a receita do mês é gerada e quando se tornar relevante na ocorrência, parece apenas um sonho distante.
Estagnar no modelo antigo de realização de processos é um perigo nos dias atuais, onde a tecnologia se tornou o principal pilar para operações rentáveis. As consequências de baixa produtividade e maior desperdício, seja de tempo ou dinheiro, não são efeitos vistos apenas em esteiras de linhas de produções (onde é fácil notar que atividades sem automação atrasam e prejudicam), mas também em setores administrativos financeiros e de TI, responsáveis por departamentos essenciais na estrutura da empresa, e que, se tiverem erros em suas operações, podem deixar em dúvida a confiabilidade da empresa e também a sua real eficiência.
Imagine um erro de cálculo na folha de pagamento ou no processo de admissão e demissão de um funcionário. Uma situação que mexe com a calma dos ombros de qualquer gestor, que em breve, estarão tensos em busca de solucionar tal falha perigosa.
Um departamento de TI sem processos automatizados através de softwares se guiam pela sorte, pois, não existirá criação e nem monitoramento de indicadores, informações, que podem se tornar em relatórios importantes para a avaliação dos gestores no futuro, dificultarão as atividades de segurança e proteção de dados, como, também, a comunicação e compartilhamento de informações.
Tentar melhorar o controle e realização de tarefas executadas sem automação apenas torna os processos mais lentos e duplica os riscos de rejeição externa por má administração interna, afinal, sem eficiência e com mais custos de reparação, a empresa se coloca em uma zona, onde o estresse e a frustração tomam controle.
On Smart Tech entende que um método organizacional deve ser pensado antes de a empresa ser recheada de inovações. O chamado BPM (sigla em inglês para a tradução: Gerenciamento de Processos de Negócio) é a metodologia que une a gestão da empresa com a tecnologia da informação, visando modelação, execução, monitoramento e melhoraria dos processos internos para que toda a organização esteja em sincronia e detenha controle de cada etapa dos seus processos.
Os serviços On Smart Consulting junto a BPM não pensam em uma cartilha padronizada que o seu negócio deve aderir, mas sim, identificando as suas necessidades atuais e futuras, treinando a equipe, mapeando os processos com o objetivo de encontrar oportunidades de melhorias e redução de despesas nas operações.
Essa técnica de gestão é muito importante para os ganhos reais de qualidade e produtividade, por isso é fundamental que antes de qualquer tecnologia, uma gestão alinhada ao mundo tecnológico esteja enraizada na cultura da empresa.
E depois de um plano ser formulado, a integração da tecnologia na rotina da empresa está pronta para acontecer. Desta forma, IBM, Automation Anywhere, Uipath e Yank Solution são as soluções chamadas para colocar a modernização em ação.
A IBM transforma e otimiza processos nos âmbitos de departamento de compras, recursos humanos, atendimento ao cliente, finanças e administração, cadeia de suprimentos e por fim, marketing por meio de automação digital e processos robóticos. Com a plataforma de automação digital de negócios é possível automatizar tarefas repetitivas, gerenciar conteúdo e reter dados do fluxo de trabalho.
A plataforma aborda o uso de bots, e assim, eliminando erros e criando, testando e programando novas maneiras de automatizar uma tarefa. Menos erros, maior rendimento. Também modela, automatiza, muda e monitora as principais tarefas, aumentando a produtividade da empresa.
Além disso, é possível aplicar uma tecnologia na outra, por exemplo, com a inteligência artificial nas operações, no caso, o Watson, tecnologia cognitiva da IBM. Automation Anywhere acelera o crescimento e eficiência por meio da Automação Robótica de Processos (RPA, sigla em inglês) que pode ser conectado e executado nos aplicativos e sistemas desejáveis.
A agilidade operacional dos robôs de software configuráveis (bots próprios) executam tarefas atribuídas a eles, aumentando a capacidade de controle dos processos. Toda essa força de trabalho digital se encaixa perfeitamente em diversos âmbitos, como na fabricação de produtos, telecomunicações, para otimizar testes de hardware e software, no varejo, entre outros.
Enquanto isso, a Uipath prevê uma automação robótica aberta, rápida, escalável e que seja apta em aprender novas habilidades por inteligência artificial. Aqui, o RPA automatiza processos sobre os seus sistemas já existentes, desde documentos digitalizados até planilhas, não criando dor de cabeça de uma transação lenta e custosa. Sua plataforma é fácil de usar e segura, quais são importantes atributos para qualquer mudança.
E finalmente, a Yank Solution torna a empresa produtiva e eficiente emsegmentos específicos, como na captura e inserção automática de dados processuais e na captura de dados estratégicos, úteis a insights mais precisos. Além disso, quando a automação já acontece, é necessário monitoramento. A Yank Solution também dá suportes com serviços de alerta.
Por fim, a transformação digital é uma consequência da Indústria 4.0 que necessita da automação de processos para acontecer. Todas as tecnologias se conectam. Deixe a On Smart Tech conectar a solução perfeita ao seu negócio.
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