Tão importante quanto escolher bons parceiros para o negócio é cuidar do relacionamento. A boa gestão de fornecedores tem grande influência nos resultados e deve ser feita com atenção, de modo a atender aos interesses da empresa. A performance do fornecedor tem grande importância e traz reflexos diretos nos processos e planos de ações do contratante.
Para realizar a tarefa corretamente, o ideal é seguir um passo a passo bem estruturado. Principalmente, é preciso repeti-lo com frequência, para entender como está o andamento do contrato e criar um sistema de melhoria contínua de processos.
Quer descobrir como agir? Veja 4 maneiras de melhorar a gestão de fornecedores do seu estabelecimento!
1. Escolha fornecedores para que sejam parceiros
Ao contratar uma empresa para cuidar de certa parte do seu negócio, é essencial ter os olhos no longo prazo. A ideia é que a empresa cresça e se mantenha no mercado, então precisará de parceiros que continuem presentes.
Ao avaliar os parceiros estratégicos, sempre dê preferência aos que estiverem dispostos a firmar parcerias valiosas. Especialmente no ramo de tecnologia, em que é preciso ter o conhecimento das necessidades específicas, isso merece atenção.
Afinal, manter uma parceria de maneira prolongada evita que outro negócio tenha que aprender sobre seus processos antes de trazer boas soluções.
2. Acompanhe métricas de qualidade dos serviços
Ao mesmo tempo, uma gestão de fornecedores de qualidade depende de uma análise clara e objetiva. Para tanto, é interessante estabelecer algumas métricas e indicadores referentes à qualidade dos serviços prestados.
A adequada gestão de fornecedores e da cadeia de suprimentos de sua empresa passa pela definição de métricas para a avaliação de performance (qualidade, custos e entrega, por exemplo), bem como a análise de critérios e metas de desempenho.
Envolve ainda a gestão de contratos e a construção de Acordos de Nível de Serviço (SLAs). Veja, por exemplo, a disponibilidade dos serviços contratados, se eles entregam o que foi contratado e qual é o nível do atendimento e suporte do parceiro. Transforme tudo isso em números e elementos que possam ser comparados. Dessa forma, é possível encontrar se existe algum ponto divergente das suas necessidades e o que deve ser feito nesse sentido.
3. Fique de olho nas novas soluções oferecidas
A atualização da parceria é um dos aspectos fundamentais de uma boa gestão de fornecedores. Então, não deixe de conferir quais são as novas opções apresentadas pela empresa.
Pense em uma empresa fornecedora de soluções de tecnologia para a transformação digital. Com as novidades do mercado, surgem possibilidades continuamente, o que pode deixar um contrato obsoleto.
Então, de tempos em tempo, faça uma análise para ver se o estabelecimento oferece novos caminhos. Assim, há como obter as melhores relações para a sua empresa.
4. Não troque qualidade pelo preço na gestão de fornecedores
Muitos gestores confundem, mas esse gerenciamento não é sinônimo de trocar em busca de economia. Não é porque surgiu um novo fornecedor com preço em conta que, necessariamente, é o melhor. Em vez de simplesmente procurar a alternativa mais barata, procure o que se encaixa nos objetivos empresariais.
Se a ideia é ter maior segurança da informação, por exemplo, o negócio tem que oferecer qualidade nesse ponto, ainda que custe um pouco mais. Então, considere como anda o relacionamento e se existe uma solução que é, realmente, melhor. Ao não trocar qualidade por preço, dá para ter um desempenho ampliado.
A boa gestão de fornecedores tem grande impacto na performance do estabelecimento. Com essas dicas, é possível fazê-la de modo estratégico, o que gera resultados satisfatórios.
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