Os prejuízos financeiros em uma empresa são causados quando os gastos são maiores que os ganhos. Eles acontecem por muitos motivos, como o encarecimento promovido pelos fornecedores, a baixa de vendas ou os altos custos fixos na estrutura. Apesar de esses serem as razões mais conhecidas, não são as únicas.
Há vários comportamentos e abordagens que podem gerar a situação. Ao compreendê-los, dá para ter uma ideia de quais práticas devem ser evitadas ou mesmo corrigidas. Assim, é possível manter as contas sempre em ordem.
Por isso, veja quais são 3 práticas que geram prejuízos financeiros e saiba como contornar os cenários desfavoráveis.
1. O comportamento dos colaboradores pode levar a perdas
Dependendo do tipo de empresa e até da quantidade de funcionários, certos comportamentos têm grande influência nas contas. Pense, por exemplo, em um escritório com sistema completo de iluminação e climatização.
Se os funcionários deixam os equipamentos ligados mesmo quando não há ninguém, há um desperdício de recursos e uma conta maior ao final do mês.
O modo de resolver o problema é por meio da conscientização e do treinamento. Desse jeito, é possível garantir que todos colaborem para evitar essas situações. Além disso, vale considerar a automação de processos, para melhorar o controle, reduzir os erros e fazer com que certos padrões sejam atendidos.
2. A dificuldade de comunicação causa prejuízos financeiros para o negócio
Não dá para ignorar que os ruídos de comunicação podem ser os grandes vilões e que geram prejuízos financeiros.
Do ponto de vista interno, é o que acontece quando dois times poderiam usar menos recursos e conquistar maior desempenho se trabalhassem juntos. Porém, diante da falta de comunicação, não conseguem atuar de forma otimizada.
Esse também é um problema que ocorre com colaboradores externos, como equipes alocadas em outro estado ou em outra unidade. Sem os recursos para corrigir isso, o fato de estarem em locais diferentes isola os colaboradores.
Nesse caso, a solução é criar os meios para que todos possam estar juntos em uma reunião importante de alinhamento, por exemplo. Por meio da comunicação unificada, o time completo se envolve e a empresa não é prejudicada.
3. A falta de inovação custa muito caro para a organização
Além de tudo, os prejuízos financeiros podem ser causados pela manutenção do status atual. Como assim? É simples: uma empresa que não busca novos desafios, não se desenvolve corretamente. Isso a torna menos competitiva e interessante no mercado, o que leva ao acúmulo de resultados positivos.
Na maior parte dos casos, essa situação acontece por conta da falta de inovação. Ao não considerar o processo como fundamental para o crescimento, inclusive financeiro, as perdas são inevitáveis.
O ideal é que o negócio busque formas de adicionar soluções modernas, como ao passar pela transformação digital ou ao contratar outros serviços de infraestrutura de TI. Assim, é possível consolidar sua empresa e impedir as perdas.
Os prejuízos financeiros organizacionais podem ser causados por motivos surpreendentes. Ao conhecer essas práticas e como evitá-las, é viável reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
Para entender o crescente papel da tecnologia nas empresas e ficar sempre por dentro, curta a nossa página no Facebook e não perca as novidades!