O que é Phygital? E qual é a sua relação com o varejo?
Com o avanço da tecnologia, novas palavras são criadas e entram rapidamente em circulação. A novidade agora é o Phygital. A palavra, além de estar na moda, chegou como um conceito futuro do varejo, marketing e comunicação. Qual será o impacto e o que é esse termo é o que explicaremos abaixo.
Mas afinal o que é Phygital?
Para começar, phygital é a junção de duas outras palavras: digital e physical (físico). Basicamente, phygital quer dizer: a união do mundo digital ao mundo físico. Agora ficou muito mais claro o porquê de uma empresa de tecnologia estar dando uma breve explicação morfológica, certo?Muito bem.
Com o grande impacto e transformações que a tecnologia causou em diversos setores, muitos estipularam que o mundo digital iria substituir em totalidade o mundo físico. Por exemplo: não haveria mais lojas físicas. Porém, estamos no dito futuro e as lojas físicas ainda atraem bastante uma parcela do público. Daí entra o phygital.
Phygital é um conceito filho das inovações da tecnologia, onde o mundo digital está em equilíbrio ao mundo físico. No phygital tanto o ambiente digital quanto o ambiente físico são planejados para dar uma nova experiência ao cliente.
Por que o Phygital virou tendência?
No mundo da tecnologia o que parece uma tendência momentânea pode acabar virando uma mina de ouro em questão de meses. Por isso, o phygital não deve ser visto apenas como uma moda recém-chegada aos dicionários das buzzwords. Pelo contrário, a tecnologia tem avançado e alterado o mercado como um todo.
No caso do varejo, as lojas físicas hoje garantem ainda mais alcance de público com o e-commerce. O mundo digital supre a limitação do mundo físico, e o mundo físico amplia a experiência do cliente presencial com soluções interativas e tecnológicas. A falta de modelos que equilibram os dois mundos acaba, com o passar do tempo, ficando obsoleto ou destinado apenas a um tipo de público alvo, pois o comportamento do cliente ainda é duplo: digital e físico.
Como o Phygital irá mudar o varejo?
O varejo é a moeda, o digital e o físico são os lados. Resumindo: são duas possibilidades de vendas integradas no mesmo propósito: venda e fidelização.
É importante entender o comportamento do cliente na atualidade. As pessoas são essencialmente phygitais. Gostam da comodidade e simplicidade de poder fazer compras online, acham incrível a rapidez com que seus e-mails e mensagens são respondidos pela empresa e também divulgam em suas redes sociais a beleza e interatividade do ambiente digital da empresa. Porém, esses mesmos clientes ainda saem da casa e caminham pelas ruas e shoppings. O encanto do mundo digital é transferido ao ambiente físico quando esse possui soluções interativas que transformam completamente a experiência do cliente.
Quer um exemplo de como o conceito phygital funcionaria na prática? Pois bem:
Imagine uma loja de roupas. Convencionalmente, as etapas do cliente são: entrar na loja, pesquisar entre as seções, pedir ajuda aos vendedores, olhar as etiquetas, levar algumas peças para o provador, não gostar do que vê, procurar um número menor ou cor diferente, provar novamente e, finalmente, decidir entre comprar ou devolver as peças provadas. Esse é o trajeto do cliente na Era Comum do Varejo.
No phygital seria possível atribuir soluções que iriam automatizar funções, criar interatividade, personalização e transformar a experiência do cliente. Imagine que a loja de roupas foi equipada ao modelo phygital. O cliente entra na loja com o Smartphone na mão. A plataforma da loja sincroniza com o seu aparelho e ele está pronto para a sua jornada phygital. Enquanto ele anda, a plataforma lhe mostra um mapa de todas as seções da loja, personalizando-as com cupons e promoções únicas. Ao parar em uma seção, o cliente consegue rastrear por QR CODE os detalhes da peça que está interessado e adquire informações de disponibilidade de tamanho e cor. Não é apenas isso, pela plataforma da loja, o cliente ainda consegue montar looks virtuais com todas as peças disponíveis. Já no provador, o cliente abandona o seu Smartphone e conta com sistemas de alertas para a chamada dos vendedores caso tenha alguma dúvida ou necessidade. E nesse ponto tudo fica mais interessante: com o acesso das informações disponibilizadas pelo cliente na plataforma da loja, os vendedores possuem referências do gosto do cliente que podem ajudá-la a encontrar o que ele procura, tornando a função do vendedor ainda mais crucial na relação marca-cliente.
Podemos dizer que esse exemplo é apenas uma das tantas possibilidades que o varejo pode experimentar como serviço. Ainda há muito mais caminhos para o mundo digital e o mundo físico.
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