Os hotéis são a casa temporária de pessoas de diferentes partes do mundo. Da mesma forma que os hóspedes pagam por um quarto aconchegante de travesseiros macios, a alimentação deve satisfazer seus cinco sentidos. De qualidade, muitos hotéis bajulam-se de um cardápio único de café da manhã, almoço e jantar. Mas como enfrentar o desafio de gerenciamento desses alimentos e bebidas?
Como se apropriar as condutas de segurança de alimentos e bebidas? Teria novas maneiras de atender e servir os hóspedes de forma que melhorasse o fluxo da cozinha? O artigo só termina quando sanarmos essas questões a você.
A história do hotel que não é 5 estrelas
O serviço de alimentação do hotel é uma das partes que mais gera expectativa por parte do hóspede. No amplo salão de mesas composta por diferentes tipos de frutas, entradas e sobremesas, pouco se imagina o que se acontece no interior da cozinha, onde é necessário verificação da qualidade de todos os alimentos antes de servidos, além de excelência na composição dos pratos.
Quando não bem planejada todas as etapas de gerenciamento desde a checagem da qualidade do alimento até o prato chegar ao cliente, situações como as que veremos a seguir acontecem prejudicando a gestão hoteleira.
Alimentos não supervisionados cautelosamente
O desafio de verificar a qualidade dos produtos é um dos primeiros que o hotel enfrenta em sua cozinha. Frutas e legumes frescos, proteínas, ovos, bebidas fermentadas, são alguns exemplos de alimentos que quando não bem armazenados podem gerar graves intoxicações ao consumidor final.
Muitos alimentos não exalam cheiros ou tem sua cor inalterada quando o consumo está impróprio, tornando-se uma tarefa ardilosa aos funcionários responsáveis pela verificação.
A falta de controle de estoque
Muitos alimentos chegam todos os dias pelos fornecedores dos hotéis para satisfazer o paladar do hóspede com produtos frescos. Infelizmente, quando não se tem controle gerencial do próprio estoque é normal que chegue lotes de produtos ainda possuídos e faltem produtos necessários.
Isso é um problema administrativo grave, que pode chegar até a vista dos hóspedes, por exemplo, com a impossibilidade de servir um prato disponível anteriormente, frustrando o cliente. Ou com o desperdício no final do mês tanto de alimentos quanto de dinheiro.
Experiência do cliente
E já que citamos decepção, isso é o que o hotel menos espera ouvir na hora do check-out do hóspede. A vingança é um prato que se come frio, diz o ditado, mas na vida real, um prato que demora horas para chegar à mesa, tem a comanda perdida ou um garçom frenético e concentrado em outros mais cinco pedidos, é exatamente esse prato chega frio ao hóspede faminto.
E será cliente que deixará apenas uma estrela quando avaliar o hotel.
As soluções tecnológicas para alimentos e bebidas
Não somos um blog de receitas, e por isso, poucas dicas nós podemos dar sobre como melhorar a apresentação de um prato ou como fazer o coquetel perfeito, mas sendo uma empresa de tecnologia há anos no mercado, apresentamos algumas das mais atuais soluções tecnológicas para uma melhor administração de alimentos e de bebidas dentro de um ambiente de hospedagem.
Segurança: a automação na cozinha
Seguir as diretrizes de segurança para alimentos e bebidas é obrigatório judicialmente quanto uma norma de conduta sensata para aqueles que prestam esse tipo de serviço. É um trabalho difícil e extremamente cauteloso por se tratar da saúde de alimentos, muitas vezes danosos se consumidos erroneamente, dessa forma, é possível integrar tecnologias para ajudar os procedimentos de segurança em diferentes etapas, por exemplo: armazenamento correto de produtos, antecipação de problemas, transporte e preparação de alimentos etc.
O sistema de segurança de alimentos mundial: Análise de Risco e Ponto de Controle Crítico (HACCP) estabelece normas de assegurar a qualidade do produto e identificar perigosos em relação aos mesmos. Com os dispositivos portáteis, computadores móveis e tablets, por exemplo, é possível acesso a segurança alimentar em tempo real ao mesmo tempo em que estimula o bom andamento das operações na cozinha.
Por exemplo, a Zebra, empresa de automação comercial, fornece o melhor da tecnologia sem fio. Seus dispositivos são capazes de coletar e registrar medições de temperaturas de alimentos como também procedimentos de higiene dos funcionários, desde lavagem de mãos e limpeza dos utensílios.
Etiquetas: Sim, tecnologia até nisso.
Ter informações do alimento servido é um direito do consumidor. O restaurante de hotéis seguem as mesmas políticas de clarificação aos hóspedes em relação ao alimento em seu prato, por isso, é necessário que as etiquetas dos produtos utilizados sejam sempre legíveis e estejam disponíveis para consulta quando solicitado.
A Zebra tem um portfólio recheado de impressoras que com rapidez e precisão, asseguram a validade, o consumo e a estocagem do produto com etiquetas RFID.
Como fazer o pedido chegar até à cozinha
E quando os alimentos e as bebidas estão em seu devido lugar, gerenciados cuidadosamente, os pedidos começam a ser gerados. Os hotéis costumam dividir a alimentação entre bufês e cardápios, sendo essa segunda modalidade, importante para uma estádia onde o cliente realmente se sentirá em casa.
A experiência do hóspede, de ruim para boa, é cronometrada ao mesmo tempo em que seu pedido vai da cozinha até sair de lá pronto.
Há como automatizar essa etapa do serviço com tecnologia. A Zebra tem uma solução moderna para isso, usando computadores de mão no salão e impressoras móveis na cozinha.
O garçom não precisa ir até a cozinha solicitar duas saladas de tomate para a mesa oito, pelo contrário, basta enviar o pedido por meio do dispositivo móvel que a cozinha receberá a comanda.
A On Smart Tech “temperando” a hospitalidade com tecnologia
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