O serviço de postais e encomendas é uma etapa extremamente importante ao varejista, pois é a parte da operação que afeta diretamente a experiência do cliente com a empresa. Cumprir os prazos de entrega para milhares de consumidores equivale a ter uma estratégia de frotas inteligente e produtiva, que semeie ações rápidas e também confiáveis tanto para a mercadoria quanto para os envolvidos na operação.
Até a encomenda chegar ao destino, viverá uma jornada pelas estradas. Então, quais são os desafios enfrentados pelas empresas em oferecer esse serviço com qualidade e segurança? Será que existe alguma solução? Bem, vamos dar uma olhada.
Uma etapa importante, uma dor de cabeça
O Brasil tem um histórico de empresas que pecam na modalidade de entrega, e como prejuízo, essas ganham uma reputação marcada pela desconfiança. A logística de organização de transportes, mercadorias e endereços é trabalhosa e difícil de ser executada quando as ferramentas que a gestão tem em mãos são planilhas e canetas.
Por exemplo, o Natal está próximo. Nessa época do ano, muitas pessoas fazem compras pela internet brevemente, para que suas encomendas tenham tempo de serem postadas e entregues antes do feriado.
O trânsito de encomendas é duplicado, sendo necessária mais agilidade e precisão para que tudo ocorra perfeitamente. Gerenciar milhares de pacotes destinados para regiões diferentes sem usar tecnologia no planejamento das operações, por exemplo, não assegurando a localização exata dos veículos desde sua partida, não sendo possível gerenciamento a longa distante sugerindo novas rotas ou prevenindo o motorista de problemas no caminho, pode acarretar em encomendas chegando fora do prazo de entrega por razões capazes de serem evitáveis.
Como a tecnologia ajuda os serviços postais e de encomendas?
A tecnologia é uma aliada para resultados melhores nos serviços postais e de encomendas, pois possibilita visibilidade em tempo real de várias atividades que envolvem as mercadorias. Já pensou em usar computadores de mão para fazer o comprovante de entrega? Ou tecnologia RFID para a empresa e o cliente terem informações da localização da encomenda em tempo real?
Bem, agora você irá acompanhar a jornada de uma encomenda, de sua saída do galpão até a casa do cliente, onde a gestão usa tecnologia hardware da Zebra. Como será que ela funcionaria? Acompanhe.
Primeiro passo: O adeus
A operação começou. Pacotes e mais pacotes bem embalados são levados às frotas já preparadas para recebê-los. O nosso pacote está revestido de plástico bolha na parte interna, e externamente, um funcionário cola uma etiqueta inteligente impressa pelas impressoras móveis da Zebra, onde classifica que aquele pacote está preparado para deixar a sede.
Nosso pacote é levado até a saída do inventário. Usando o tablet XPAD L10 leitor de código de barras da Zebra, um dos funcionários verifica se aquele pacote está sendo encaminhado para a frota correta. Por ser fácil de usar e oferece mobilidade, ele faz o mesmo com as encomendas ao lado rapidamente. Quando tudo está rastreado, nosso pacote é levado até o transporte; o baú do veículo é fechado e a viagem começa.
Segundo passo: Em trânsito
Já fez algumas horas que as frotas saíram do centro de distribuição. Provavelmente, a frota se encontra na metade do caminho ainda. Para fazer essa confirmação de localização em tempo real, os funcionários usam o Smartphone Robusto TC25 para acompanhar a encomenda. Analisando a rota programada, eles percebem engarrafamentos na região do destino. O TC25 responde rapidamente essa informação com otimização de uma nova rota, livrando o serviço de atrasos e aumentando a produtividade da operação.
O cliente tem acesso aos detalhes de seu pedido, acompanhando os status de onde ele se encontra, podendo se programar para receber o pacote.
Terceiro passo: A chegada
A campainha é tocada. O cliente abre a porta e um funcionário o espera com a encomenda em mãos. Finalmente chegou o fim da operação. O funcionário estende o computador de mão M60 ao cliente que tem a assinatura capturada digitalmente. Antes de ir, o funcionário por meio do TC70 manda o comprovante de entrega automaticamente aos sistemas da empresa, comprovando que a encomenda chegou ao destino.
Mas eu preciso de todos esses aparelhos?
Não. Nenhuma empresa presta um serviço igual, dessa forma, é necessário uma análise estratégica e inteligente de quais aparelhos deve-se investir e quais não são tão urgentes assim. Suas entregas são por meio de motocicletas? Então, vale mais a pena investir em computadores de mão menores para não atrapalhar na mobilidade do funcionário. Suas frotas são enormes, demandando muita atenção da equipe? Usando os tablets robustos essa etapa do trabalho pode ser automatizada digitalmente.
As necessidades variam de cenário para cenário e por isso a On Smart Tech está aqui.
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