A pandemia da COVID-19 antecipou o futuro de diversos setores. Se achávamos que o avanço da tecnologia aconteceria de forma gradual, a necessidade de inovação imposta pelos desafios do ano reavaliou as formas de trabalho. O já conhecido RFID é uma dessas tecnologias e vem sendo utilizado para intensificar a produtividade, segurança e agilidade e para transformar os transtornos da crise em resultados futuros. Como isso está acontecendo? Acompanhe agora.
Antes: o que é o RFID?
O RFID (Identificação por Radiofrequência, em português) é uma tecnologia que permite a identificação ativos por meio de sinais de rádios. Para um sistema RFID completo é preciso tags, antenas e coletores ou leitores RFID que automatizam o gerenciamento.
Na prática, o RFID é utilizado principalmente para auxiliar no gerenciamento de disponibilidade, localização, rastreamento e qualidade de ativos em tempo real. Com grandes benefícios, é uma solução tecnológica que se aplica para diferentes setores, desde a gerencia de leitos de hospitais até ao estoque varejista.
De onde surgiu a necessidade do RFID?
Com a pandemia da COVID-19, novos protocolos de comportamento que afetam diretamente operações de trabalho surgiram, como o distanciamento social – uma necessidade sanitária que pediu mudanças ao modelo de experiência do cliente e à forma de trabalho da equipe.
O RFID se fez necessário aos médicos em plantões exaustivos que devem contar com informações precisas dos leitos dos pacientes; o RFID se fez necessário aos consumidores que ao chegarem na loja não se sente mais tão seguros esperando em uma longa fila de atendimento; e agora, com a volta de um novo normal, as empresas devem estar preparadas para lidar com o alto cenário competitivo e as novas realidades de trabalho pós-pandemia em que a tecnologia deixará de aparecer como uma opção, e sim como fator principal para produtividade.
Comprovada as vantagens do RFID, os setores que já integraram essa tecnologia em suas operações sentirão confiança para prosseguir em um cenário com menos falhas humanas, maior agilidade e com uma redução de custos.Estamos falando de uma tecnologia que impacta diretamente na forma de trabalho. Infelizmente aqueles que se distanciam da transformação digital, principalmente em tempos de adversidades, afastam-se do futuro.
O efeito do RFID em 4 setores essenciais
O RFID já era utilizado por empresas de grande até pequeno porte pelas vantagens de controle geral, possibilitando maior visibilidade para uma gerencia assertiva e produtiva. Mostramos agora como a tecnologia RFID está transformando 4 setores essenciais durante a pandemia.
RFID na saúde
A crise da COVID-19 fez hospitais ficarem lotados. Pacientes com os mais diferentes sintomas e necessidades foram submetidos a internação ou acompanhamento, por isso, a forma de recolher os dados de tantas pessoas precisou de hospedagem em plataformas seguras e ágeis.
As pulseiras com tags RFID tem sido a solução para tornar a rotina nos hospitais mais dinâmica e estratégica. Elas funcionam como um prontuário geral no pulso do paciente, detendo todas as informações do mesmo. A vantagem é exatamente nas adversidades de situações dentro de um hospital, onde os erros médicos ainda são comuns. Com as pulseiras e um leitor RFID, enfermeiros e médicos tornam o beira-leito um ambiente capaz de monitoria em tempo real, sabendo exatamente quem é o paciente que estão atendendo.
No momento de superlotação de UTIs, a solução RFID otimiza as etapas da rotina dos profissionais da saúde e assegura a vida do paciente, reduzindo o risco de erros médicos inadmissíveis.
RFID no varejo
O varejo não será mais o mesmo. Ainda muito mais digital, agora é o momento de procurar alternativas de levar essas soluções inteligentes ao mundo real e transformar a experiência do cliente.
Já era antes muito comentado sobre como seriam as lojas do futuro. E com certeza o RFID nos fará chegar lá. O RFID tem sido utilizado tanto para proporcionar uma nova experiência ao cliente quanto também para automatizar operações internas da equipe.
No início da pandemia, houve uma procura grande por supermercados levando muitas pessoas às compras. O aumento da demanda de produtos fez necessário uma gerencia de estoque que acompanhasse em tempo real a disponibilidade e localização dos produtos, e isso está sendo executado atualmente por meio das etiquetas RFID. Com elas, além de uma gestão de estoque mais eficiente, é possível associar os produtos estocados com os das gondolas, identificando aumento de consumo que ajuda a preparar estratégias de reposição.
Prezando não apenas pela produtividade logística, as etiquetas RFID acopladas nos produtos auxiliam também na experiência do cliente. Junto a leitores RFID, o consumidor pode realizar o autoatendimento, acabando com as filas e colaborando para a segurança de todos durante o período de distanciamento social.
RFID no transporte
O aumento por pedidos online nunca esteve tão alto, impactando diretamente o setor logístico. Veículos saem a todos os instantes transportando pedidos para todos os lugares do país. O RFID tem transformado a logística, desde da gestão de estoques até a gestão de frotas; nesta última utilizando tags RFID em todos os veículos. Com esse sistema é possível rastrear em tempo real a localização do ativo em movimento e direcionar estratégias até o fim do serviço, como estabelecendo novas rotas.
O RFID torna a logística de transporte mais eficiente, ágil e inteligente, pois integrando a solução nas operações é possível realizar um mapeamento do chão do estoque até a divisão de frotas com mais organização, e mesmo após a pandemia da COVID-19, o comércio online ainda vingará como preferência na hora das compras, tornando ainda mais necessário que o setor de transporte esteja alinhado a planejamentos e soluções tecnológicas que minimizem erros e atrasos.
RFID na indústria
A pandemia da COVID-19 dividiu a indústria entre aquelas que paralisaram a produção ou trabalharam com redução e aquelas que sofreram aumento. Aos poucos a normalidade das industrias retorna para sanar os altos custos causados pela crise, deixando ainda mais evidente a necessidade de soluções digitais como agentes principais na linha de produção.
O RFID tem sido utilizadona indústria como um olho atento a todas as etapas de produção. Com as etiquetas RFID integrados nos ativos, as indústrias possuem visibilidade em tempo real e acompanham toda as operações, minimizando riscos e automatizando a gestão de controle.
Dê uma chance ao seu negócio
Já pensou como será do futuro da sua empresa? Independente da resposta a On Smart Tech sabe que com tecnologia esse futuro será mais possível de alcançar. Quer saber como? Veja em nosso Instagram e LinkedIn.