Algumas estratégias dentro do estoque podem ter a consequência de aumento na produtividade e, como resultado final, lucro. Elas se resumem em inspeções e atividades de controlaria de estoque automatizadas e inteligentes, por isso, como a manufatura lidará com o armazenamento e reabastecimento de seus armazéns ocasiona comemorações de metas batidas ou apenas dores de cabeça.
Nenhum estoque parte dos mesmos princípios, pois se leva em conta espaço físico de armazém e setor, mas todos vivem de um mesmo DNA: disponibilidade e organização.
Saber se a mercadoria da frota X está disponível no estoque pode ser uma tarefa arriscada e cansativa quando feita por papel e caneta. Por que arriscada e cansativa? Veremos até o final do artigo.
Os quatro erros mais comuns no armazenamento e reabastecimento de estoque
Existem diversas modalidades de estoques e por isso, diversas formas de organizá-los e trabalhar com eles. Desde os estoques de ciclo até os de antecipação, o armazenamento e reabastecimento só podem efetuar êxito nas operações de depósito se as informações colhidas retratarem a realidade do estoque hoje e planejaram o futuro.
Infelizmente, muitos erros permeiam o planejamento desses dois processos. Vejamos agora quatro dos erros mais comuns que acontecem quando não há uma estratégia de armazenamento e reabastecimento com a tecnologia:
- Falta de visualização de disponibilidade
O produto que brilha no site da empresa, leva o consumidor a colocá-lo em sua lista de compras. Imagine a frustração ao receber uma notificação de “Item não disponível”. Quando não se tem um gerenciamento de grande escala informativa, a gestão não pode dizer com confiança se todas as suas mercadorias se encontram disponíveis no estoque e prontas para serem anunciadas e vendidas. E quando isso acontece, recaí a responsabilidade de passar essa informação ao consumidor, que muitas vezes não espera e fecha compra com o concorrente mais bem preparado com sua operação de reabastecimento.
- Leque de comunicação
A comunicação entre os funcionários no ambiente de depósito só pode acontecer de duas formas: telefone sem fio ou por dispositivos móveis. Na modalidade do telefone sem fio, o repositor 1 do turno da manhã trabalha com papel e caneta, onde anota apressadamente cada nova frota que desembarcou naquele dia, fazendo um resumo preguiçoso sobre as mercadorias recém-chegadas. No próximo período, um erro acontece. Constatou-se a frota entregou produtos a menos do que foi solicitado, sendo trabalho do repositor 2 checar essa informação nos relatórios do colega matutino. Ele tem certeza que fez a contagem certa. Mas como averiguar com 100% de certeza se não há um registro de histórico? Bem, dai chegamos até a modalidade número dois, que veremos mais pra frente.
- Investimento em mais espaço
E quando se perde o controle de muitas mercadorias em um só espaço, toma-se a iniciativa de expandir o armazém. Esse tipo de investimento é bastante comum para gestões que acreditam que dessa maneira seus funcionários poderão ter uma visualização mais ampla e consequentemente, controlar melhor as operações de armazenamento e reposição. O que acontece é ao contrário. Imagine um depósito de 15 metros livres que foi expandido para 20, sendo uma equipe de 10 funcionários para tomar conta de todo o ambiente. O risco de erros por operação triplica, se cria a necessidade de contratar mais empregados e, além disso, a compra de matérias de trabalho, como empilhadeiras e câmeras de segurança para vistoriar todo o ambiente, enfeitam as finanças do mês da empresa e não trazem lucro.
- Logística enfraquecida
Se o estoque sofre problemas, todo o negócio sentirá os sintomas também. A estagnação na logística acontece não apenas quando o entra e sai de mercadorias conta com falhas, mas também ao impedir que ela adote novas maneiras de realizar o trabalho, por exemplo, não poder harmonizar frotas e mercadorias para um estoque sazonal. Vejamos nas datas comemorativas, quando estoque sofre grandes aumentos de demanda. Se o estoque está despreparado para receber uma antecipação de mercadorias, as chances de competir no mercado ficam baixas. Menos produção, menor lucratividade.
Como fazer o armazenamento e reabastecimento?
O uso da tecnologia para armazenamento e reabastecimento é a decisão mais inteligente e econômica quando comparada em aumentar espaço de depósito ou contratar mais funcionários. A Zebra, empresa de automação comercial, tem uma série de diferentes ferramentas que automatizam as operações de armazenar e reabastecer.
Usando os Computadores vestíveis
Os computadores vestíveis são extremamente úteis para ambientes de trabalho que precisam de movimentação ágil.
A Zebra apresenta o Computador vestível WT6000 que fará um controle de armazenamento e reabastecimento usando o máximo da tecnologia. Acoplado no braço, o WT6000 é um aparelho leve que contém todos os recursos de um computador comum, sendo uma ferramenta importante para operações administrativas e controle do estoque. Além disso, o funcionário não precisa das duas mãos para trabalhar, pois o WT6000 permite separação e armazenagem de itens apenas com o uso da voz.
Também é possível usufruir do poder das mãos, com o scanner de dedo Bluetooth RS6000 da Zebra. Com esse pequeno aparelho é possível superar os problemas de baixa frequência Wi-fi e grande ambiente de estoque. Com o uso do scanner RS6000, a armazenagem e separação de itens irá ser automatizada e mais produtiva por permitir coleta de informações em menos tempo.
E não menos importante, o tela empresarial robusta para montagem na cabeça HD4000 fecha o vestuário do repositor do futuro. O HD4000 é uma tela óptica vestível que mostra ao funcionário todas as informações colhidas pelos scanners simultaneamente. E apesar de conter em sua estrutura uma tela, câmera, rastreador de cabeça e microfone, é um aparelho leve pensado no conforto do funcionário.
Usando o computador veicular
O computador veicular VC8300 da Zebra foi projetado para funcionar como ferramenta de trabalho durável e resistente para as frotas internas, as que percorrem o depósito a todo o momento para o reabastecimento e armazenamento de mercadorias. Organizar e controlar o local de cada item é a função do planejador do depósito que usando o VC8300 terá seu nível de produtividade aumentado, pois contará com um aparelho que suporta todos os aplicativos empresariais necessários sem estagnação ou falta de frequência.
Usando os Tablets
Os conhecidos Tablets profissionais desempenha um papel fundamental desde inspecionar despachos e entradas até planejar possíveis soluções de emergências. A série de Tablets L10 da Zebra garante computação móvel inteligente para o trabalho que desempenham no depósito.
O XSLATE L10 é um tablet plano, suficiente para um gerenciamento de armazenagem e reposição sempre em mãos. Garante maior velocidade de download e upload, além de uma bateria que resista a toda a carga de trabalho, sendo uma alternativa para funcionários que andam entre todo o espaço.
O XPAD L10 é um tablet robusto que pode ter um cabo rígido de código de barras acoplado, transformando-se a cada necessidade do profissional. Além de suas vantagens de durabilidade de nível industrial, é um aparelho que pode ser transportado sem grandes dificuldades.
O XBOOK L10 é um tablet robusto que contém um teclado removível, sendo uma alternativa perfeita para aqueles que querem substituir os notebooks. É altamente versátil, sendo um tablet de caminhão como também de uma mesa de escritório. Tem capacidade o suficiente para funcionar o dia todo, demostrando relatórios e análises.
Usando o Scanner mais famoso da Zebra
E como todo o estoque precisa de um scanner, a Zebra tem em seu portfólio o Scanner da série 3600, uma celebridade no universo dos aparelhos de automação, pois é ultrarresistente, aguentando quedas e ambientes de empoeirados, por exemplo.
O 3600 tem o escaneamento mais rápido entre seus concorrentes, fazendo assim a captura de dados ser feita na primeira tentativa, não tendo como obstáculo nenhuma danificação no código de barras. Com ele, armazenar produtos tornou-se muito mais produtivo e seguro.
On Smart Tech armazena o melhor da tecnologia!
Todos os dias a On Smart Tech reabastece seu compromisso com o uso da tecnologia inteligente, demostrando que se pode fazer muito com pouco. Quer saber mais sobre como a tecnologia pode transformar o seu setor de trabalho? Siga-nos no Instagram e LinkedIn.