Cada dia mais, o RFID torna-se mais familiar nas operações do dia-a-dia de diversos setores. Contudo, novas aplicações foram geradas desta tecnologia, incorporando-a em outras, como é o caso da Internet das Coisas (IoT) e RAIN RFID.
Para compreender como essa integração ocorre, é importante entender as funções das tecnologias protagonistas separadamente.
O que é RAIN RFID?
Antes de entender o que é RAIN RFID, é necessário saber o que é simplesmente o RFID. Resumidamente, o RFID é uma tecnologia de identificação de rádio frequência, que automatiza operações através de tags (também chamadas etiquetas). Por exemplo, com cada produto de um estoque contendo uma tag RFID incorporada na embalagem, a equipe logística sabe exatamente a localização de cada produto, traduzindo em análises de disponibilidade e qualidade para a gestão de estoque.
O RAIN RFID é um tipo de frequência do RFID, tendo sido projetado para ser usado em ambientes com complexidade de centímetros ou metros e com aprimoramentos baseados na tecnologia em nuvem: armazenamento, gerenciamento e compartilhamento de dados através da Internet.
Por conta de problemas que assolam gestões de controle e armazenamento, como vencimento, avarias, furtos e contaminações de produtos, gestores procuram soluções tecnológicas que forneçam visibilidades da cadeia de suprimentos em tempo real.
Para avaliar capacidades, um leitor RAIN pode ler até 1.000 tags por segundos, por isso, é o favorito dos gestores de empresas varejistas de grande porte.
Como RAIN RFID funciona junto à Internet das Coisas
A tecnologia RAIN é promovida pela RAIN RFID Alliance, que é uma aliança global cujo objetivo é padronizar a forma como os dados RFID são transmitidos para a nuvem, dessa forma, o RAIN RFID é destaque à transformação digital, e integrada à outra tecnologia também vista como um dos pilares da indústria do futuro – a Internet das Coisas – processos são automatizados e gestões ganham em produtividade e eficiência.
É preciso visualizar o que seria uma cadeia de produção IoT junto ao RAIN. Imagine uma loja que é capaz de monitorar ativos, equipamentos e pessoas. Como? Nas prateleiras há sensores que indicam a entrada e saída de cada um dos produtos; as ferramentas de trabalho da equipe, desde leitores a crachás, são monitoradas e otimizadas para funções específicas; e um sistema de captação de dados informa e mapeia o deslocamento dos clientes na loja. Esse é um exemplo básico de eficiência ao produzir indicadores e métricas por meio da tecnologia da Internet das coisas, cuja função é interligar qualquer – sem surpresas– coisas.
O RAIN RFID possibilita que a Internet das Coisas realize sua função principal ao permitir conexão à internet de qualquer item, do mais sofisticado até o de uso diário; adicionando ainda mais inteligência na já eficiente cadeia IoT por meio de agilidade, eficiência e segurança.
Até o momento, RAIN RFID já conectou mais de 20 bilhões de coisas, facilitando novas aplicações de IoT aos ativos conectados. Sua popularidade está longe acabar, já que automação continua transformando negócios ao redor de todo o mundo de forma a acompanhar à acrescência das demandas.
Modernize com a On Smart Tech!
Empresas de pequeno, médio e grande porte são beneficiadas com tecnologias pensadas especialmente aos seus cenários atuais. Para entender mais sobre como isso funciona na prática, conheça nosso Instagram e LinkedIn.