Das compras através dos próprios smartphones até a influência das avaliações, o comportamento dos clientes mudou, por isso, cada vez mais empresas investem em soluções tecnológicas para lidar com as demandas da Era Digital; compostas por transformações na experiência de consumo e na relação entre marca e cliente, utilizando estratégias, como: omnicanal, personal shopping, chatbots e até mesmo, o RFID.
Sim, a tecnologia de Identificação por Radiofrequência.
O RFID tem sido utilizado tanto em processos internos, que contribuem para a agilidade e eficiência diante a demanda, quanto também para possibilitar uma experiência totalmente personalizada deste no ambiente físico, o que agrega ao relacionamento do cliente com a marca.
Como isso está acontecendo? Veja agora.
A falta de tecnologia resulta em clientes infelizes
O RFID é empregado para otimizar processos, eliminar os erros, contornar falhas e tornar as rotinas de trabalho mais produtivas. Com todas essas funções, os gestores podem usar da própria criatividade na hora de criar soluções com a tecnologia de tags. Mas, infelizmente, ainda há muitas marcas no mercado varejista que atribuem espaço para a tecnologia apenas na internet, esquecendo-se de conceitos como o phygital (você pode ler mais sobre o conceito phygital clicando aqui).
Um caso comum vivenciado pelo varejo é a ocorrência de erros de disponibilidade, furtos e perdas. O transtorno destas ações que vão desde o financeiro até a reputação da loja acaba com prometendo a experiência do cliente. Outra ocorrência é a falta de inovações em varejos que continuam em linhas tradicionalistas. Sem vigor para transformar positivamente as próprias atividades, acabam construindo uma imagem desatualizada da marca ao cliente inserido na modernidade e contribuindo ao subdesenvolvimento do varejo do futuro.
Como transformar a experiência do cliente com o RFID?
Primeiro é fundamental estabelecer quais processos voltados à experiência do cliente devem ser otimizados com o RFID.
Como deixamos claro acima, suas funções vão desde da prevenção até a inovação, assim, cada processo deve ser pensado como um antes e depois.
Transformando ambientes
Ainda há pouco investimento em design futurista nos ambientes físicos das lojas, com paredes de vidro e hologramas no lugar de vitrines, porém, a tecnologia de RFID contribui para uma experiência do varejo do futuro aos clientes do presente, a partir de tags incorporadas nos produtos da loja.
Um exemplo real foi a de uma conhecida empresa especializada em vestuários que testou o RFID como solução para a recriação de um showroom personalizado da marca.
Através do RFID, a empresa foi capaz de controlar a entrada, saída e estoque de todos os seus produtos, lançando uma tendência aprimorada ao uso do RFID e possibilitando uma experiência imersiva em seu ambiente físico.
Durante a venda
Continuemos com o exemplo de uma loja de roupa para ilustrar mais funcionalidades do RFID durante as vendas.
Outro conceito que está alavancando gradativamente é o provador inteligente essencialmente aplicado à tecnologia RFID. O processo que equivale o cliente a levar peças para uma possível compra automatizado com tecnologia de localização, transforma completamente o modelo de vendas de uma loja.
É possível analisar quais itens estão entrando e saindo dos provadores e preparar uma abordagem personalizada diante as escolhas dos itens, e assim prestar um serviço consultivo mais eficiente. Por exemplo, se uma cliente experimenta um determinado item e, após a prova, solicita um número diferente daquela mesma peça, rapidamente a equipe a localiza e busca, sem precisar que a cliente faça o trajeto demorado e repetitivo de procurar pela peça.
Outra estratégia está na criação de valor por meio dessas análises. Ao rastrear os itens, além de um controle eficiente do estoque, é possível descobrir quais são as peças mais provadas, mas raramente vendidas e as mais provadas e também mais vendidas. Com isso, a loja é capaz de criar um planejamento baseado em suas demandas mais procuradas e tomar decisões inteligentes diante os fornecedores e a equipe de marketing, alinhando seus interesses aos dos clientes.
No pagamento
Outro processo que pode ter benefícios com a incorporação do RFID é o momento do pagamento. Para dar fim a filas, as tags RFID integradas aos produtos automatizam o pagamento, pois, através de leitores RFID capazes de ler as tags dos produtos escolhidos, o registro e pagamento – atividades repetitivas e demoradas–tornam-se mais ágeis e eficientes, transformando completamente a experiência do cliente e possibilitando uma distribuição de rotina mais produtiva e valorosa às equipes.
Venha com a On Smart Tech!
Não há nenhuma dúvida que a tecnologia continuará mudando o modo que as coisas são feitas. Para não ficar para trás, é preciso inovar hoje. Como? A On Smart Tech conta no Instagram e LinkedIn.