Você leitor dos artigos do blog da On Smart Tech já acompanhou artigos onde mostramos como o setor da saúde está sendo transformando digitalmente com o uso dos prontuários eletrônicos, o porquê da segurança de dados ser tão importante e até mesmo como ter visibilidade do que se tem em um inventário é a melhor estratégia de um restaurante. Mas por que fazer tudo isso? Por que você deveria dar uma pausa em projetos publicitários ou gastar menos tempo em buscas de parcerias para mudar radicalmente a política atual de trabalho do seu negócio? Por que você deveria digitalizar a sua empresa?
As crianças de cinco anos são as principais donas do repertório dos “porquês”, porque querem saber como o mundo funciona. Por isso, nesse artigo especial vamos refletir um pouco mais sobre o mundo atual que estamos vivendo – momento em que falar de digital já não é mais ser romancista do futuro ou viver de palpites, mas sim, estar relatando o presente.
Um pouco de vocabulário antes: o que é digitalizar uma empresa?
Ao falar que sua empresa passa por uma digitalização ou é digitalizada, entendemos que suas operações são hospedadas no universo virtual e que há políticas de segurança, cultura digital na rotina e no pensamento dos funcionários.
O que é o mundo dos negócios hoje?
Alguns descreveriam como uma selva cheia de armadilhas com concorrentes selvagens esperando apenas um erro para sofrerem um ataque, enquanto outros diriam que o mercado hoje parece uma corrida de obstáculo, mas que diferente das Olimpíadas, as barreiras que dificultam o pulo do atleta são na verdade a mudança de comportamento dos clientes, a pressão por parte do avanço da tecnologia e a volatilidade do que é sucesso hoje pode ser esquecido amanhã.
Fazemos essa pausa antes de responder a grande pergunta: “Por que digitalizar a sua empresa” para mostrar o que anda acontecendo com as empresas que ainda não optaram por nenhuma mudança e os perigos dessa opção, afinal, quando falamos sobre digitalizar uma empresa, não estamos remetendo apenas a ação de descartar o uso de papel e caneta nas operações internas, mas de conduzir um negócio onde a mentalidade da equipe está atrasada.
O mundo é globalizado, é digital, é conectado; ao abrir uma empresa você lidará com o comportamento da época. Dos telegramas chegamos aos e-mails, mas não precisamos ir tão longe, às vezes o modelo de prestar um serviço apenas teve seu produto alterado, veja, antigamente as pessoas tinham uma assinatura para receber leite em suas casas, hoje em dia, podemos falar que é o mesmo que acontece com os serviços de streaming.
As consequências de uma empresa que não digitaliza funções são:
- Erros em atividades específicas: os funcionários podem realizar atividades repetitivas, mas continuam estando sujeitos a erros, pois mesmo que sigam um padrão não são altamente robóticos de não falhar durante a realização de atividades administrativas, financeiras, comerciais e operacionais.
- Necessidade de estar sempre presente: pois não há mobilidade em um escritório, inventário ou chão de fábrica onde é sempre necessário estar presente. Imagine o gestor que quer ter acesso a documentos durante a noite em sua casa ou o funcionário em uma viagem de trabalho que precisa consultar o sistema da empresa. De que maneira fazer isso quando a distância consegue separar a informação da pessoa?
- Nenhuma novidade para a experiência do cliente: uma análise mais segura dos dados de quem consome e confia em sua empresa podem servir para melhores tomadas de decisões, dessa forma, pensando em melhorias para a experiência do cliente, tanto virtual como física, com a sua empresa.
- Investimento no comum: o seu produto ou serviço continuará sendo fabricado, divulgado, compartilhado e vendido da mesma maneira do início da empresa. Esse conforto não pode ser duradouro se a empresa não quiser desaparecer no meio de tantas outras. Investir no comum é continuar sendo comum.
- Ser passada para trás: a digitalização abre portas para o incremento de outras tecnologias como Internet das Coisas e Inteligência Artificial – conceitos perpétuos na transformação digital. A empresa que não tem sistemas digitalizados poderá apenas ler o que suas concorrentes estão planejando e realizando, sem participar e ter portas abertas para a criação do novo.
Por que e como digitalizar a sua empresa?
Acima deixamos um pouco mais claro do porque de tanta importância ao tratar da digitalização de uma empresa. Mas seguimos por essa linha com as respostas dadas por gestores de vários setores e lugares do mundo quando perguntados “Por que digitalizei a minha empresa”. Talvez você também esteja em uma dessas respostas, por isso, vamos adiantar uma luz em na obscuridade que sua cabeça deve estar por não fazer nenhuma ideia de por onde começar.
Porque eu queria mais produtividade
Automatizar processos é uma das partes que compõe a digitalização da empresa, seja ao transferir arquivos para softwares capazes de gerir, controlar e administrar documentos da empresa ou para tornar aquelas atividades repetitivas feitas pelos funcionários em operações ágeis que os liberem para setores da empresa diferentes.
Como fazer isso: a parte dos arquivos costuma ser a mais importante e notada ao falarmos na digitalização da empresa, por isso, a empresa deve encontrar formas digitais de abrigar seus dados. Uma das maneiras de fazer isso é com o incremento de soluções em nuvem e junção de softwares capazes de gerar valor dessas informações. O Azure, solução da Microsoft, é a solução descrita acima. O portfólio de soluções da Azure habilita o desenvolvimento de aplicativos, a hospedagem de websites, armazenamento e backup automático de dados e o mais importante: sua empresa sempre estará sendo controlada.
Porque eu queria ganhar dinheiro
Para ter retorno financeiro é primeiro necessário o quê? Isso mesmo. Clientes. Como então fazer uma experiência aos clientes no formato virtual aproveitando os benefícios de seus sistemas digitalizados?
Como fazer isso: no seu escritório virtual, por exemplo, hospedado pela Azure, é possível a criação de insights, turbinando o marketing digital da sua empresa, pois ao ter análises específicas dos seus clientes, sua equipe será capaz de realizar campanhas dedicadas aos públicos alvos vigentes, conduzir vendas e divulgar sua empresa com muito mais confiança.
Porque eu queria menos erros
Empresas que já passaram por falhas em operações de envio, quedas e perda de arquivos sabem o quão arriscado é não ter políticas fortes de segurança no seu armário digital.
Como fazer isso: segurança é fundamental para empresas digitalizadas, pois podem sofrer riscos de invasão de terceiros de dentro ou de fora da empresa. A melhor maneira de permitir que nenhuma falha arrisque a reputação da empresa e a privacidade de colaboradores, gestores e cliente é utilizando a segurança da informação que pode ser feita a partir da criptografia de informações ou do controle de acessos via autenticação. Por exemplo, a Cisco, empresa no top 10 de tecnologia, tem soluções de cibersegurança para a sua empresa não ficar refém de hackers ou malwares, possibilitando prevenção, monitoramento, detecção e remoção em tempo real.
Porque eu queria trabalhar em qualquer lugar e horário
O horário de trabalho e o espaço de trabalho sofreram alterações não apenas físicas, mas de como são utilizados. As salas de reuniões podem estar vazias, enquanto em um dos escritórios acontece uma videoconferência importante. Veja, isso é possível quando sua empresa está digitalmente ativa.
Como fazer isso: permita que seus funcionários estejam conectados com o sistema da empresa aqui ou ali. Isso significa um comprometimento maior ao trabalho que não limita barreiras de tempo ou espaço.
Porque eu queria comunicação assertiva
Seus funcionários apenas interagem entre gritos nas cabines de escritórios? Pode parecer que não, mas isso diz muito sobre a sua empresa.
Como fazer isso: ao digitalizar funções, incrementar dispositivos que possibilitam a continuidade desse modelo é essencial, por isso, seu funcionário poder se comunicar de modo unificado por meio de telefonia IP, vídeo de alta definição, mensagens unificadas e mensagens instantâneas com toda a empresa de maneira segura irá alavancar e tornar mais flexível como o fluxo de informações passa pelo o seu negócio, sendo a Cisco oferecedora das soluções de comunicação para ambientes digitais citadas.
Porque eu ouvir falar da tal Transformação Digital
Então um dia você navegava na internet durante o horário de almoço e acabou chegando até o artigo de Transformação Digital da On Smart Tech e quis saber mais um pouquinho sobre o que era aquilo afinal.
Como fazer isso: transformando sua empresa com as atividades apresentadas. Pense nelas como degraus para a sua jornada digital. Foque em melhorar o fluxo de trabalho dos seus funcionários que eles responderam com ideias para melhor atender os clientes. Comunicação, mobilidade e segurança são conceitos separados, mas que completam uns aos outros para a digitalização da empresa perfeita. O mais importante é: a tecnologia deve ser pensada no seu cenário.
Por que a On Smart Tech?
Porque planejamos e colocamos em prática tecnologia que auxilia, transforma e produz. Quer mais razões? Entre em contato conosco por telefone ou e-mail e siga nosso Instagram e LinkedIn para estar sempre bem informado sobre o que a tecnologia pode fazer por você.