RFID é um acrônimo para, no bom português, Identificação por Rádio Frequência. Uma tecnologia capaz de transmitir dados por ondas de rádio. Pode parecer um pouco fora da realidade cotidiana, mas o RFID está no objeto da sua mesa de trabalho, na prateleira da loja e até mesmo no pulso do paciente. Como? Por meio de etiquetas inteligentes (tags) que armazenam informações e são pelas ondas de rádio, ou seja, não precisam de nenhum processo físico como acontece com os códigos de barras tradicionais.
Como o RFID funciona?
Já pensou na possibilidade de seus funcionários conseguirem dizer a disponibilidade e escassez de produtos mesmo estando longe do inventário ou de identificar a validade, qualidade e localização de um item em poucos segundos? O RFID revolucionou a forma de gerenciamento. E a maneira que essas informações são recebidas pelas gestões pode transformar o negócio com produção inteligente e em alta escala.
Pense no RFID da mesma forma como um satélite em órbita (transmissor) sendo as tags nossos rádios, televisores, celulares e internet funcionando como receptores instantâneos.
O que compõe uma estrutura RFID?
Imagine a operação de seleção de uma empresa. Com o RFID todos os itens teriam acoplados as tags e assim permitindo o rastreamento e identificação dos mesmos em todas as etapas. O que leria todas essas etiquetas? Desde a porta da cadeia de suprimentos antenas RFID e leitores RFID estariam à disposição para a coleta desses dados.
5 fatos essenciais para entender sobre RFID
- O RFID não precisa ser visto para ser lido;
- Diferente do código de barras, o RFID pode regravar informações e ser lido, possibilitando sua personalização pela própria empresa;
- Os leitores de RFID podem ler centenas de tags dentro de poucos segundos;
- Uma tag RFID é capaz de individualizar qualquer coisa (objeto, pessoa, animal) armazenando todas as suas características;
- RFID é a solução mais aplicada em uma infinidade de setores desde aviação até segurança de eventos.
Por que 2020 é o ano do RFID?
Porque o modelo antigo está fazendo as empresas enfrentarem diversos problemas em suas atividades, na experiência no cliente e na manutenção de ser uma marca atualizada. Os códigos de barras e as linhas lidas por um leitor manualmente são funções ultrapassadas de estratégia de rotina de trabalho e controle de tempo.
A implantação do RFID no ano de 2020 não está apenas mais no varejo ou no chão de estoque de uma fábrica, mas a tecnologia vem sendo usada para auxiliar realizações de inúmeras atividades que necessitam de identificação, localização, rastreamento e comunicação em diversos outros setores.
Dessa forma, o RFID está sendo visto e empregado para revolucionar e definir uma nova forma de trabalhar. As empresas que atrasarem o conhecimento de otimização proposto pela tecnologia irão encarar dificuldades para melhorar os seus processos no futuro.
4 diferenças entre tags RFID e Códigos de Barras
- Diferente dos códigos de barras que podem ser impressos duplicadamente e dessa forma sendo mais inseguros para segurar a confiabilidade do registro do item, as tags RFID são difíceis de serem falsificadas;
- O código de barras precisa estar em posição alinhada para o leitor realizar o registro, já as tags RFID têm a elasticidade de um contorcionista: podendo ser registrado em horizontal ou vertical;
- As tags RFID têm um armazeno de dados superior ao do código de barras;
- O código de barras é 100% dependente da interação humana para ser lido, no entanto, as tags RFID são automatizadas.
Os 6 setores que estão usando RFID
Nesse instante, em algum lugar do mundo, um carro acabou de entrar em um estacionamento sem precisar parar nas máquinas de tickets efetuando o pagamento na saída automaticamente. Em outra parte do mundo, um cliente saiu do supermercado com o boleto de pagamento autogerado assim que passou pelas máquinas de leitor RFID que contabilizaram todos os produtos e chegaram ao valor final.
O RFID é dinâmico e flexível, por isso, está sendo empregado em diversas áreas. Vamos descobrir um pouco mais como essa solução tecnológica pode transformar a maneira que o seu setor de trabalho funciona.
- Transporte
Talvez o ambiente preferido para as etiquetas inteligentes, o centro de distribuição de sua empresa pode ser totalmente transformado com o uso do RFID. Equipando seus veículos com as tags RFID é possível um controle maior sobre as suas frotas, sabendo a localização de cada uma instantaneamente, dessa forma, assegurando o trabalho de seus funcionários com monitorias constantes e dos seus equipamentos.
Alguma vez algum dos seus motoristas indicou um problema em um veículo e o último a utilizá-lo não apareceu? Tudo bem. Com as tags relatando todo momento quem, como e onde a sua frota se encontra, todas as informações estarão mais claras para as decisões e futuras estratégias da empresa.
Você pode usar o RFID para: ter informações precisas sobre horários, locais e pessoas e para aprimorar a estratégia das frotas analisando horários de deslocamentos.
- Varejo
O RFID no varejo consegue melhorar a experiência do cliente e também tornar mais produtiva a rotina de trabalho dos seus funcionários. De que forma? Bem, vamos pensar em uma situação em que todos os produtos da sua loja são etiquetados com as tag RFID. Isso significa que agora os seus funcionários tem a localização de cada item das prateleiras, podendo auxiliar seus clientes pela loja, por exemplo, em encontrar algum produto. Além disso, eles mesmos, os seus clientes, podem ter suas compras inovadas com o modelo de autoatendimento, pois todos os itens do seu carrinho contêm as tags identificadoras e podem realizar o pagamento dos produtos via sistemas automáticos de RFID, que leem o valor de cada item pego e geram um boleto de pagamento.
Você pode usar o RFID para: dar uma experiência ao cliente inovadora, automatizar o tempo de compras do cliente e permitir mais produtividade aos funcionários.
- Saúde
É essencial a identificação precisa dos pacientes para a aplicação de alguma vacina, recebimento de alguma medicação ou mudança de leito. Todas essas tarefas ficariam mais seguras se nos pulsos dos pacientes estivessem pulseiras RFID que detém informações precisas sobre aquele paciente e todo o seu histórico hospitalar, dessa forma, toda a equipe médica estaria mais preparada e assegurada de realizar os procedimentos necessários para a manutenção da saúde dos que prestam assistência.
Você pode usar o RFID para: otimizar o trabalho de enfermeiros e médicos, manter a segurança de todos os pacientes e ter controle da entrada e saída de cada ala do hospital.
- Estoque
Por ser considerado um espaço de trabalho difícil, os estoques devem contar com a tecnologia. As tags RFID são essenciais para ambientes de acesso e controle complicado, pois possibilitam identificação e localização em longas distâncias sem a necessidade de uma averiguação olho a olho. No estoque, as tags RFID são utilizadas para gerenciar a seleção, contagem e qualidade de produtos. Por exemplo, no estoque de um restaurante que possui tecnologia RFID, os cozinheiros jamais farão um pedido voltar ao salão por falta de algum alimento. Com informações instantâneas, a gestão é capaz de saber a disponibilidade ou não de todos os itens que compõe as suas prateleiras e freezers.
Você pode usar o RFID para: aprimorar o gerenciamento com dados precisos e reais, automatizar a contagem de produtos e acelerar operações consideradas repetitivas e lentas.
- Manufatura
O RFID na manufatura pode auxiliar diversas operações das mais variadas formas, sempre priorizando a identificação de cada item ali em movimento, tendo um controle mais preciso sobre a produção. Instalando as etiquetas na entrada da fábrica, todos os itens que ali passaram estarão sendo identificados a cada momento, fazendo assim a detecção de alguma falha ser alertada rapidamente e otimizando a logística interna. A fábrica que não possuir uma tag RFID em suas instalações está com grandes chances de ter perdas de produtividade e menos desenvolvimento para acompanhar a Indústria 4.0.
Você pode usar o RFID para: evitar riscos de acidentes, minimizar erros, reduzir tempo de inatividade, aumentar a produtividade e automatizar tarefas.
- Segurança
A segurança dentro da sua empresa, a segurança em um grande evento, a segurança dentro das instalações de uma cadeia de produção. Basta você escolher o ambiente, pois o RFID faz a segurança de todos eles. Tornou-se muito comum a distribuição de pulseiras RFID ou crachás RFID para controlar o acesso de pessoas em determinados lugares, por exemplo, em eventos importantes. A leitora instantânea dessas pulseiras e crachás aumenta a acomodação dos convidados (sem filas ou verificações demoradas em listas), além de proporcionar segurança para a continuidade da festa. E no dia-a-dia, a gestão tem um controle de acesso e controle de frequência muito mais eficiente tendo registros da movimentação dos seus funcionários
Você pode usar o RFID para: criar uma cultura de segurança mais precisa dentro da empresa, análise de movimentações suspeitas e enviar alertas automáticos, controlar acessos e realizar relatórios para visualização posterior.
O que é a On Smart Tech?
A On Smart Tech é uma empresa para soluções tecnológicas que pode estabelecer uma estratégia para a sua corporação ou até mesmo aconselhar qual automação comercial serviria para a sua empresa. Quer saber mais? Siga nosso Instagram e LinkedIn para novidades exclusivas sobre tecnologia toda a semana.