O setor de telecomunicações é um dos mais impactados pela transformação tecnológica na sociedade. Desde o surgimento do fax até a chegada das plataformas de mensagens instantâneas, a comunicação prossegue mudando, fazendo com que novas demandas aos provedores de serviços telecom apareçam.
Com a pandemia da COVID-19, o consumo de tecnológica e a comunicação em tempo real aumentou surpreendentemente em razão da integração de diferentes atividades executadas digitalmente, resultando em novos desafios para quem oferece o serviço, por isso, neste artigo veremos soluções para os provedores de serviços de telecomunicações de hoje e do futuro.
O passado e o presente da telecomunicação
O início foi o telefone, mais tarde o rádio chegou e já há planos para a internet espacial. A comunicação feita à distância, ou seja, a telecomunicação está sempre em movimento, graças aos ambiciosos sonhos de uma sociedade globalizada e com esperança de inovações que melhorem a vida de todos.
A telecomunicação no passado atendia as principais demandas referentes a necessidade de circular informação exclusivamente analógica e de transmissão de voz. No mundo corporativo a telecomunicação foi incrementa nas operações de atendimento, com call centers cheios de telefonistas. Ao passo que a telefonia foi se devolvendo, a telecomunicação ganhou novos desafios, tanto de tecnologia quanto de experiência ao cliente que possuía novas opções de serviços, como a comunicação automática e as chamadas em espera.
Chegamos ao presente da telecomunicação com a internet e as gerações de comunicação à distância, que intensificaram a utilização dos dispositivos móveis. A telecomunicação acabou abrindo portas para serviços que vão desde transporte até o entretenimento, pressionando as corporações a desenvolverem ambientes digitais cada vez mais.
E o que podemos esperar do futuro?
As três principais tecnologias que avançam no setor da telecomunicação são o 5G, Wi-fi 6 e Internet das Coisas, impactando na velocidade da conexão, operações, infraestrutura e comportamento no consumo de tecnologia.
É imprescindível para a atuação presente dos provedores de serviços de telecomunicações que fiquem atentos ao desenvolvimento destas tecnologias e a popularização destas no mundo cotidiano. A razão? Sabe aquela marca nos anos 80 que acreditou ser um investimento radical os telefones analógicos e faxes? Bem, ela sumiu do mercado pela falta de preparo às novas transformações. Avançando menos na linha do tempo, a própria internet é um exemplo de ferramenta que deixou projetos acadêmicos para alavancar diversos setores, e as empresas que não inovaram, acabaram ficando para trás.
Soluções para os provedores de telecomunicação
Com tantas tecnologias capazes de impactar as operações da telecomunicação, listamos as principais soluções para os provedores de serviços de telecom,todas com efeitos nas corporações, nos clientes e na sociedade.
- Inovação nas operações
As operações da telecomunicação precisarão passar por uma reengenharia que impacta além da forma de trabalho, mas também como pensar o trabalho. Com a integração de tecnologias como Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data e Cloud toda a infraestrutura será montada para a automatização, otimização, flexibilidade e dinamismo das operações que poderão ser executadas em menor tempo e com maior segurança.
A grande vantagem é a redução de erros e também de custos, possibilitando reajustes que interessam o público-consumidor. Já o maior desafio para a solução integrada a uso de novas tecnologias é a necessidade de mão-de-obra qualificada, por isso, investir em tecnologias que automatizam funções contribui para usar o tempo na formação e treinamento das equipes.
2.Virtualização
Ainda na linha sobre tecnologia impactando as operações, a virtualização é uma das soluções mais bem vistas pelo setor de telecomunicação pela agilidade e flexibilidade que presta. Uma arquitetura NFV(Virtualizações de funções de rede, em português) responde positivamente o aumento de tráfego de dados, contribuindo para a virtualização de uso estratégico, a redução de custos e melhoria nos serviços telecom; por exemplo, com o NFV os provedores são capazes de oferecer novas aplicações e serviços de rede sem necessitar de hardwares adicionais, pois o NFV dispensa a dedicação individual de um hardware a cada função da rede.
3.Suporte personalizado
Outro atento ao setor de telecomunicações deve ser a experiência do cliente. Acostumados com a velocidade da comunicação em tempo real, os consumidores não estão propensos ao modelo antigo de atendimento da telecom, desejando inovações ao suporte, por isso, pode-se investir em personalização com chats bots, criação de plataformas próprias e mensagens instantâneas.
4.Valorize os insights
Entender os clientes é fundamental para planejar estratégias de marketing e vendas. Fazer a análise de dados é o capacita os provedores de telecom a observarem de forma assertiva o cenário em que estão introduzidos, colhendo informações com grande valor comercial: a tendência de comportamento.
Avaliando o comportamento dos clientes, a telecomunicação se adianta para melhorar seus serviços e estar preparada para as inovações que lhe esperam no futuro.
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