Os chatbots viraram tendências em diversos segmentos. São utilizados geralmente para sanar as dúvidas dos consumidores diante a um produto ou serviço, mas no setor da Saúde, a assistência virtual vem transformando a interação dos pacientes e suas experiências com maior agilidade de resposta e personalização ao público-alvo.
Para saber mais sobre as melhores práticas de assistente virtual na saúde, continue lendo este artigo!
O que é um assistente virtual?
Um assistente virtual é um robô programado que geralmente auxilia o usuário com respostas às principais dúvidas e para iniciar atendimentos. Tem sido muito utilizado no setor, porque proporciona rapidez e interatividade, além disso, eles estão presentes em diferentes canais de comunicação, desde aplicativos de mensagens até linhas telefônicas.
Os assistentes virtuais podem se dividir entre duas categorias: os roteirizados e os superinteligentes.
- Os roteirizados
Os roteirizados são os assistentes virtuais que seguem um script já escrito pelos desenvolvedores. Os seres humanos coletam as principais dúvidas referentes a serviços e produtos e produzem a resposta do robô.
Estes assistentes virtuais operam de acordo com o padrão dos desenvolvedores e não aprendem com experiência, por isso, caso a formulação da pergunta difira de um padrão de escrita comum, é possível que a assistência virtual não consiga responder.
- Os superinteligentes
Os assistentes virtuais inteligentes já possuem maior autonomia, pois através da inteligência artificial, machine e deep learning, são capazes de aprender com a experiência de conversa com os usuários e se aproximar ainda mais de uma linguagem natural.
Com esta modalidade de aprendizado, a assistência virtual pode ser capaz de auxiliar na rotina de agendamento de atendimentos presenciais, por exemplo, avaliando os melhores dias e horas para o agendamento.
A popularidade da assistência virtual na saúde
A inserção de assistentes virtuais na saúde está tomando proporções grandes nos últimos meses, principalmente por conta da pandemia da COVID-19, que transformou diversas partes do setor.
Com agendamentos colocados em riscos e precaução para não sair de em casa em busca de atendimento médico, a assistência virtual venceu algumas destas barreiras proporcionando informação precisa e rápida em diferentes canais de comunicação.
Com isso, potencializou a experiência imediata do paciente com o serviço de saúde e criou uma nova geração das atividades ao atendimento de saúde, que não aceitará mais tempo de espera, falta de flexibilidade e ineficiência.
Quais são as melhores práticas para a assistência virtual na saúde?
Já deixamos a vista algumas das práticas possíveis com a assistência virtual. Está na hora de nos aprofundarmos ainda mais e explorar todas as possibilidades desta ferramenta essencial ao setor de saúde:
- Atendimento personalizado
Os assistentes virtuais da saúde são capazes de personalizar o atendimento, e assim, proporcionar uma experiência totalmente nova ao paciente. O atendimento é automático, imediato e em qualquer horário, dessa forma, o paciente que precisa sanar alguma dúvida ou procurar por algum serviço não precisa esperar pelo horário comercial, tornando cada vez mais flexível e dinâmica a relação do paciente e instituição médica.
- Assistente de diagnóstico
É possível também que a assistência virtual venha contribuir para auxiliar no diagnóstico dos pacientes. Por exemplo, um paciente relata um determinado sintoma. Através da inteligência artificial incorporada na assistência virtual, é possível estabelecer análises dos prontuários médicos e histórico médico, e fazê-la sugerir qual especialidade médica é mais apropriada.
- Agendamento
A assistência virtual pode colaborar para tornar as agendas médicas mais flexíveis e precisas de serem cumpridas. Ela pode enviar lembretes automáticos para confirmar o agendamento pelos pacientes, além de ser uma ferramenta totalmente essencial para o próprio agendamento dos atendimentos, que não precisam esperar horas no telefone, bastando utilizá-la para escolher o melhor dia e horário.
- Monitoramento
O monitoramento de doenças também é uma forma totalmente nova de experiência de acompanhamento dos pacientes. Com a assistência virtual é possível atualizar continuamente o paciente sobre os seus medicamentos e dados clínicos. Por exemplo, uma pessoa que passa por reeducação alimentar pode ser beneficiada com um monitoramento diário de sua dieta através das populares plataformas de comunicação, engajando ainda mais o paciente para ter sucesso clínico.
Mude com a On Smart Tech
A tecnologia permite que a medicina faça muito mais por seus pacientes, por isso é preciso inovar e estar atento às transformações mais significativas do setor. Quer saber mais? Siga o nosso Instagram e LinkedIn.