Para ajudar a salvar e tratar vidas, a inteligência artificial aliou-se com a medicina.
Responsável pela análise de dados médicos e até mesmo para o diagnóstico de câncer, a inteligência artificial está sendo cada vez mais explorada e firmada como ferramenta rotineira nas atividades médicas, estimulando previsões de um futuro onde os pacientes serão atendidos por ambas as inteligências: a humana e a artificial.
As tecnologias conseguem se estabilizar como soluções quando há uma demanda proporcional ao problema. A medicina é uma área em que todo novo esforço é válido, pois continuamente lida com diferentes impasses que envolvem desde a aparição de diferentes doenças para diagnóstico e tratamento até as burocracias da administração médica.
Dessa forma, a inteligência artificial estabelece-se na medicina para resolver questões de ineficiência e improdutividade, além de permitir a possibilidade de um novo modelo de trabalho no setor, impactando tanto os profissionais da saúde quanto os pacientes.
4 exemplos de como a inteligência artificial está transformando a medicina
O ambiente hospitalar está cada vez mais inteligente com a IA. Com o seu potencial de diagnóstico e tomada de decisões, reconhecimento de padrões, visão computadorizada e reconhecimento de fala, já temos a IA nas seguintes tarefas:
- Tratamento de doenças
A inteligência artificial é uma grande aliada para o tratamento de diversas doenças. Através de sistemas de deep learning e machine learning, que analisam dados genéticos e clínicos, a máquina indica os tratamentos mais indicados para o tratamento do paciente.
Além da sugestão de ações, a inteligência artificial é capaz de fazer previsões, como medir os efeitos colaterais e grau de riscos de cada uma das opções de tratamento, encaminhando para uma melhor tomada de decisão do profissional da saúde em optar por determinado medicamento ou prática.
- Análise de dados
Há um volume extenso de dados clínicos de pacientes nos arquivos e softwares de armazenamento dos hospitais. São eles: prontuários médicos, exames clínicos de pacientes, exames complementares e medicamentos prescritos.
Através da inteligência artificial e o data analytics esses dados são todos analisados, resultando em contribuições positivas na qualidade dos atendimentos médicos, melhorando especificamente a avaliação e abordagem médica.
Os dados analisados dos pacientes são capazes de informar ao profissional da saúde a evolução ou não evolução clínica do paciente, além de apoiar na tomada de decisões clínicas baseadas no histórico do paciente.
- Precisão no resultado dos exames
Uma das mais incríveis possibilidades da inteligência artificial é a visão computorizada incorporada à racionalidade da máquina. Essas funções quando integradas nas ações de precisão de resultados, colaboram para resultados de exames mais precisos e informativos.
Um exemplo está na análise de exames de rádio x. Além de ser mais rápido para a obtenção do resultado, o diagnóstico é definitivo e 100% preciso, possibilitando tomadas de decisões mais rápidas.
- Aumenta a velocidade do diagnóstico
O desenvolvimento da inteligência artificial na medicina pretende chegar ao cenário de, em tempo real, definir diagnósticos através da análise de sintomas.
Podemos pensar como exemplo o uso da IA durante a pandemia da COVID-19. A transmissão do vírus está ligada às gotículas produzidas por espirros e tosses, imagine então a situação de uma pessoa com os sintomas da doença compartilhar do mesmo espaço em uma sala de emergência com outras pessoas. O primeiro atendimento a esse paciente pode ser realizado através da análise de máquinas, e após analisar os sintomas, notifica o profissional da saúde para priorizar este paciente e isolá-lo, contribuindo para drenar o avanço do vírus. Outras doenças como tuberculoso e pneumonia também podem ser radicadas nesta situação.
O impacto da inteligência artificial em 4 áreas da medicina
Cada área da medicina conta também com uma transformação personalizada com o uso da inteligência artificial:
IA na Radiologia
- Torna mais veloz o reconhecimento e diferenciação de imagens clínicas, contribuindo para o rastreamento e priorização de imagens com possíveis anormalidades.
IA na Dermatologia
- A inteligência artificial e o deep learning já foram capazes de identificar o câncer de pele em pacientes com maior precisão e velocidade.
IA na Oncologia
- Auxilia na interpretação de milhares de interações entre moléculas, tornando mais assertivo o entendimento dos médicos durante a pesquisa e tratamentos de doenças.
IA na Cardiologia
- A inteligência artificial junto ao deep learning estão em processo de desenvolvimento na cardiologia com o objetivo de ser uma ferramenta salva-vidas contra as doenças cardiovasculares através de análises da retina dos pacientes. Segundo pesquisas, seria possível identificar previsões da pressão arterial, idade, gênero e hábitos de fumantes apenas observando a imagem da retina dos olhos.
Encontre um novo começo com a On Smart Tech!
Fornecemos soluções para a transformação digital hospitalar com o intuito de auxiliar a produtividade e flexibilidade dos profissionais e o bem-estar dos pacientes. Atendemos as principais necessidades de automatização e planejamento através de consultoria com profissionais capacitados e soluções tecnológicas que tornam o ambiente hospitalar mais inteligente. Quer saber mais? Siga o nosso Instagram e LinkedIn.