Estimulado como alternativa diante o fechamento de diversas lojas físicas por conta da pandemia da COVID-19, o e-commerce sofreu expansão de 40% ao ano e, em média, a cada minuto uma loja virtual é criada no Brasil.
Por conta da rápida adesão dos clientes pelas compras virtuais, consequentemente refletindo em altas demandas, as empresas investiram esforços em soluções para agilizar e otimizar os processos logísticos, sendo o RFID(Identificação por Radiofrequência, em português) a tecnologia mais eficiente para o monitoramento automático, seja de pequenas, médias ou grandes remessas.
As oportunidades futuras da logística com os problemas do presente
A eficiência logística definirá posições no mercado, pois, com o aumento do consumo de e-commerce, uma experiência do cliente sujeita a entregas atrasadas e prazos longos acarretará em insatisfações.
Para atentar a importância de inovar com tecnologias capazes de automatizar os processos logísticos de monitoria, listamos abaixo as oportunidades ao setor varejista relacionadas ao e-commerce e os problemas do presente que perseguirão as operações logísticas por conta da falta de soluções tecnológicas:
- Oportunidade: Maior demanda;
Problema: Falta de recursos para lidar com todos os prazos;
- Oportunidade: Maior circulação de veículos para transporte;
Problema: Maior ocorrência de acidentes e roubos;
- Oportunidade: Maior variação de produtos sendo comercializados online;
Problema: Maior probabilidade de produtos com avarias;
- Oportunidade: Adesão ao dropshipping;
Problema: Maior ocorrência de erros nos pedidos.
Como funciona o monitoramento automático de envios com o RFID?
Para colocar um fim na frequente ocorrência de erros que prejudicam e afastam o cliente de fechar uma segunda compra, o monitoramento automático dos envios com o RFID garante que os gestores logísticos estejam sempre no controle do transporte dos produtos, seja qual for a distância da carga.
Com as tags RFID (também chamadas ‘etiquetas’) incorporadas em todas as cargas (produtos, embalagens ou equipamentos), é possível monitorar a localização do produto e acompanhar o trajeto feito pelos motoristas. Essas informações em tempo real contribuem para prevenir furtos, falsificação e roubos dos produtos, pois, em uma hipótese de tentativa de sequestro de uma carga, em uma central, os gestores rastreiam toda a rota feita pelos criminosos, assegurando a chamada de forças policiais.
Além da questão da segurança, o monitoramento automático com RFID otimiza os processos de envios. Imagine que na rota programada no GPS do veículo haja um engarrafamento, para preservar tempo e garantir as entregas, a central pode otimizar a rota do motorista e, dessa forma, colabora na agilidade da rotina de trabalho e garante a produtividade.
Outro aspecto em que o RFID torna mais rápida a carga e descarga está na dispensa por verificações manuais. Por meio de antenas integradas na entrada e saída dos centros de distribuições e leitores RFID nas mãos das equipes, os processos repetitivos podem ser realizados em minutos.
Parece muito? Ainda tem mais! Além do RFID garantir todas as vantagens para as operações internas, ele também pode ser utilizado para melhorar a experiência do cliente. Os dados de localização em tempo real podem ser compartilhados com o cliente, e assim, ele poderá acompanhar cada passo de sua encomenda, tornando mais transparente e interativa a experiência e-commerce.
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