A adoção de novas tecnologias de automação avançou nos últimos anos, ocasionando mudanças nas operações empresarias, que se beneficiaram com aumento na produtividade e flexibilidade, e também envolvimento na cultura da transformação digital. Mas, por conta da pandemia da COVID-19, criou-se um novo desafio à inovação. A gestão da infraestrutura de automação, desde o TI até as tecnologias operacionais, teve que se adaptar à nova realidade do distanciamento social e a diferente escala de trabalho. A gestão remota no lugar de opção, tornou-se necessidade.
Como isso está acontecendo é o que você encontra neste artigo.
O que é a gestão remota?
A gestão remota é a realização de uma atividade de gerenciamento, que envolve desde o controle ao monitoramento, remotamente. Antes da pandemia da COVID-19, esse modelo de gestão era visto como altamente flexível, proporcionando autonomia na rotina dos funcionários.
Já na situação de pandemia, onde surgiu a necessidade de home office, a gestão remota foi distribuída para outros setores da infraestrutura corporativa como solução para não paralisar o gerenciamento da infraestrutura de automação ao mesmo tempo que respeita o distanciamento social.
Desafios da gestão remota em tempos de pandemia
A pandemia da COVID-19 impactou toda a sociedade, expondo falhas e necessidades para as empresas que queiram continuar atuando em um novo cenário cheio de desafios. Principalmente àquelas empresas que já integraram soluções digitais em seus processos enfrentam agora riscos na gestão dos processos; atividade afetada pelas novas etiquetas de convívio.
A gestão remota foi a solução encontrada para assegurar a segurança de todos e a continuidade do trabalho. O monitoramento e gerenciamento de toda uma infraestrutura de automação é fundamental a qualquer setor, pois é exatamente estas operações que podem identificar falhas e desperdícios, e colaborar para a tomada de decisões que não prejudiquem a produtividade dos processos.
O modelo home office chega para várias empresas brasileiras como uma novidade. Recorrer a gestão remota da infraestrutura de automação segue desafiando a experiência de liderança de gestores, pois, agora precisam gerar e supervisionar resultados à distância.
Lidar com pessoas e equipamentos remotamente será o maior desafio dos gestores, além de conseguir mensurar planos de metas da equipe integradas às atividades relacionadas aos equipamentos, também terão que gerenciar a infraestrutura de automação nos quesitos funcionalidade e segurança.
Como realizar a gestão remota da infraestrutura de automação
O home office atuando nas atividades de gestão está a cada dia ganhando novas ferramentas e conceitos para melhorias, como maior flexibilidade e agilidade. Acompanhe agora dicas que podem transformar positivamente a gestão remota da infraestrutura de automação.
Invista em tecnologia
Presencialmente ou não, é essencial a presença de tecnologias que contribuam para a gestão. Por isso, durante esse período que possuir controle real do cenário corporativo pode definir o sucesso da empresa, deve-se procurar investimento em soluções tecnológicas que facilitem a gestão da infraestrutura de automação. Estamos falando sobre integrar tecnologias que mensurem riscos, problemas, aumento na produção etc.
Na ausência do gestor no ambiente físico é preciso que este tenha disponível a visualização mais clara e objetiva dos recursos. Tecnologias como o RFID e Internet das Coisas são algumas das principais soluções para uma gestão eficiente em tempo real.
Treine
O treinamento para a gestão remota equivale a planejar estrategicamente a ação dos funcionários que estão gerenciando a infraestrutura à distância. Com isso é preciso estar atento às novas normas de segurança, comunicação eficiente e distribuição de tarefas de forma mais produtiva.
Hora de atribuir conceitos
Chegou o momento de valorizar a cultura da tecnologia e explorar os conceitos que chegam com ela. A automatização em larga escala é apresentada no conceito da Indústria 4.0 como parte da transformação digital, porém está interligada com diversos outros conceitos, como geolocalização indoor e a metodologia lean.
Colocar em prática conceitos que valorizam a automatização irá colaborar para a criação de políticas à gestão da infraestrutura, auxiliando nas questões de liderança, como também aumento na produtividade, agilidade e dinâmica.
Saiba mais com a On Smart Tech
A On Smart Tech sabe que nem todos estavam preparados para lidar com as novas demandas impostas pela pandemia da COVID-19. Mas sabemos também que a demanda por tecnologia está longe de chegar ao fim. Saiba mais sobre a era digital em nosso Instagram e LinkedIn.
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