Sendo essencial para a sobrevivência de qualquer setor, a tecnologia transformou o comportamento de clientes e do mercado. Podemos analisar esse fato no setor de telecomunicações, que hoje lida com uma demanda de consumidores muito mais dependentes de dispositivos móveis e conexões rápidas, e concorrentes procurando por soluções que otimizem suas operações e ganhem em produção.
Diante a essa nova realidade, a telecomunicação passa pelo período de se adaptar a esse novo cenário e procurar soluções inovadoras às operações até a experiência do cliente: o setor passa então pela transformação digital!
Entenda agora como essa transformação está ocorrendo na telecomunicação e qual será o impacto no futuro ao setor.
De onde surgiu a necessidade de inovação?
E de repente todos tinham um Smartphone.
Podia ser a frase final para as transformações que ocorreram na telecomunicação, mas não sabemos se algum dia os dispositivos móveis irão parar de serem consumidos. Na mais positiva das hipóteses, talvez jamais, e exatamente por essa nova relação com a tecnologia que se criou a necessidade de mudanças nas operações e na cultura da telecomunicação.
A telecomunicação está diretamente ligada com a forma com que as pessoas se comunicam. Em poucos anos abandonados as linhas telefônicas para migrar às mensagens e vídeo-chamadas. O rápido ritmo de mudança é o principal desafio enfrentado pelo setor que possui clientes mais exigentes com a qualidade e agilidade do serviço, e da necessidade de novos recursos tecnológicos e treinamento para a reinvenção não apenas da infraestrutura operacional, mas também ao mindset da empresa; tudo isso integrado a tecnologias facilitadoras.
Mas lembra-se: não basta apenas a integração de tecnologias ricas se está não está escalada apropriadamente no objetivo e conhecimento da prestadora de serviço de telecom, tornando mais um desafio para as empresas que acreditam precisar de um grande tempo de inatividade para a mudança interna.
Como está acontecendo a transformação digital na telecomunicação?
Não é razoável imaginar um futuro em que a forma que iremos nos comunicar não evolua ainda mais. Será sempre preciso reinvenção na telecomunicação, pois, sendo essencial para a conexão de próximos ou distantes e com a constante mudança de comportamento da sociedade, é um dos principais setores que jamais pode se dar como definitivo. Por hora, apresentamos algumas das mais promissoras tendências que estão conciliando a transformação digital à telecomunicação.
Experiência do cliente
Nos últimos anos absolutamente todas as etapas que envolvam a abordagem, reconhecimento e fidelização de um cliente a uma marca mudaram. Na telecomunicação é bastante visível que a mudança de necessidades trouxe consigo mudanças no que o cliente espera do seu atendimento, por isso a transformação digital na telecomunicação intensifica o uso de novos canais digitais para um atendimento personalizado e eficiente.
Para a oferta, informação e compra de seus serviços, por exemplo, pode ser realizada por vias onlines. Ao desburocratizar o processo de contratação de serviços, o cliente é atraído pela facilidade e agilidade. Esse atendimento pode ser automatizado por chats bots e sistemas de aplicativos próprios– plataformas já conhecidas por grande parte dos consumidores, sendo uma estratégia que utiliza do prévio conhecimento dos recursos digitais do público ao favor da produtividade da empresa.
Big Data e Internet das Coisas
Big Data e a Internet das Coisas são as duas tecnologias pioneiras da transformação digital na telecomunicação, pois lidam exatamente com grande volume de dados e a geração de valor destes.
Utilizando o big data o setor de telecomunicação gerencia com inteligência e produtividade do fluxo de dados cada vez mais crescentes. Imagine uma pessoa que está sincronizada no e-mail corporativo em um desktop ao mesmo tempo que utiliza as redes sociais da empresa no celular e acompanha as últimas notícias em outro site. Veja só a quantidade de dados que precisam de hospedagem e conexão de velocidade e qualidade para acesso. O big data é a inovação para a infraestrutura da telecomunicação ser capaz de atingir e impulsionar o futuro cada vez mais conectado.
E com a medida de aumento de dispositivos conectados, surge a necessidade de uma tecnologia que consiga unir todos estes aparelhos, isto é a Internet das Coisas. A IOT conecta pessoas a pessoas, pessoas a coisas e coisas a coisas, demostrando que ainda haverá um aumento ainda maior de dados e demanda para que essas informações gerem valor para as empresas.
Novos modelos de realizar as operações irão mudar, como o monitoramento e a manutenção dos serviços telecom, transformando completamente a experiência dos clientes com a internet e seus dispositivos.
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é uma das tendências da telecomunicação que mais cresce. Integrada à experiência do cliente, dispõe de inteligência e interatividade nos chats bots, personalizando a forma de atendimento. Junto ao Big Data e IOT, a inteligência artificial melhora o desempenho dessas tecnologias, como monitorias mais eficazes e insights que traduzem o cenário real da empresa para a tomada de decisões de valor. E isso é apenas o início.
Inove com a On Smart Tech
Deixe de procurar por soluções, seja apresentado a elas. A On Smart Tech oferece serviços consultivos de acordo com o seu cenário atual e a sua perspectiva para o futuro. É uma grande expansão? É uma reinvenção? Fale conosco e descubra mais em nosso Instagram e LinkedIn.
Related posts:
- Como a tecnologia móvel está transformando a indústria dos provedores de serviços de Telecomunicações
- Transformação Digital no Varejo – A definitiva jornada do cliente
- Indústria na pandemia: estratégias para gerar crescimento e melhorar o desempenho financeiro
- Desafios e Oportunidades na Manufatura Atual