A internet e os dispositivos móveis estão transformando a telecomunicação. Com o aumento de usuários de notebooks, smartphones, computadores e tablets, a indústria dos provedores de serviços de telecomunicações sentiu o impacto de uma demanda que exige flexibilidade e agilidade.
Vivemos um período de novo modelo na troca de informações, onde serviços de telefonia e SMS foram deixados para trás dando espaço para as mensagens, áudios e vídeo-chamadas, o que pede mudanças urgentes nas operações, infraestrutura e experiência do cliente nos provedores de serviços de telecomunicações.
Como isso está acontecendo é o que você acompanha a partir de agora.
Desafios da indústria dos provedores de telecom
- Novo comportamento tecnológico
O celular é o principal meio de acessos à internet no Brasil, segundo o IBGE, e, graças ao conceito Bring your own device (BYOD), ele tem ganhado cada vez mais espaço como ferramenta fundamental ao ambiente digital das empresas, junto a notebooks e tablets.
A tecnologia móvel intensificou a mobilidade, agilidade e disponibilidade para as mais diferentes atividades, criando um mundo móvel que necessita de redes que abranjam as diferentes plataformas e inove com novas tecnologias.
Infelizmente o setor da telecomunicação não consegue acompanhar e inovar na mesma velocidade que as tecnologias móveis, pois é um setor que precisa planejar a infraestrutura para a realização das operações e capacitar profissionais a promoverem a inovação.
- Impacto da COVID-19
Sendo o objetivo da telecomunicação do futuro oferecer conexões de qualidade e expansão em grande escala para todos os usuários, as tecnologias móveis já têm deixado marcas de uma inovação cada vez mais real, principalmente durante o cenário de crise causado pela COVID-19, que aumentou o uso da tecnologia móvel ainda mais.
Hoje a principal demanda para a telecomunicação brasileira é uma internet mais rápida, já que os dispositivos móveis transmitam, criam e informam em tempo real precisando que as redes atendam conexões de forma mais rápida e com maior qualidade. Vivendo uma pandemia global e com a necessidade de realizar diversas atividades online, os consumidores não toleram mais serviços que prejudiquem a velocidade ou inativem sua conexão, pressionando os provedores de serviços de telecomunicação a melhorias.
Tendências para a telecomunicação a partir dos próximos anos
O maior desafio do setor de telecomunicação será expandir e inovar operações e conseguir cobrir toda a demanda de usuários. Graças a modernização rápida de diversas tecnologias isso já está ocorrendo. Apresentamos duas das maiores tendências para os provedores de serviços de telecom em um futuro bem próximo.
Big Data
O setor de telecomunicação já lida com um grande volume de dados e isso só irá aumentar ainda mais no futuro com a expansão ao acesso à internet e o aumento de uso das tecnologias móveis. Portanto, para continuar ofertando serviços e automatizando o trabalho, os provedores de serviços de telecom precisarão transformar seus modelos de negócios, seus procedimentos operacionais, e claro, implantar novas tecnologias, como o Big Data.
O Big Data além de automatizar a coleta e gerencia de um grande volume de dados, também transforma a experiência do cliente – uma necessidade atual diante a mudança comportamental do consumidor extremamente dependente de atendimento personalizado aos serviços telecom.
5G
Claro que não podíamos deixar de falar do tão falado 5G. Após as inovadoras últimas quatro gerações de internet sem fio, a rede 5G mudará completamente a forma de consumir tecnologia, desde a internet até a relação com os dispositivos móveis.
De forma em atender a demanda crescente de pessoas cada vez mais conectadas, o principal objetivo é a conectividade de alta velocidade. Para se ter uma ideia, a velocidade de download 5G será 20 vezes mais rápida do que a atual rede 4G. Porém, o 5G além de permitir conexões mais rápidas, irá estimular e permitira interconexão; outro conceito futuro: Internet das Coisas. Ou seja, a interligação de dispositivos tecnológicos capazes de impactar completamente operações.
As empresas estarão cada vez mais presentes no mundo digital e precisarão de ferramentas e soluções que as mantenham produtivas, inteligentes e flexíveis. E está aí o futuro das redes: a quinta geração com maior banda larga, cobertura de mais dispositivos e melhoria de latência.
Fale com a On Smart Tech
A tecnologia colabora para empresas pequenas ganharam seu espaço, empresas médias não se perderam na competição e empresas grandes manterem o padrão alto de produtividade. Quer como fazer isso? Veja em nosso Instagram e LinkedIn.