Empreendedores conhecem os dois lados da atividade empreendedora. Um momento de sucesso e prosperidade pode rapidamente se reverter em eventualidades internas que colocam em risco as atividades da organização. E é isso que muitas empresas estão passando por conta da crise causada pela pandemia da COVID-19.
Diante dos desafios econômicos, muitos negócios não estão conseguindo traçar estratégias para enfrentar a crise, escolhendo paralisar investimento em diversos serviços corporativos. Mas será que precisa ser assim? Apresentamos agora a modalidade outsourcing e o seu impacto em momentos de desafios econômicos.
O que é Outsourcing?
Com certeza você já ouviu falar sobre outsourcing. Literalmente significa: fonte de fora.Esse termo advindo do inglês é confundido como sinônimo da terceirização, mas o outsourcing tem como objetivo a contratação para funções muito específicas e que impactam diretamente nas operações da empresa, ou seja, quando a empresa prática o outsourcing está contratando serviços corporativos que envolvem o desenvolvimento de certa área interna de qual não é o seu foco.
Por exemplo, uma empresa de publicidade não precisa contratar um serviço de fora para realizar atividades voltadas a publicidade, mas pode ter demanda de serviços de contabilidade precisando de um especialista desta área.
Qual é o impacto da falta do Outsourcing?
Durante momentos de desafios econômicos como a atual crise econômica causada pela pandemia da COVID-19, muitas empresas tiveram que diminuir equipes ou paralisar investimentos de recursos nas áreas corporativas. Infelizmente essa prática causa efeitos graves na gestão empresarial que sente a falta no controle organizacional. Para muitas empresas é muito custoso a abertura de um novo departamento específico a determinada área, o que colabora para manter todas as operações da empresa voltadas a uma pequena equipe, resultando em funcionários sobrecarregados e diminuição na produtividade.
Que tipos de serviços corporativos podem ser terceirizados?
O outsourcing abrange a contratação de diferentes serviços corporativos, entre os mais notáveis estão:
Outsourcing em TI
Muitas empresas não contam com um departamento exclusivo de TI, seja pela falta de recursos de equipamentos ou pelo custo de um especialista. Para manter a segurança e produtividade no ambiente digital, é possível contratar profissionais de fora que prestam assistência de serviços de TI, como monitoramento dos sistemas e gerenciamento de dados.
Outsourcing em Marketing
Essencial para a sobrevivência e popularização de um negócio, as equipes de marketing prestam serviços que atendam as necessidades referentes a comunicação organizacional da empresa. No modelo outsourcing, o contratante conta com profissionais do ramo para desde a criação de estratégias para alinhamento do objetivo da empresa aos seus stakeholders, criação de publicidade digital e física, e até mesmo assessoria de imprensa.
Outsourcing em Contábeis
Outsourcing para as áreas financeiras são os mais utilizados, já que proporcionam flexibilidade e produtividade em questões que precisam de monitoramento e tomada de decisões frequentes. Em contábeis, o outsourcing pode ser feito para a elaboração de demonstrações contábeis, folhas de pagamento dos funcionários, além de constante atualização e análise em questões fiscais, tributais e trabalhistas.
Benefícios do Outsourcing durante desafios econômicos
São nos momentos mais desafiadores que o empreendedor procura por soluções que mudem rapidamente a recessão interna. Investir capital parece uma ideia distante para um momento de desafio econômico, porém há formas de realizar esse investimento em serviços corporativos essenciais de forma inteligente e flexível. E sabe quais são os benefícios do outsourcing? Veja agora.
Redução de custos
Não apenas a redução de custos financeiros, mas também a redução de tempo de inatividade da área. Ao realizar o outsourcing, a empresa não possui mais a necessidade de criar um departamento próprio e montar uma equipe, direcionando os recursos financeiros e o tempo para outras atividades mais importantes.
Diante do momento de desafio econômico, isso significa investimento estratégico, já que a contratação outsourcing conta com profissionais experientes, capacitados e que podem servir de auxílio temporário, dando flexibilidade a empresa contratante.
Aumento na produtividade
Com uma equipe externa especializada na área, os resultados chegam mais rápidos. Com o outsourcing, a empresa não precisa interromper as suas principais atividades para realizar o planejamento ou execução de outras áreas; consegue estabelecer e dividir com mais organização a equipe e ter controle e concentração no que realmente interessa.
Menor índice de riscos
Já pensou uma empresa de contabilidade direcionando um funcionário sem experiência para lidar com as atividades de recursos humanos? Claro que não. Por isso o outsourcing otimiza todas as partes que compõe um negócio. Cada uma delas é executada por profissionais do ramo, reduzindo a ocorrência de falhas e acabando com a necessidade de investimento em treinamento.
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