A pandemia da COVID-19 ocasionou o fechamento total do comércio. Apesar de o lado negativo que abrange as dificuldades de uma crise, o varejo foi um dos principais setores que conseguiu se reinventar diante as medidas de fechamento e distanciamento social. A maior transformação está na migração abrangente dos negócios para a internet.
O e-commerce não é uma novidade fresca, porém foi a pandemia que obrigou com que o varejo fosse para as plataformas digitais caso quisesse sobreviver ao mercado. Hoje, comércios com diferentes propostas de ofertas estão online.
Essa mudança para o mundo digital trouxe transformações para todas as atividades varejistas, desde o primeiro contato com o cliente até a logística de entregas.Ampliou-se a significância e importância das lojas chegarem ao cliente com auxílio das plataformas digitais, tornando não apenas uma necessidade momentânea, mas muito relevante à transformação digital do setor.
As marcas do varejo digital
O que mais será relevante ao varejo pós-pandemia será o novo comportamento do cliente. As etapas de venda, a jornada do cliente e até mesmo o planejamento das lojas físicas serão modelados para a nova demanda de clientes. Com a popularização das plataformas digitais e a possibilidade de compras online, uma grande parte de consumidores continuará com esse comportamento mesmo com a volta da normalidade, pois atribui diversas vantagens com a prática de venda e compra online, como a flexibilidade e facilidade.
As empresas que demoraram em inserir suas atividades no mundo digital já passam por dificuldades em áreas primárias, como a migração da marca para a internet, e também nas etapas externas. O aumento da concorrência também alterou o planejamento de muitas marcas, pois as empresas que já trabalhavam na modalidade e-commerce viram o aumento de novas entradas de empresas usando das mesmas plataformas para chegar ao consumidor.
O não estabelecimento definitivo da empresa no mundo digital é um risco enorme hoje e prosseguirá sendo no futuro já que a crise financeira, o novo perfil do consumidor e ampliação da tecnologia e a criação de novas plataformas estão transformando completamente as formas de vender e consumir.
O varejo pós COVID-19
Quais mudanças ocasionadas pela pandemia serão acolhidas como nova realidade de trabalho? Quais novas tecnologias aplicadas serão mantidas? São muitas as perguntas ainda sem respostas, porém, é certo que algumas previsões já podem ser feitas e avistadas em um cenário não tão longe do presente. O varejo após a COVID-19 será:
Cada vez mais digital
É claro que a tecnologia será grande protagonista do novo varejo. Se antes as lojas virtuais já ganhavam cada vez mais destaque no mercado, após a COVID-19, o e-commerce prosseguirá como uma tendência. O maior desafio será a fidelização do cliente em universo digital de possibilidades. Por isso, as empresas precisarão investir em novas estratégias de marketing, gestão e controle para que consiga ter relevância dentro e fora do mundo digital.
Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, o varejo deverá aplicar as novas formas de chegar até o cliente de acordo com o objetivo final da empresa, como o aprimoramento com bots de atendimento, formas interativas de apresentação do produto, controle e gestão da logística por soluções tecnológicas, entre outras ações que envolvam a tecnologia.
Mais automatizado
A automatização será uma velha aliada que ainda repercutirá para a existência das atividades varejistas, pois, no momento pandêmico, as formas de automatização, seja na gestão das atividades internas ou externas, são responsáveis por auxiliar a empresa em cobrir suas demandas, e no futuro continuará atuando para o aumento da produtividade.
Mais moderno
Não podemos esquecer que as lojas físicas voltarão a abrir as portas. Além dos novos comportamentos de higiene deixados como aprendizados da pandemia, o varejo possuirá novas formas de aprimorar a experiência do cliente.
A modernidade no varejo virá com soluções voltadas a atrair a presença do consumidor em seus espaços físicos. Alternativas de autoatendimento, compre e retire e ambientes inteligentes e interativos serão algumas dos possíveis aprimoramentos ao atendimento presencial de clientes muito mais voltados ao mundo digital.
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