O sistema financeiro sempre buscou por mais segurança e novas estratégias para tornar a experiência do cliente de acordo com o século em que vivem: de rapidez e comodidade. Mas por conta da veloz transformação do mundo, novas tecnologias chegaram, ultrapassando as citadas exigências do consumidor da era digital, hoje vistas como obrigatórias e não como um luxo.
O mundo financeiro é o setor que mais está se adaptando e trazendo soluções tecnológicas únicas para seguimento da transformação digital, que propõe o uso da tecnologia para aprimoramento interno. Serviços digitais por aplicativos, diminuição de ações burocráticas para abertura de contas e uso de chatbots e Inteligência Artificial para atendimento ao cliente são alguns dos planos atuais que o sistema financeiro está praticando de forma ampla para tornar as finanças um setor muito mais acessível, inteligente e ágil.
E acredite, essa é apenas a ponta do iceberg da capacidade do sistema financeiro de fidelizar ainda mais a tecnologia em suas ações internas e externas.
A transformação digital já atingiu o sistema financeiro
As instituições financeiras não conseguem mais sobreviver aos modelos tradicionais, pelo simples fato de que a tecnologia está mudando a maneira da prestação de serviço. Não é uma novidade, entenda que a transformação digital é uma parte da evolução humana, por isso, o sistema financeiro, que, de certo modo, rege a vida de todos, pois qualquer renda adquirida passa por uma instituição bancária, está sendo atingido pelas formas inovadoras de trabalhar e oferecer.
O sistema financeiro sabe as consequências danosas de crises, recessão, desemprego, inflação, e podemos dizer que quando não está preparado para a transformação digital, ele sofre outra crise, a crise da estagnação que resulta em malefícios na rotina de trabalho de banqueiros, contadores, investidores e de todos que dependem de seus serviços.
Problemas do sistema financeiro tradicional
Os riscos assumidos pelo sistema financeiro nos dias de hoje também é muito maior. Vejamos quais são os principais:
- Qualidade de serviço tradicionalista: agência, filas e burocracia;
- Baixa confiabilidade de planejamento e análise de ações e investimentos por escassez de técnicas de aprofundamento de dados;
- Demora ao atendimento do cliente;
- Ameaças de segurança de informações confidenciais;
- Ameaça a privacidade;
- Escassez de digitalização;
- Falta de transparência;
- Complexidade da instituição financeira dificultando as operações.
Quatro exemplos da transformação digital no sistema financeiro
Por ser um setor essencial, como já dito anteriormente, as instituições financeiras são os maiores exemplos do setor que adotou tecnologias para otimização de seus processos internos refletidos na entrega de melhores serviços aos clientes. Quais são essas tecnologias e como elas estão sendo usadas nas etapas financeiras? Bem, é isso que você acompanha agora.
- Inteligência Artificial
Os dados tem valor, por isso, as instituições financeiras possuem interesse em conseguir extrair o valor dessas informações, utilizando a inteligência artificial como principal tecnologia. Não é de estar surpreso sobre o potencial da inteligência artificial no sistema financeiro, pois, sendo uma tecnologia que permite o encontro, centralização e análises profundas que caminham para decisões ágeis e inteligentes, seu uso nos processos tão complexos das finanças é permitir avanço para o melhor atendimento ao cliente.
A inteligência artificial no sistema bancário é usada para atender as necessidades atuais da própria instituição e dos clientes. Vejamos cada uma individualmente.
A inteligência artificial com as soluções cognitivas
As soluções cognitivas para o sistema financeiro é o que permite um atendimento que entenda, comunique e auxilie o cliente de forma afetiva, ágil e personalizada. Muitos bancos já possuem seus próprios bots (“assistentes digitais”), tecnologias cognitivas que recebem nomes comuns para uma aproximação mais pessoal ao consumidor. Essas plataformas cognitivas são geridas da IA e conseguem aprender e se comunicar com linguagem natural, por exemplo, a mais famosa plataforma Watson, que modelada por alguns bancos, está auxiliando clientes por mensagens de texto e até mesmo por mensagens de voz.
A inteligência artificial com Machine e Deep Learning
O sistema financeiro é recheado de dados em diferentes formatos: algoritmos, gráficos, escalas numéricas etc. A inteligência artificial quando aplicada junto com as soluções de Machine Learning ou Deep Learning pode gerar conclusões aprofundadas de dados volúveis, como os da bolsa de valores, queda e aumento de ações, decisões governamentais com impacto econômico etc. A inteligência artificial incrementada permite uma escala de dados com respostas assertivas, transparecendo confiança para a tomada de decisões de profissionais internos, aconselhando melhor seus clientes com dados analisados e monitoria frequente dos que chegam.
- Internet Banking
O cliente não precisa sair de casa para ter atendimento bancário, todos os serviços estão na palma da mão, literalmente, pois pode realizar pagamentos, transferências e até mesmo solicitar empréstimos pelo próprio celular. Com a democratização financeira, o sistema financeiro tem formado novas faces para atender diferentes públicos, como os jovens – geração conectada – até aposentados. A tecnologia de soluções bancárias digitalizadas consegue abordar todos os públicos com assistentes virtuais disponíveis 24 horas por dia, prestando apoio para dúvidas comuns, além de centros de atendimentos em diversos canais de comunicação, possibilitando contato com o cliente na plataforma de sua preferência.
O modelo de internet banking é tão importante em uma época que os clientes esperam serviços consultivos, agilidade e atendimento personalizado. São várias as instituições financeiras que já praticam essa modalidade com sagaz atenção a seus benefícios. Contudo, é preciso lembrar que continuar investindo em mais modernidade, significa proporcionar ainda mais comodidade ao cliente, que já não se vê esperando em uma longa fila para pagar um boleto, portanto, também imagina um futuro onde a existência de uma agência bancária em cada esquina não será mais tão necessária – como o que já acontece com os bancos digitais, instituições financeiras que não possuem sede física, existem apenas na tela dos celulares.
Essa conectividade mais ampla permite que a instituição preste até mesmo serviços secundários, por exemplo, auxílio de gestão financeira e atualizações frequentes de ações, tratando com maior transparência os investimentos daquele cliente.
- Open Banking
Você já deve ter ouvido falar sobre um conceito que visa ao cliente ser dono de seus próprios dados, disponibilizando essas informações em uma plataforma única, de acesso livre para as empresas, sem estar essencialmente vinculado a um aplicativo específico do banco A ou B. Isso é o Open Banking. Significa muito para o sistema financeiro como um todo ter centralização dos dados dos clientes e possuir acesso autorizado para vincular com suas estratégias institucionais de segmentos diversos. Com tamanha transparência, esse formato estimula a competitividade entre bancos para oferecer o melhor serviço ao cliente.
Todo esse conceito é aplicado no chamado API (Interface de Programação de Aplicativos, em português), que permite interação de aplicativos entre si. Dessa forma, os dados do banco A podem ser compartilhados com o banco B, que da mesma forma, compartilha seu catálogo de informações com o banco A e C, criando um ciclo contínuo.
Os principais benefícios do Open Banking para os processo internos é que ele derruba o modelo de funcionamento totalmente dependente das ações de bolha, ou seja, o banco funciona a partir do que recebe, sem compartilhar, ser modelado e ter acesso a funções de terceiros. A criação de APIs abertas é a melhoria de desenvolver serviços e produtos mais coerentes com a real necessidade dos consumidores.
- Blockchain
Uma palavra bastante comentada tanto na roda de investidores das moedas digitais (as criptomoedas) quanto dos que poucos sabem o valor de um Bitcoin no mercado. Resumidamente, a Blockchain é uma rede de registros com conteúdos financeiros que junto a esse conteúdo carrega impressões digitais. Para associação visual: pense em vários blocos agrupados lado a lado, cada um com seu conteúdo próprio, mas com a impressão digital do anterior, tendo isso como confirmação de que aquele bloco é válido. Essa cadeia de blocos é a Blockchain, hoje, vista muito menos como uma tecnologia especulativa, e sendo tratada como ferramenta para o sistema financeiro.
Em instituições financeiras, a blockchain tem sido utilizada diferente de suas operações propostas no mundo das criptomoedas, onde atua como uma tecnologia de “livro de registros de transações decentralizadas aberta ao público”, colaborando para segurança e transparência nas transações financeiras das moedas digitais. No sistema financeiro interno, a blockchain tem sido um mediador de confiança entre banco e consumidor, excluindo a necessidade de intermediários, por exemplo, aumentando as soluções para pagamentos instantâneos e transferências de câmbios internacionais em questões de horas.
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