A transformação digital chegou para todos os setores e a logística não ficou de fora dessa, principalmente pelas tecnologias já disponíveis para tornar os serviços de encomendas, o controle interno e a gestão de frotas em operações mais ágeis e produtivas.
A logística tem hoje grandes responsabilidades dentro de grandes, médias e pequenas empresas, pois lidará ativamente com a entrega da demanda, seja ainda na indústria com etapas otimizadas ou fora dela, já na etapa de entrega. De qualquer forma, é um processo da empresa que demanda muito preparo e um planejamento eficaz para distribuição correta de todas as ações logísticas.
Os desafios da Logística no cenário atual
Graças à volatilidade do mercado atual, as empresas enfrentam demandas de vendas tradicionais junto com as vendas e-commerce, desafiando seus processos logísticos. Vejamos alguns desafios enfrentados nos ciclo das operações da logística.
Alta demanda
Dar conta do fluxo de trabalho interno no chão das fábricas com sistemas baseados em operações manuais afetará a gestão de estoque, que por sua vez, estimula ou desencoraja as operações de frotas, que por fim podem sofrer escassez de serviços, afinal, se não há controle da jornada dos seus produtos, não há clientes para adquiri-lo. A alta demanda não significa objetivamente sucesso, apenas pode receber esse título quando todos os clientes recebem seu pedido em prazo e com a qualidade combinada.
A complexidade dos ambientes
Cada vez mais as indústrias, fábricas e estoques estão se tornando ambientes complexos de estrutura e planejamento, dificultando o trabalho de equipes para controle e administração. As máquinas, as esteiras, a porta de entrada e saída desses espaços quando não integrados com tecnologia que responda às necessidades de alavancar a produtividade e mobilidade do fluxo de trabalho irão atrasar a empresa nas questões de competitividade de mercado e da própria transformação digital, conceito que harmoniza tecnologia e rotina de trabalho como levante à Indústria 4.0.
A frota desorganizada
A questão do transporte, além de estar vinculado com a logística, também reflete na experiência do cliente, afinal, atrasos e erros podem acontecer nessa última etapa, resultando em insatisfação. As empresas cada vez mais possuem grande número de entregas para realizar em diferentes regiões, desafiando a agilidade e precisão de suas frotas, que quando sofrem escassez de tecnologias, resultam em baixos números de receita e clientes.
As maiores contribuições da Transformação Digital na Logística
A adequação de certos processos da logística com a tecnologia passa por muitas verificações, pois abrange mudanças nas etapas de transportes, de como o cliente receberá sua entrega e como as equipes irão se comportar no próprio ambiente de trabalho – de estoques até nas rodovias rumo aos centros de distribuição. Vejamos agora quais são as maiores contribuições de tecnologias diversas na logística.
Monitoramento de estoque
Começando a otimizar os processos de logística desde o estoque, equivale ao dito de “cortar o mau pela raiz”, afinal, é o seu estoque que define se algo pode sair ou não. Uma das maneiras mais notáveis que a transformação digital trouxe para monitoria dos estoques é a partir do RFID, tecnologia capaz de rastrear objetos, pessoas etc., em longas distâncias por meio de leitoras, antenas e até mesmo com a aplicação física de pequenas tags. O setor logístico se beneficia de informações de localização e rastreamento em tempo real de toda a sua cadeia de produção, sabendo o momento de entrada e saída de qualquer produto, transformando essas informações em dados observáveis pelas equipes.
Por exemplo, um processo demorado antes de pacotes serem enviados aos centros de distribuição é a contagem manual. Além de improdutiva pelas questões de tempo, é uma atividade falha por ser realizada sem nenhum comprovante tecnológico. Com todas as embalagens devidamente equipadas com etiquetas RFID, essa operação é automatizada, podendo ser feita de maneira instantânea a partir da leitura dessas tags, eliminando e erros e aumentando a agilidade.
Gestão de frotas
O rastreio e gerenciamento das frotas antes e depois de sua partida a etapa final de entrega podem ser realizados com o uso de tecnologias já conhecidas, mas ainda pouco exploradas nessa atividade. Os computadores portáteis e os tablets ganham funções alternativas, estabelecendo comunicação entre sede e motorista durante todo o trajeto. Além do mais, as próprias tags RFID compartilham informações em tempo real, monitorando a frota e seu valor.
Os computadores portáteis incrementados com gerenciamento de ativos e frotas repassam informações de localização instantaneamente, sendo mais transparentes em relação ao processo de frotas às gestões. Assim, além de saber cada passo do veículo e ativo, a gestão pode otimizar rotas, como uma cabine de piloto secundária, ajudando o motorista em driblar trânsito e outros imprevistos.
Serviços de encomendas e comprovante de entrega
As gestões precisam rastrear seus pacotes para otimizar a segurança e flexibilidade da frota. O RFID ainda é a tecnologia perfeita para esse cenário, transferindo dados não apenas para as gestões, mas aos próprios clientes que podem ter acesso a localização de sua encomenda, mostrando a transparência e compromisso da empresa com a etapa fundamental para o selamento de fidelização.
O uso de dispositivos para coleta e leitora de assinaturas na etapa final da entrega também agiliza os processos, não dependendo de relatórios extensos ou listas de assinaturas. Com apenas a câmera de um tablet, o profissional registra e documenta o comprovante de que aquela entrega foi finalizada, podendo partir para a próxima sem atrasos.
Internet das Coisas (IOT)
Internet das coisas é um dos pilares fundamentais da transformação digital, funcionando na logística como impulso para aceleração na produção e possibilitando maior autonomia entre máquinas e equipes. Automatizando depósitos, frotas, gestões de controle e segurança, a IOT modela uma nova forma de trabalhar, possibilitando que as empresas limitem seu espaço físico, e invistam em tecnologias de monitoramento, rastreio e análise profunda de dados, por exemplo, as soluções de frota e estoque são tecnologias que quando acopladas a IOT sucedem ainda mais, pois quando todos os dispositivos estão inseridos na internet, a empresa é capaz de gerir valor desses dados.
A logística abrange cada passo de uma empresa, e com uso da IOT, tudo estará conectado – de motoristas até as prateleiras do estoque. Aprofundar a relevância dessas informações é a vantagem que o gestor terá sobre a concorrência, podendo planejar melhor etapas logísticas e agregar valor desses dados para outros setores fundamentais da empresa.
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