Biometria é o processo de identificar individualmente cada ser humano por meio de características físicas: digitais dos dedos, íris, palma da mão e até mesmo pela voz. No mercado, a biometria serve como tecnologia para, principalmente, identificação de funcionários ou visitantes, estabelecendo políticas mais seguras de controle de acesso interno.
Como a biometria funciona no mundo dos negócios?
A biometria dentro de uma empresa não se diferencia muito da ação de cadastro de um celular com possibilidade de desbloqueio por digital ou atendimento em caixas eletrônicos. Basta um sistema de cadastro que capture (o primeiro contato, p. ex. a coleta das impressões digitais), catalogue (entre nos registros) e compare (quando o sistema for requerido). Sendo a biometria mais utilizada ultimamente para incrementar as práticas de segurança de empresas, vamos imaginar como funciona esse cenário:
No edifício da empresa algumas portas, por exemplo, tem o seu controle de acesso medido pela ação biométrica. Só são destrancadas se o funcionário escanear o dedo no sistema – a sua impressão digital funciona como uma chave. Se imaginarmos essa situação em um hospital, por exemplo, onde certos ambientes são restritos, a segurança para controle de entrada e saída é muito menos propícia a sofrer riscos e ameaças.
Os 5 principais sistemas biométricos de hoje em dia
- Digitais dos dedos;
- Reconhecimento facial;
- Reconhecimento de voz;
- Captura de íris;
- Reconhecimento de grafia.
A segurança do passado
A identificação biométrica é uma forma de assinatura inalterada, ou seja, não pode ser fraudada ou perdida, por isso, muitas empresas estão substituindo seus modelos tradicionais de segurança como as chaves, cartões e assinaturas em livros de acesso. Esses sistemas antigos de validação de identificação são muito sensíveis ao nível de atenção esperada pelas gestões responsáveis por controlar horários, equipes e ambientes.
E quando o trabalho é demais e não há tecnologia implantada para automatizar os processos, a empresa fica refém de erros, perdas e atrasos, dificultando muito a permanência de um bom trabalho e reputação intocável.
O problema com fraudes
Há pouco tempo, saiu na mídia um caso de um funcionário que teve acesso a informações confidenciais financeiras de uma grande empresa e deu um prejuízo de pouco mais de 40 milhões reais mediante desvio de dinheiro. As fraudes são possibilidades dentro das empresas, mesmo as maiores, e é com ações de segurança altamente restrita que se consegue burlar futuros prejuízos.
O problema com o controle de jornada de trabalho
Ainda existe o caso de fraude na carga horário de trabalho. Sabe o popular de “bater o ponto?” Pois bem. Não é raro encontrar casos de funcionários que registram o ponto em nome de outra pessoa, prejudicando o controle da gestão responsável e tornando muito mais vulnerável o vínculo da empresa com o funcionário. Os cartões e crachás podem ser facilmente desviados ou perdidos colocando em risco a segurança interna deles próprios e de todos que também representam e prestam serviços.
A biometria sendo uma ferramenta dentro da empresa
Empregada para operar melhor no fluxo da empresa, a biometria pode ser colocada em uso para as seguintes práticas:
Controle de acesso
Sua empresa sabendo quem deve e quem não deve ter acesso a determinadas informações vem utilizar a biometria para controlar permissões. No lugar de um pedágio físico, como os citados: cartões, crachás, listas de presença etc, a biometria cadastra todos os usuários, controlando o acesso automaticamente e sendo mais segura pela ação pós-programada da empresa que retém informações centralizadas dos funcionários aptos em ter acesso aos seus ambientes.
Salas laboratoriais, cofres bancários e sala de encomendas são ambientes que devem ter uma vigilância acentuada para não sofrerem depravações nas operações por terceiros. Com a instalação de leitores biométricos nas paredes de entrada, portas ou até mesmo em equipamentos, você sempre terá certeza que apenas as pessoas autorizadas possuem acesso.
Controle de frequência
Controlar a frequência de seus funcionários é assegurar o próprio colaborador tanto quando a empresa, pois registros de horas extras e dias de folga trabalhados sempre estarão marcados no sistema. Para evitar estresses no RH pelas fraudes e complicações dos funcionários que esquecem seu cartão de ponto, a implantação de um relógio de ponto biométrico eliminará todos esses problemas.
O relógio de ponto biométrico registra as digitais dos seus funcionários, dessa forma, quando chegarem ao trabalho, saírem ao almoço, voltarem do almoço e forem embora não precisaram criar uma fila para registrarem seus cartões, mas com apenas com a leitura rápida de sua impressão digital a empresa terá todas essas informações.
Outro benefício é que a biometria não entra no setor de esquecimento e do “qual é a minha senha mesmo?”, pois é necessária a interação física para desbloqueio, evitando os tão comuns compartilhamentos de cartões de acesso e que o funcionário trabalhe sem o devido registro por esquecido seu cartão em casa.
Automatizando operações
A biometria pode automatizar algumas atividades da rotina dos seus funcionários. Por exemplo, no varejo, ela pode ser aplicada para trazer produtividade e eficiência na realização de algumas operações lentas. Em uma loja não há nada mais comum que um cliente desistir de levar um produto de última hora, a empresa pode instalar leitores biométricos para autorizações de cancelamento nos caixas, evitando as práticas de compartilhamento de chaves de acesso entre funcionários e gerentes.
Além do mais, a biometria dos seus clientes pode personalizar o atendimento que receberão, por exemplo, recebendo descontos exclusivos e criando um cartão fidelidade apenas com a ponta dos dedos. A rotina fica mais rápida também para aqueles clientes frequentes que toda vez tem que dizer seus dados (nome, CPF) para serem cadastrados na nota fiscal.
Com tecnologia, você estará oferecendo o melhor àqueles que importam.
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