Pagar um aluguel para ter acesso a um bem, experiência ou serviço é a nova realidade da era da comodidade. Hoje em dia, não seria muito estranho se uma pessoa entrasse na sua loja e ao invés de adquirir um produto, sendo dona dele, preferisse pagar um valor para utilizá-lo. Imagine essa negociação. No lugar de um contrato de posse, se faz uma assinatura. E sabe como se chama esse tipo de mercado? O nosso título: Economia da Recorrência.
A Economia da Recorrência está mudando o mundo
A economia da recorrência é um novo modelo de negócio tão popular que até mesmo empresas já consolidadas no mercado aderirem a prática de vender acesso ou entrega de seus serviços e produtos.
Decifrando o nome: a economia da recorrência é a receita recorrente, ou seja, se antes a única forma de uma empresa ganhar dinheiro mensalmente fosse se o cliente optasse por parcelas, hoje, seu sistema financeiro é advindo de boletos mensais/trimestrais/semestrais/anuais pagos pelo cliente pelo aluguel do serviço/bem.
Para que esse sistema funcione, a empresa precisa de constantemente investimento na experiência do cliente, pois estamos falando de um modelo de entrega de serviços que pode ser cancelado a qualquer momento qual o cliente se sinta insatisfeito ou encontre melhores benefícios no concorrente.
A jornada do cliente pelo o seu bem ou serviço
Diferente do que muitos pensam a economia da recorrência não é uma forma de comércio apenas para empresas de tecnologias, é um conceito muito amplo relacionado com a transformação digital – a mudança interna de diversas áreas tratadas com a tecnologia, por isso deve-se observar a mudança de comportamento do consumidor de hoje.
Nos modelos atuais, a cobrança é feita por um valor cheio, ou seja, o cliente gostando ou não do serviço pagará por aquele x. Daí surge a tal afirmação: tudo bem, isso é ruim para o cliente, mas a empresa continuará lucrando.
De fato, não sentirá nenhum peso financeiro imediato, afinal de contas, o valor já foi quitado, mas o fato é que a maior rachadura entre um cliente e uma empresa é o arrependimento de adquirir um produto ou serviço que não atendeu as expectativas. As consequências posteriores são a falta de transparência de opiniões para melhoria interna, falta de fidelidade por parte dos clientes, marca desvalorizada e menos estratégias para inovação de oferta de serviços. E no final, o impacto financeiro começa a criar outras rachaduras na sobrevivência da empresa, pois a receita final sempre será imprevisível, pois é impossível de calcular o número de vendas de um novo mês.
A Economia da Recorrência na prática
A economia da recorrência propõe que ninguém mais tenha a necessidade de comprar um carro, mas que todos possam contratar o serviço de um, por isso, as empresas que planejam transformar seus negócios seguindo a nuance de assinaturas, deve colocar em prática ações para saber lidar com demandas, ofertas de planos e experiência do cliente. Vamos saber um pouco mais logo abaixo:
Como fazer a economia da recorrência?
Para planejar a economia da recorrência é necessário entender sua oferta e analisar a demanda. O consumidor recorrente está na loja de vídeo games, na floricultura, no setor da educação, nas academias, nas livrarias e até mesmo nos consultórios médicos.
Várias áreas de atuação podem fazer economia de recorrência, precisando apenas realizar sua própria estratégia.
Como planejar a cobrança de assinaturas?
Antes de decidir por cobranças mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, a empresa precisa planejar um plano de assinaturas. A quantidade de recursos, as funcionalidades possíveis ou recompensas exclusivas devem variar podendo o cliente escolher para qual assinatura quer se tornar cliente.
A empresa que oferta um serviço (p. ex. uma consulta médica, acesso a um software) ou um produto (p. ex. uma mercadoria entregue regularmente) deve preparar quase como uma escada de acesso. Nos primeiros degraus pode ofertar um plano básico com as funcionalidades essenciais, no meio da escada inclusão de alguns serviços a mais que modificaram a experiência do cliente e por fim, no topo da escada acesso 100% de todas as funções do serviço/produto ofertado.
Qual é a maior preocupação de uma empresa com economia da recorrência?
Estoque e organização. Se sua empresa oferta produtos físicos que devem ser entregues mensalmente aos clientes, deve formular estratégias de logística e automação para que os clientes receberem suas encomendas no período determinado. Da mesma forma, ao cliente validar um pagamento para um acesso digital, a liberação deve ser automática para assim evitar períodos inativos de uso por parte do cliente e frustração.
Como manter os clientes fiéis a minha marca?
A resposta é simples: dando a melhor experiência ao cliente possível. Em um plano de assinaturas os clientes são valiosos, perdê-los significa abaixar a atração e fidelidade de sua empresa. Novos modelos de planos, novidades, descontos e brindes exclusivos individualizam o cliente, criando incentivo para que eles prossigam usufruindo do seu serviço.
Benefícios de economia da recorrência para a empresa:
- Caixa da empresa com entradas mensais;
- Fidelização de clientes;
- Previsão de faturamento;
- Proximidade com o cliente.
Benefícios de economia da recorrência para os clientes:
- Menos custos;
- Melhor comodidade;
- Contratos de assinatura e cancelamentos descomplicados.
A On Smart Tech quer saber mais sobre você
Você quer saber mais sobre tecnologia que pode transformar o seu negócio e nós, da On Smart Tech, queremos saber mais sobre você para ajudá-lo a alavancar suas vendas. Entre em contato conosco e siga as nossas redes sociais, Instagram e LinkedIn, para conteúdos sobre tecnologia exclusivos.