Foi-se o tempo que a gestão de estoque era feita a partir de planilhas de papel e caneta. Lojas se expandiram e por consequência seus inventários também, criando a necessidade de uma nova forma de logística, controle e gestão desses grandes espaços. A gestão de estoque 2.0 é a realidade das empresas que estão na jornada da Transformação Digital.
O que é uma gestão de estoque 2.0?
A gestão de estoque 2.0 é uma nova forma de gerenciamento de inventários usando a tecnologia. Ou seja, se antes havia um funcionário para fazer manualmente a contagem de produtos que estão disponíveis em um estoque, hoje essa tarefa é automatizada com o uso, por exemplo, de dados rastreáveis por RFID.
A gestão de estoque 2.0 é a ligação entre equipe a hardwares e softwares, procurando melhora de desempenho nas tarefas e resultando satisfatoriamente na produtividade.
Estoque 1.0 vs Estoque 2.0
Dentro as diversas tarefas que existem a uma gestão de estoque todas elas estão ligadas a um processo único: o da visibilidade. É impossível fazer uma gestão sem antes saber se um produto está disponível. É impossível desenvolver uma estratégia sem ter detalhes do histórico do estoque no passado, presente e futuro. Infelizmente, os estoques manuais, que chamaremos aqui de Estoques 1.0, são aqueles que ainda fazem uso de práticas antigas para o planejamento e controle.
Imagine a loja 1 e loja 2, sendo o estoque da primeira 1.0 e a outra 2.0. Ambas possuem de início a mesma quantidade de produtos em suas instalações. As vendas começam e refletem na movimentação do estoque. A loja 2 faz o uso da tecnologia para registrar entrada e saída de seus produtos, atualiza automaticamente o status do estoque e facilita a vida dos funcionários para o registro dos itens com dispositivos de automação, enquanto isso, a loja 1 enfrenta problemas relacionados a visualização de disponibilidade, preparação e envio dos produtos pelo desencontro de informações e falta de dados que dispõe apenas em relatórios manuscritos.
Qual estoque é o seu?
Como fazer a gestão de estoque 2.0 no seu negócio?
Os efeitos de uma má gestão de estoque refletem em todas as outras operações da empresa, por isso, deve ser tratada como prioridade. Vejamos então como fazer a gestão de estoque 2.0 usando três tipos de tecnologia: RFID, Código de Barras e QR Code.
RFID: Visualização em tempo real
Saber onde tudo está mesmo estando distante é uma forma de gerenciar com eficiência o estoque, principalmente, quando se trata de grandes espaços e volumes. Estabelecendo o uso de etiquetas RFID nos itens, por exemplo, a gestão terá livre acesso a localização e rastreamento de todas as mercadorias, criando uma política de segurança muito mais ativa e resistente a fluxos intensos de trabalho.
O RFID simplifica e moderniza o sistema logístico atual. Estoques com grande movimentação de mercadorias podem se beneficiar com seu uso, instalando-o na porta de entrada, ou seja, no primeiro ambiente desde a saída do produto do caminhão até que entre no estoque. Isso pode ser feito via antenas RFID, leitoras fixas e até mesmo pelas tags, as etiquetas inteligentes.
Para que tipo de ambiente: para todos os tipos de ambientes, sendo ainda mais útil em estoques com grande quantidade de entradas e saídas.
Benefícios: menos erros envolvendo localização, rastreamento instantâneo, capacidade de armazenar informações, tecnologia que não ficará absoluta tão cedo, prevenção contra perdas e otimização nas operações.
Código de Barras: Identidade única para a mercadoria
O código de barras facilitará a catalogação, contagem, além de fornecer um número de identificação único para cada mercadoria, tornando a organização e controle do estoque muito mais visível.
A solução de estoque 2.0 usando Código de Barras é feita com a ajuda de dois hardwares: uma impressora de código de barras e um leitor de código de barras. São esses equipamentos que permitem que a gestão gaste menos tempo em trabalhos repetitivos e aumentem o nível de confiança nas suas operações.
Para que tipo de ambiente: estoques de menor volume sem a pretensão de localização das mercadorias, mas priorizando visão ampla do que se encontra dentro do estoque.
Benefícios: precisão na contagem de mercadorias, aumento de produtividade, precaução para perdas e erros e facilitação na realização de tarefas minuciosas.
QR Code: estabelecendo controle em um estoque pequeno
Atualmente, QR CODEs de todo o mundo são lidos pelas câmeras de celulares, usando-o no estoque, sua gestão terá acesso sobre o conteúdo das mercadorias, lotes de fabricação, validade e contagem; terminando com otimização na produtividade das operações.
A tecnologia de QR CODE no estoque é altamente flexível, pois é um código capaz de ser lido pelos próprios smartphones da gestão, sendo uma economia no quesito investimento em dispositivos de automação.
Para que tipo de ambiente: como o Código de Barras, o QR CODE é uma tecnologia preferível para estoques de volume menor.
Benefícios: visualização ampla do estoque, segurança e rapidez nas tarefas internas, aumento de produtividade e extermínio de erros.
A On Smart Tech pode te ajudar a ser 2.0
O que é ser 2.0? Além de acompanhar as publicações sobre tecnologia que a On Smart Tech faz no LinkedIn e Instagram, é também ser um agente ativo no uso da tecnologia para cenários empresariais. Quer saber mais? Entre em contato conosco.