A placa de “Sorria, você está sendo filmado” é um estímulo para caretas e línguas para fora, mas se todas as pessoas soubessem que na verdade essas câmeras usam software de Video Analytics, talvez mudassem de ideia sobre como gostariam de aparecer em checagens posteriores.
O que é Video Analytics?
O Video Analytics é um software criado para tornar a vigilância de vídeo mais inteligente.
Se antes as câmeras eram usadas para filmar aniversários ou formaturas, hoje estão espalhadas por todos os cantos do mundo gravando em tempo real ruas, hospitais, indústrias, lojas, estacionamentos etc. O conteúdo dessas gravações pode ser fundamental para justificar e prevenir diferentes eventos de segurança.
Quando se combina imagem + deep learning + análise estatística cria-se o Video Analytics, capaz de achar uma criança perdida em um supermercado em liquidação apenas sabendo a cor de sua blusa ou de identificar os passos de um ladrão em um aeroporto pelo seu porte físico.
Por que o Video Analytics está em alta?
No futuro, quase 80% dos conteúdos da internet serão em formato de vídeo. Isso fermenta um novo espectro para deter dados. Usando as “câmeras inteligentes”, uma empresa será capaz de saber se um cliente que acabou de entrar na loja está feliz ou perdido, definir gênero e sua faixa etária.
Informação é valor, isso justifica o porquê da proliferação do uso do Video Analytics, pois traça perfis, monitora e analisa. E esses dados podem ser utilizados para ações de marketing, expansão de público alvo e inovação interna.
O Video Analytics é o futuro das câmeras?
Prever é estacionar o argumento em 99% de chance, então é nela que o Video Analytics se encontra junto a outras tantas tecnologias como IOT e serviços cognitivos. Toda tendência nova leva tempo para cobrir todo o grande público, mas já existem alguns problemas relacionados à vigilância passiva que tornam o Video Analytics uma solução desejada.
A vigilância tradicional trabalha com câmeras que gravam 24 horas por dia e não produzem análises, tornando-se uma ferramenta qual o ciclo é filmar-apagar-filmar-apagar. O desperdício desses dados será reflexo de falta de modernização e passo ao futuro dependente de que toda informação seja analisada para provir valor.
Além de estabelecer faltas de estratégias, a filmagem das câmeras não está conectada com inteligente o suficiente para enviar alarmes e notificações em eventos importunos, por exemplo: invasões, roubos, brigas e atitudes suspeitas.
O que Vídeo Analytics pode fazer em seu negócio?
Independente do setor, a vigilância já é uma solução implantada. As câmeras se encontram entre corredores e salas de espera de hospitais, nas seções de lojas, em estacionamentos e fazendo a vigilância de depósitos. Mostraremos agora algumas situações vantajosas advindas do Video Analytics.
- Analisando clientes
Você sabe quantos clientes entram em sua loja por dia? O Video Analytics é capaz de “contar” o número de pessoas de um ambiente. O fluxo é mais de homens ou de mulheres? Qual é a faixa etária do público? Todas as câmeras do ambiente podem lhe dizer isso, proporcionando a empresa novas formas de organizar seu negócio e modelando novas estratégias para atingir o público alvo.
- Analisando o próprio negócio
E você sabe quanto tempo seus clientes esperam em uma fila? Melhorar o serviço é o segredo das empresas de sucesso. Imagine que em uma fila estejam dez pessoas esperando por atendimento. Por meio do Video Analytics é possível ver o tempo de espera de cada uma e o tempo que a funcionária leva para atender apenas um cliente. Com esses dados, se tem mais confiança para agir em pró de melhorar a qualidade de serviço aos clientes.
- Segurança da empresa
Os responsáveis por vigiar as imagens das câmeras de segurança podem se perder entre tantas telas monótonas. Em ambientes de extrema necessidade de vigilância – por exemplo, joalherias, lojas de artigos de luxo, hospitais, bancos – são importantes mais que dois olhos, como também inteligência e rápidos esquemas de seguranças. Com o Video Analytics, alertas são enviados cada vez que a câmera registrar situações anormais, além de monitorar veículos e trajeto de pessoas.
Imagine a situação de furto em uma loja. Quando identificada a localização do ladrão, a ação de interceptá-lo antes de alguma fuga é rápida e sem grandes transtornos na segurança de terceiros.
- Segurança dos clientes
Uma mãe transtornada pede ajuda ao setor de segurança, pois sua filha de apenas cinco anos se perdeu durante as compras no shopping. Estamos falando de um local de extremo fluxo e frequência de pessoas, onde seria de extrema dificuldade para um grupo de seguranças averiguarem todo espaço até encontrar a garota. Como o Video Analytics poderia resolver essa situação?
Na central das câmeras, depois de obter informações de cor do cabelo, porte físico, cores das roupas, usando a tecnologia de análise estatística, o Video Analytics faz buscas pela garota no seu histórico de gravações, recapitulando imagens de como foi descrita a criança: pequena, cabelos escuros, vestido amarelo. O Video Analytics coleta todas as gravações de crianças com vestidos amarelos até chegar na garota. Pela localização da câmera é possível identificar a rota feita por ela e alertar os seguranças pelos rádios comunicadores. Por fim, a garotinha é encontrada e devolvida para a mãe.
Luz, câmera, ação: Somos a On Smart Tech
A On Smart Tech quer te ajudar a preparar os holofotes para o seu caminho até o sucesso. Usando tecnologia inteligente – aquela que faz sentido em seu cenário – os objetivos profissionais serão alcançados com um passo já no futuro. Quer saber mais? Siga-nos no LinkedIn e Instagram.