Não é segredo que por conta das novas inovações digitais se tornou fácil fazer o cliente feliz. Se antes teria que ir até a loja fazer um pedido, hoje faz isso pela tela do celular. A experiência do cliente é tratada como prioridade, pois define fidelidade. Nessa nova perspectiva de relacionamento entre empresa e cliente, o comércio vem enfrentando novos desafios de tornar a experiência de compras mais flexível, moderna e aproveitável. O Personal Shopping é uma das soluções marcadas nessa agenda do varejo do futuro.
A possibilidade de o cliente entrar na loja e escanear os próprios produtos já não é mais apenas um teste, mas sim modelo de estratégia de inúmeros negócios ao redor do mundo. A solução de Personal Shopping está dando tão certo que algumas novas lojas já estão sendo construídas sem espaço para os balcões de pagamento, mostrando que os clientes que experimentam essa nova forma de fazer compras, aprovaram.
E tudo isso apenas usando um scanner.
Razões para o sucesso do Personal Shopping
Sorridente, um novo cliente entra no estabelecimento. Entre variadas seções, encontra todos os produtos que desejava; ainda está feliz da vida, pois muito deles estão com desconto. Desliza pelo corredor que dá acesso aos balcões de pagamento já pensando no elogio que dará a funcionária pela organização das prateleiras, pelas frutas frescas amostra e pela facilidade de entrar no estacionamento, quando percebe filas enormes formadas em frente aos dez caixas de pagamento.
O sorriso murcha, o elogio se aniquila.
Grande fluxo de pessoas é um objetivo a ser traçado por qualquer empreendedor, mas a maneira de organizar e melhorar a experiência de todos esses clientes vem muito antes de estabelecer metas de cinco mil clientes atendidos por dia. Não é uma cena rara carrinhos de compras deixados de lado, ainda cheios, por clientes que tiveram seu tempo consumido em filas. Se hoje o concorrente se preocupa em livrá-lo de ficar em pé, emperrado numa fila por duas horas, é para ele que migrará.
E a pequena satisfação do consumidor reflete economicamente e publicamente quando um varejo é conhecido mais pela sua demora do que pela sua qualidade. Se hoje até os bancos prezam que certos serviços sejam realizados digitalmente para esquivar as pessoas de horas em filas, as compras, uma atividade que deveria ser prazerosa, mas que se torna incomoda, mostra a rachadura que há ao pensar na experiência do cliente.
Um passo para o Personal Shopping
“Mas e se abrir novos caixas de atendimento para lidar com a demanda?” É uma possibilidade mais cara e menos prática. Quer uma solução de bom custo-benefício? Tecnologia. A Zebra, empresa líder de automação comercial, apresenta o Personal Shopper PS20 como hardware definitivo para o autoatendimento.
Como ele funciona? Ao entrar no estabelecimento, o consumidor faz o desbloqueio do PS20 rapidamente, usando uma regra de identificação estabelecida pela própria loja. A mensagem calorosa de “bem-vindo” no visor é a resposta que as compras vão começar.
Podendo ser acoplado diretamente no carrinho de compras, o PS20 entra em ação na medida em que o consumidor escanea seus produtos; ainda tem acesso do valor total de suas compras simultaneamente, quais produtos estão em ofertas, cupons e também sua própria lista de compras eletrônica conectada com o dispositivo.
O sistema do PS20 é simples, feito para ajudar e não complicar a vida de consumidores poucos familiarizados com a tecnologia. O sistema de hands-free possibilita uma digitalização fácil, não sendo necessário encontrar o código de barras para fazer os registros.
Na hora do check-out, sem estresse ou necessidade de tirar os produtos da sacola, basta o cliente digitalizar o código de barras no quiosque e pagar. Sua nota fiscal é impressa e prontinho, compras realizadas.
Efeitos na experiência do cliente: Imagine poder recomendar receitas ao consumidor levando em consideração os produtos comprados ou mostrá-lo a localização exata de um produto que procura. Esses enormes detalhes engrandecem uma experiência personalizada ao cliente, que além de livrar-se de filas, tem o sentimento de atenção durante as compras. O cliente tem alguma dúvida? Tudo bem. O PS20 irá conectá-lo, via mensagem de texto ou voz com um vendedor.
Efeitos na equipe: O PS20 não é apenas um dispositivo pensado para os clientes, mas também feito para automatizar o trabalho dos funcionários. Pode ser usado para atividades de compra online e retirada na loja, checagem e reposição de estoque, assistência ao cliente e gerencia de inventário.
Vantagens: aumenta as vendas e torna ágil, flexível e especial a experiência do cliente.
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