A segurança da informação é uma questão crítica para todos os usuários digitais. No caso das empresas, como as indústrias, é algo ainda mais relevante. Afinal, a interceptação ou o vazamento de dados podem causar prejuízos e até perda de credibilidade por parte do negócio.
Como a prevenção é a melhor alternativa, o ideal é conhecer as práticas de proteção. Embora não seja possível eliminar os riscos em sua totalidade, elas dificultam a missão dos invasores.
Na sequência, veja quais são as 4 boas práticas de segurança da informação e deixe a indústria mais segura na era conectada!
1. Adote ferramentas para tornar o ambiente digital seguro
Uma das primeiras ações deve ser utilizar os recursos disponíveis para tornar tudo mais protegido. A rede corporativa deve ser fechada e, se for o caso, contar com níveis extras de proteção, como uma conexão privada.
Também é preciso escolher senhas fortes nos diversos sistemas da empresa, adotar um bom firewall e usar camadas de criptografia. É ao combinar várias possibilidades que o negócio reduz os riscos de sofrer algum problema do tipo.
2. Conte com a estrutura e os serviços corretos
Mesmo com essas práticas, pode ser que ainda exista alguma vulnerabilidade. O melhor modo de tornar tudo mais robusto é com a contratação de serviços específicos para a segurança da informação.
Avaliações, gerenciamentos de serviços e análises de governança e conformidade são apenas algumas possibilidades. Também há como contratar atividades para formar uma linha de defesa e para proteger os dados de forma completa.
Para tanto, basta escolher uma empresa capacitada, com especialistas e com uma visão global do negócio. Somar isso às outras práticas garante os melhores resultados.
3. Conscientize os colaboradores sobre segurança da informação
Não adianta montar toda a estrutura se um dos pontos importantes ficar vulnerável: o capital humano. Os usuários são portas de entrada para todo tipo de ataque, então o ideal é que eles estejam preparados para evitar diversas situações.
Realize treinamentos sobre o assunto e demonstre quais são os impactos que um descuido pode causar. Trate do acesso a dados sensíveis fora da empresa e sobre como manter a confidencialidade.
Inclusive, é interessante criar um manual com boas práticas quanto à segurança da informação. Desse modo, todos têm diretrizes claras sobre o que fazer em cada situação e como garantir o nível certo de proteção.
4. Tenha uma boa estratégia de backup
Mesmo com todos os cuidados, pode acontecer uma falha grave ou até o “sequestro” de bancos de dados. Para que a empresa não fique nas mãos de criminosos virtuais, por exemplo, o ideal é ter um plano alternativo. Ao falar em tecnologia, ele se chama backup.
Elabore uma estratégia de backup redundante e recorrente, com envio para vários servidores e até para a nuvem. Caso seja necessário, é possível “acionar” os arquivos e recuperar toda base.
A segurança da informação é essencial para a continuidade dos negócios na era digital. Com essas recomendações, é viável aumentar o nível de proteção e diminuir os riscos associados.
Se quiser se aprofundar no assunto, entenda melhor a CyberSegurança e veja se a sua empresa está preparada.