E quando as mercadorias já estão embaladas, armazenadas nas condições e nos veículos certos, o trabalho ainda não acabou. Agora distante, o gerenciamento de frotas começa. Fazer essa gerencia não é apenas acompanhar a localização da frota por um GPS, sabendo qual rua o veículo virou, mas a real gestão de frotas é aquela que além de monitorar, prevê comunicação e segurança até o destino final.
Uma pedra no meio do caminho…
Os veículos saem da garagem do centro de distribuição rumo a uma cidade ou estado diferente. O motorista pode parecer estar por conta própria quando a gestão não se possui ferramentas de acompanhamento ao vivo. Dessa maneira, toda a responsabilidade recai sobre sua condução.
Há valor nas cargas. Dinheiro investido para o andamento de um negócio. E quais são os riscos de falta de verificação e rastreio das frotas na estrada?
Qualquer violação de carga, acidente ou erro de trajeto quando não notado em tempo real, fere a credibilidade da gestão responsável pela logística terrestre. Os prejuízos financeiros de toda uma mercadoria perdida ou com entrega atrasada são riscos para a duração de qualquer empresa no mercado, pois o motorista não está operando uma atividade sozinho, mesmo que seja suas mãos no volante, gestões são responsáveis por guiar e ditar as melhores opções para a finalização de uma operação de sucesso.
Além disso, não há como otimizar rotas e nem manutenções proativas sem monitoramento do veículo e dos ativos em tempo real. E por que isso importa? Bem, imagine uma frota que esteja levando para o pátio de um colaborador alguma carga que precise de acomodação apropriada urgente, sendo todo o percurso da sede até o lugar de desembarque dentro do veículo o tempo mínimo para sua garantia de qualidade. Infelizmente, uma linha de carros parados – o temido trânsito – paralisa a rota da frota, atrasando sua entrega em três e quatro horas. Como preservar a mercadoria se o caminho não for acompanhado, repensado e alterado por gestões capazes de tomar essa decisão baseadas na realidade e na informação?
Sim, seja honesto, é um risco enorme.
Resolvendo a gestão de frotas com duas tecnologias
Respondendo a pergunta do título desse artigo: para uma gestão de frota ser perfeita ela não precisa mais do que comunicação e visibilidade em tempo real. Com essas duas coisas, toma-se controle efetivo de todas as operações de transporte. Agora para isso, apresentamos duas tecnologias capazes de garantir o resultado mencionado.
-
Usando os computadores portáteis
Não apenas nos veículos, como também nos ativos transportados pelo mesmo, é importante monitoramento em tempo real. E a melhor maneira de realizar isso é por meio de computadores de mãos conectando transporte até a gestão.
A Zebra, empresa de automação comercial, tem uma série de computadores de mão que atendem serviços baseados em localização, gerenciamento de ativos e frotas. Os dispositivos variam em tamanho e bateria.
Por exemplo, uma gestão de frota mais longa precisa de computadores de mão que suprem essa demanda diária, enquanto as de curtam duração podem ter funcionalidades menos avançadas.
-
Usando os Tablets profissionais
Os tablets também funcionam como ferramentas para gestão de frotas eficazes e produtivas. A linha de tablets da Zebra, por exemplo, mapeiam e localizam ativos por sistemas GPS e GIS.
Dessa forma, todo o trajeto é rastreado e o motorista não precisa se distrair com ligações de avisos ou sofrer paradas para repassar essa informação, já que tudo estaria sendo acompanhado.
Monitoramento, planejamento e mapeamento são atividades da gestão de frotas realizadas na palma na mão com o uso dos tablets, aparelhos preparados para uso em qualquer ambiente.
O trajeto até o sucesso é com a On Smart Tech!
Os empreendedores traçam sua jornada por uma longa estrada. O trajeto nem sempre é o esperado. Buracos, obstáculos, mudanças de rotas sempre são possibilidades. Você não precisa andar sozinho. A On Smart Tech tem identidade e pode ajudar a desvendar a sua, assim, o destino final – aquele tão sonhado resultado – poderá ser finalmente alcançado.
Siga-nos no Facebook e LinkedIn para posts exclusivos sobre soluções tecnológicas.