Quando se fala em produtividade logo nos vêm à mente que “precisamos trabalhar mais”. Sendo que muitas vezes o desgaste dela se encontra no excesso. A empresa pode estar a todo vapor no quesito operação, mas em se tratando de cumprir prazos, metas, ainda não há completa efetividade da parte de seus colaboradores.
É importante que os colaboradores ofereçam um desempenho satisfatório para que a empresa possa respeitar prazos, diminuir custos dentro do possível e cumprir suas metas. A força de trabalho é de vital importância para o crescimento de qualquer negócio. Mesmo contando com as melhores máquinas, é importante que os profissionais saibam usá-las e estejam seriamente comprometidos com isso.
Como, então, evitar a queda na produção e no desempenho? Como minimizar as perdas e maximizar os ganhos? Nesse post, serão listados alguns passos para orientar você a lidar melhor com esses problemas!
Entenda primeiro o que é exatamente produtividade
A produtividade pode ser entendida como um processo de aperfeiçoamento. Seja pessoal, seja profissional. Quanto mais você se esforça para alcançar seu objetivo, terá mais garantia de sucesso. Podemos pegar um exemplo clássico: Steve Jobs. Ele e sua equipe só deixavam as dependências da Apple depois de realizarem os mais variados testes em seus produtos.
Não é à toa que ela é umas das mais bem-sucedidas empresas do mundo. Mas até uma grande empresa como a Apple têm seus altos e baixos, e isso é aceitável em alguns momentos. Mas o mercado sempre busca e deseja resultados mais rápidos, então problemas desse tipo devem ter soluções efetivas e, muitas vezes, a curto prazo.
Planeje melhor e otimize a rotina da sua empresa
É importante planejar com antecedência a rotina de uma empresa. Organizar em ordem de prioridade as tarefas que devem cumpridas e otimizar os diversos processos da organização. Nesse sentido, fazer um mapeamento de processos e adotar certos recursos tecnológicos poderão ser investimentos de grande utilidade.
Cada setor da empresa deve ter sua própria rotina de tarefas a serem cumpridas para que, ao fim do mês ou trimestre, a organização e seus colaboradores estejam caminhando em sintonia.
Verifique os momentos de alta produtividade
Cada empregado produz em momentos diferentes do dia. Uns produzem melhor à noite, outros durante a tarde ou durante o dia. Busque identificar esses momentos e redistribua as tarefas de cada colaborador, a fim de que sejam concluídas no prazo estipulado pelo cliente.
Estipule metas e fique próximo da sua equipe
A produtividade só pode ser alcançada se todos souberem o que precisa ser feito de antemão. O gestor da empresa precisa orientar seus empregados da melhor forma possível para que o trabalho flua de forma orgânica e precisa. Ao final, o cliente ficará satisfeito com os resultados e poderá fechar mais contratos com a empresa.
Além desse benefício, sua equipe ficará satisfeita com os resultados e concluirá as metas da empresa com maior eficiência. Sempre que possível, converse sobre as metas da empresa com os colaboradores, de modo que possam opinar sobre qual setor precisa de melhor rendimento. Você também pode estipular um programa de estímulo para que o colaborador cumpra suas metas individuais. Ao final, ele pode ser recompensado com uma comissão, por exemplo.
Ao seguir esses passos, você permitirá que sua equipe aumente a produtividade, evitará gastos excessivos com produção e conseguirá com que seus colaboradores e sua empresa tenham maior visibilidade e credibilidade para com os clientes.
Agora que você conferiu como deixar seus funcionários mais produtivos, veja como a automação de processos também ajuda a deixar os processos mais produtivos!