Os problemas com a privacidade na era digital tomara grandes proporções, especialmente após os escândalos envolvendo o Facebook. A maior rede social do mundo se viu no centro de um vazamento de dados que, supostamente, teve influência nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Com a transformação digital e a crescente de uso dos recursos conectados, surgiu a LGPD.
Mudança importante na legislação brasileira, inclui alguns pontos que devem ser bem conhecidos. Afinal, esse é um jeito de proteger a sua empresa e evitar que surjam problemas no futuro.
A seguir, entenda o que é a LGPD e veja por que já se preocupar com o tema desde agora.
O que é essa lei?
A Lei Geral para Proteção de Dados é uma mudança importante ao falar da legislação digital do Brasil. Ela impõe alterações específicas para proteger as informações de todos os usuários de internet do país, inclusive por meios móveis.
Sancionada em 2019, ela tem prazo para entrar em vigor em 29 de dezembro de 2020. Apesar de parecer um período longo, envolve mudanças grandes. Por isso, exige cuidado por parte das empresas, já que todas estão submetidas a ela no mesmo prazo.
Quais são as mudanças previstas pela LGPD?
A principal transformação prevista pela lei é o aumento do controle dos usuários em relação a como os dados são coletados, processados e utilizados. As empresas precisarão de consentimento expresso para cada informação obtida e deverão apresentar porque eles são importantes. Também só é possível coletar os dados que forem realmente necessários, o que não acontece atualmente.
A cada mudança na política de tratamento ou de uso de dados, as pessoas deverão ser informadas. Além disso, os usuários podem solicitar as informações a qualquer tempo, bem como sua exclusão, se for o caso.
Em relação à proteção, é responsabilidade da empresa impedir que os elementos sejam acessados por pessoas não autorizadas. Então, a preocupação com segurança é muito necessária.
Por que sua empresa deve ficar atenta?
Não são apenas os e-commerces ou outros negócios digitais que devem se preocupar com a LGPD. Ela serve para qualquer negócio que use a tecnologia com os clientes e que, de algum modo, tenha a coleta de informações. Como as mudanças são profundas, é essencial se preparar para atender a todos esses aspectos.
Além disso, o cumprimento das novas regras é compulsório e independe do tamanho do negócio. As empresas que descumprirem as regras serão passíveis de punições, como multas e sanções.
Para piorar, o descumprimento dessas regras afeta a imagem da empresa e faz com que as pessoas tenham dúvidas sobre a proteção das informações. Com o cumprimento de todos os pontos, esses problemas são eliminados.
Como se preparar corretamente?
Para atender a todos os critérios da LGPD, vale a pena ter o apoio de especialistas no assunto. Contratar uma empresa voltada para a consultoria em soluções digitais é essencial nesse momento de transição.
Com o apoio dos profissionais no assunto, dá para garantir que todas as mudanças sejam colocadas em prática conforme o esperado. Além de selecionar os melhores recursos voltados para a proteção, é possível contar com uma atuação consultiva sobre alterações estruturais.
No final, essa contratação torna todo o processo mais simples e garante que a empresa possa atuar com segurança.
A LGPD é uma lei voltada para a proteção de dados digitais e de caráter obrigatório para as empresas no Brasil. Com a ajuda especializada, é possível executar todas as transformações necessárias para que seu negócio atue de forma totalmente regular.
E já que as mudanças devem ser feitas de modo planejado, veja como realizar um mapeamento de processos no negócio!