A importância da Governança de TI
O departamento de TI de uma empresa é muitas vezes visto como o suporte para quando há um problema que envolva o mundo dos reparos, desde falhas nos computadores a erros nos softwares, contudo, hoje, com a grande propagação de diferentes ferramentas tecnológicas úteis em diversas tarefas, a importância de uma real Governança de TI, que idealiza estratégias, estrutura processos, fiscaliza e organiza meios de utilização dos recursos tecnológicos, se tornou essencial para o andamento de uma empresa e seus processos internos.
O ramo da Tecnologia da Informação é um dos pilares de uma empresa, não dependendo que ela seja de tecnologia ou não, por isso, é capaz de garantir que os objetivos da organização sejam atingidos via governança dos profissionais responsáveis por ditar como funcionará o ambiente de TI daquela empresa, por meio de planos, regras e políticas que refletem nas mais diferentes hierarquias, desde diretores a funcionários.
A Governança de TI está sendo usada, por exemplo, para aplicar a melhor forma de segurança de informação na empresa. Com a padronização de processos e criação de políticas e regras fundamentas e acompanhadas em tempo real, existe uma chance menor para que erros venham acontecer ameaçando a integridade do negócio.
O que ocorre quando a Governança de TI fica em segundo plano
Pense em uma empresa que investiu em uma infraestrutura de TI totalmente moderna. Há tudo para que um bom trabalho seja realizado. Infelizmente, por não ter nenhum controle efetivo e fiscalizado das práticas internas, todo o custo de melhorias não refletiu nos resultados. A equipe está perdida.
O TI não é mais uma área remota que deve ser solicitado apenas quando existe necessidade, muito pelo contrário, é evidente que não ter uma governança para alinhar os processos da empresa com os serviços de informática significa não possuir controle e não estabelecer padrões de trabalho, tornando toda a desorganização em prejuízo. Além disso, estabelecer uma governança de TI sem o devido treinamento e preparo interno é extremamente ineficiente para o desempenho do trabalho.
Uma empresa que gasta na compra de novos equipamentos e não tem nenhuma metodologia que indique qual direção seguir até a meta da empresa, acaba no prejuízo, além dos gastos desnecessários, em falhas internas por não ter nenhuma estratégia.
Guiar o departamento de TI sem um plano, que com um erro pode afetar outras partes da empresa, é tão perigoso quanto pedir a um funcionário novato que assume sua posição de chefe. A falta de preparo pode fazer os negócios que pareciam mais lucrativos se perderem por falta de planejamento.
Guia para a Governança de TI
Na ciência, estabelecer um método significa seguir um conjunto de técnicas usando lógica que levam até uma grande descoberta. O mesmo acontece com a Governança de TI, que quando tendo um conjunto de ações e padrões estabelecidos, fornece meios para a empresa se desenvolver. Falaremos sobre Metodologia ITIL e Metodologia COBIT.
- Metodologia ITIL:
A metodologia ITIL, que tendo a sigla estendida e traduzida significa ‘’Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação’’, representa um conjunto das melhores práticas para o funcionamento dos serviços de TI em uma empresa. Ou seja, o ITIL determina um sistema estável para melhorar o trabalho, a vida útil e o desempenho final do ambiente de informática.
É considerada uma das primeiras metodologias de TI, pois fora colocada em prática ainda nas novatas salas de informática dos anos 80. Abriga o planejamento de toda a infraestrutura do TI, como sugestões de como modelar a nova gestão e ter resultados.
Com a alta demanda da tecnologia no cenário empresarial, o TI está envolvido nas operações e no planejamento interno da empresa, desse modo, o ITIL fundamenta o gerenciamento do serviço em dois processos principais: suporte e entrega de serviços.
Suporte de Serviços
Foca na garantia do resultado do trabalho rotineiro e em andamento da empresa.
São eles: central de todos os serviços, gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas, gerenciamento de configuração, gerenciamento de mudanças e gerenciamento de liberações.
Entrega de serviços
Foca na melhoria nos trabalhos atuais produzindo estratégias para o futuro.
São eles: gerenciamento de finanças, gerenciamento de níveis de serviços, gerenciamento de capacidade, gerenciamento de continuidade dos serviços de TI e gerenciamento de disponibilidade.
Colocando em prática a metodologia ITIL
É necessário ter em mente quais melhorias são emergentes ou fazem sentido, antes de qualquer treinamento tanto da gestão de TI quanto do restante da empresa. O ITIL não é uma lista de regras para se colar na porta de entrada da empresa, esperando que tudo ali seja relevante. Não. Cada organização tem que planejar a melhoria do seu serviço lembrando suas limitações, suas metas e sua missão, e assim, considerando os princípios do ITIL ao aderir um planejamento personalizado.
Os benefícios: a redução de custos e aprimoramento na área de TI, a melhoria na produção e na agilidade do trabalho interno, a redução de erros e perigosos de estagnação, a facilidade na identificação de problemas e a sintonia de empresa a tecnologia da informação.
- Metodologia COBIT
A metodologia COBIT (Controle dos Objetivos das Tecnologias da Informação, em tradução) é um framework, ou seja, uma plataforma de desenvolvimento, especializado em sintonizar práticas de TI para as metas da empresa, por meio de processos de nível estratégico que com suas quatro funcionalidades (planejar e organizar; adquirir e implementar; entregar e suportar; monitorar e avaliar), desenvolvem caminhos para o planejamento interno, fiscalização da empresa e análise de riscos.
COBIT estabelece uma governança de TI que se alinhe aos objetivos da empresa, por isso, o planejamento deve ser bem detalhado e pensado em longo prazo seguindo os objetivos ditos anteriormente.
Com o passar dos anos, o COBIT sofreu modificações e inovações, chegando ao mais novo gerenciamento corporativo de TI: o Cobit 5.
O que é o COBIT 5
O Cobit 5 é a nova versão do framework revisado e reconstruído para otimizar a governança de TI. Dentro de suas novidades e princípios, se destacam os cinco:
- Atender as necessidades das partes que interessam para a empresa;
- Abranger toda a empresa;
- Deter de apenas um framework integrado;
- Garantir uma abordagem holística;
- Separar a governança da gestão.
COLOCANDO O COBIT EM PRÁTICA
A aplicação do Cobit costuma ser feita por fases esperando engajamento e comprometimento dos funcionários e gestores, todos juntos com as equipes de TI, que devem estabelecer quais meios serão primeiro postos em prática. Contudo, é sempre importante fazer um mapa de previsão de como um novo modelo de governança viria a afetar ou aprimorar os processos internos. Com ajuda do framework, se torna mais fácil estabelecer processos de segurança, de administração e de gerenciamento.
Os benefícios: com clareza, uma maior eficiência do TI é o esperado com o uso de uma metodologia que pretende alavancar com as melhoras práticas e organizar o ramo, além disso, proporcionam um ambiente de controle muito mais eficaz para problemas ou mudanças.
Governe com a On Smart Tech!
Estabelecer as melhores práticas para reger o departamento de TI é extremamente importante para um funcionamento que agregue valor. A On Smart Tech é sua parceira para ajudar a encontrar em uma dessas metodologias, o que o seu negócio precisa. E fazer a aplicação com precisão, respeitando o cenário presente, mas não se esquecendo do objetivo futuro.