A automação de processos tem sido cada vez mais implementada nos negócios de diversos portes e segmentos de atuação. Com o uso adequado de tecnologia, é possível transformar a atuação e gerar uma redução nos custos.
A justificativa para esse cenário vai muito além do aumento de eficiência ou da diminuição de tempo de execução. Na verdade, dá para enxergar outros motivos que explicam a ampliação da margem de lucro do negócio.
Para não ter dúvidas sobre essa questão, veja como a automação de processos conduz à redução de gastos e entenda os impactos.
A diminuição de tarefas repetitivas melhora os resultados
A automação está ligada ao repasse de atividades rotineiras para robôs, algoritmos e recursos semelhantes. Nesses casos, é possível fazer com que tarefas repetitivas passem a ser executadas pela tecnologia, em vez de pelas pessoas.
Nesse sentido, dá para conquistar agilidade e melhor aproveitamento de elementos. Como a tecnologia assume certas atividades, os profissionais focam em outras partes do negócio.
Pense na gestão da empresa, como no caso do fluxo de caixa ou controle de estoque. Com recursos automatizados, os profissionais não precisam se preocupar com a entrada de dados. Isso faz com que as pessoas possam se dedicar à atividade-fim e a análises aprofundadas, o que ajuda a reduzir os custos.
O aumento de mobilidade pela automação de processos garante flexibilidade e economia
Pense em uma empresa que conta com equipes externas, alocadas no transporte ou na captação de clientes, por exemplo. A gestão precisa acompanhar os resultados, para que seja possível utilizar o melhor desempenho.
No entanto, com recursos manuais é comum que os profissionais se esqueçam de repassar elementos importantes (como localização), além de haver maior dificuldade em trocar dados. O emprego da tecnologia, por outro lado, permite recorrer a soluções móveis. Com o uso de computação na nuvem, softwares como serviço (SaaS), aplicativos e outras alternativas, as informações transitam entre vários pontos.
É um jeito de diminuir as chances de erros na entrada de dados, além de ter mais flexibilidade e tomada de decisão otimizada. Os processos ficam ágeis, fluidos e permitem aproveitar as melhores oportunidades, o que gera economia.
A elevada satisfação dos clientes reduz os gastos com aquisição
Outro ponto importante é que a automação de processos favorece a padronização e aumenta a consistência de atuação. Isso diminui erros e retrabalhos, o que também leva à redução de desperdícios.
É possível ir além e alcançar os clientes. Afinal, com procedimentos automáticos há como reforçar a qualidade do produto final. Isso gera boas experiências para os consumidores, altera a percepção das pessoas e melhora o posicionamento no mercado.
Principalmente, é um jeito de aumentar a fidelização e de conquistar indicações para outras pessoas. Isso diminui o custo de aquisição do cliente (CAC) e os esforços para realizar vendas. Assim, há uma economia relevante.
O bom retorno sobre o investimento oferece cenário positivo
A redução de custos não tem a ver, apenas, com gastar menos que o que era utilizado anteriormente. Com a escolha de um bom fornecedor e das soluções adequadas, é possível ir além e obter retorno sobre investimento (ROI).
Se o indicador ficar elevado, significa que o negócio ganhou mais que precisou investir em tecnologia. Na prática, é viável conquistar um nível muito maior de resultados que antes. Então, há custo-benefício e consequências positivas.
Ainda que exista o gasto inicial, portanto, ele funciona como um investimento que gera impactos em longo prazo. Portanto, o total é diluído ao longo do tempo e os ganhos se multiplicam.
A automação de processos tem como um dos resultados a redução de custos, o que está associado a outros impactos. Ao conhecê-los, fica claro por que vale a pena recorrer a essa possibilidade.
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