Como o cenário é cada vez mais conectado, o uso de tecnologia crescente também aumenta o volume de dados gerados. O problema é que, sem os cuidados certos, esses conhecimentos digitais podem ser perdidos, o que causa diversas dificuldades. Para impedir o quadro, é preciso recorrer à segurança da informação.
Com algumas medidas simples, já é possível isolar o ambiente e prevenir que os dados se percam de modo definitivo. Isso vai prevenir vazamentos, comprometimento da confiabilidade e até prejuízos.
Então, veja práticas de segurança da informação que merecem atenção e veja como impedir que as perdas aconteçam!
Tenha backups redundantes
O primeiro passo para evitar que os dados se percam para sempre é manter backups redundantes. Ou seja, o ideal é ter mais de uma cópia dos mesmos arquivos e em vários lugares.
Quando as informações são distribuídas em servidores diferentes, há menos riscos de alguma perda se concretizar. Então, vale a pena escolher serviços na nuvem, dispositivos físicos e opções híbridas.
Só tome cuidado para ter uma rotina correta de salvamento. Se for em tempo real, como é o caso dos serviços na nuvem, é ainda melhor.
Use os recursos adequados de proteção
Assim como acontece ao cuidar da questão física, a segurança da informação precisa utilizar alguns artifícios. Para evitar invasões e deixar tudo devidamente armazenado vale investir, por exemplo, em antivírus e antimalware.
Também é interessante recorrer à criptografia, à autenticação de dois fatores e demais políticas para evitar ataques ou acessos desautorizados. Quanto maior for a combinação de soluções, melhor é o resultado.
Além disso, deixe a rede da empresa privada. Isso garante que os dados transitem em um ambiente controlado, o que previne problemas.
Mantenha a atualização dos componentes
Um dos maiores vilões da segurança da informação é o grande número de componentes desatualizados. Muitas vezes, um programa ou sistema passa por uma melhoria após uma falha ter sido descoberta. O mesmo acontece até com recursos físicos de hardware, que podem ter novos protocolos.
Para evitar riscos desnecessários, o ideal é deixar todos os componentes atualizados. Sempre verifique quando foi a última vez que eles passaram pelo processo e confira se existe alguma novidade. Desse jeito, é mais fácil conquistar bons resultados.
Conscientize os colaboradores sobre a segurança da informação
Todas essas medidas são essenciais, mas não são suficientes. Afinal, a tecnologia é usada por pessoas e a falha humana é uma vulnerabilidade e tanto. Então, isso deve ser sempre considerado.
Para não errar, elabore uma política de proteção digital e defina quais são as boas práticas. Inclua ações proibidas ou que têm que ser evitadas e a conduta em cada caso. Depois, capacite todos os colaboradores sobre essas medidas.
Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem, menores são os riscos de “portas” serem abertas às invasões. Periodicamente, atualize a política e o treinamento, de modo a manter a relevância.
Evitar a perda de dados é totalmente possível ao seguir essas dicas sobre segurança da informação. Desse jeito, o negócio fica protegido e os conhecimentos estratégicos não caem em mãos erradas.
Essas informações foram úteis? Compartilhe o post em suas redes sociais, debata com os seus contatos e curta nossa página no facebook.