Empresas têm investido cada vez mais em tecnologias que as ajudem em agilidade de processos e economia de tempo. Isso tem raiz na mudança de comportamento que a transformação tecnologia fez na sociedade atual onde revolucionou desde como as pessoas interagem até como pedem seu lanche sábado à noite.
Algumas empresas já têm feito uso de aplicativos populares para contato direto a clientes e muitas já aderiram conferências online que facilitam a comunicação em longas distâncias.
Apesar disso, inúmeras novas tecnologias estão entrando no mercado para auxiliar no ritmo da Indústria 4.0, que é a recente proposta de modelação dos chamados ‘’negócios do futuro’’ onde sistemas totalmente digitais serão as fontes de produtividade e agilidade de tarefas que descartarão a ajuda humana.
Algumas dessas tecnologias já são velhas conhecidas, mas que pela rápida velocidade que a transformação tecnologia causou nos setores de TI e software, estão se tornando muito mais ágeis, autônomas e produtivas, como: Serviços Cognitivos, Automatização Operacional, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Transformar-se digitalmente é ser participante dessa onda inovadora.
Hoje em dia é comum escutarmos que tudo ficou mais fácil graças às tecnologias. Empresas que tentam contornar a falta de suportes modernos tem um trabalho difícil, enfrentando problemas nas operações internas até externas com o cliente insatisfeito.
Um problema comum é a grande quantidade de atividades padronizadas que sem o uso da tecnologia, precisam ser feitas manualmente exigindo enorme atenção dos funcionários. Pense o quanto de tempo e energia de uma equipe poderiam ser aplicados em outros processos se a empresa tivesse em disposição ferramentas que aperfeiçoasse tarefas repetitivas.
Qual é o beneficio de manter máquinas desatualizadas e softwares complicados que apenas encarecem a folha de pagamento? O resultado é que ter profissionais capacitados já não é o suficiente para desfechos satisfatórios se a infraestrutura que trabalham sofrer de carências digitais.
Nos dias de hoje, não é exagero dizer que o sucesso de uma empresa terá relação direta com o uso inteligente das ferramentas digitais. No fim, resistir à tecnologia não fará que o mundo faça o mesmo, na verdade, sua consequência é ser engolido por ela.
Aumento de custos financeiros em atividades manuais, perda de tempo e baixa vantagem competitiva. Uma grande bola de neve que tem como destino final o prejuízo financeiro, perda de qualidade e expectativas e resultados abaixo da média por funcionários e clientes.
Modificar a maneira como o seu estabelecimento utiliza a tecnologia não é uma tarefa de apenas um passo. É preciso atender a várias necessidades, o que significa selecionar diversas soluções. Para aumentar as chances de sucesso, o ideal é que a empresa parceira apresente várias alternativas.
Apesar de a tecnologia exigir rapidez, os estudos para sua inserção exigem cautela, por isso, conhecer empresas que apresentam serviços inteligentes para uma transformação segura é o primeiro passo. Soluções com Inteligência Artificial e Internet das Coisas têm atraído atenção pela simplicidade e aumento de produtividade.
A gigante Microsoft apresenta o uso da Inteligência Artificial para diversos fins, sendo os mais notáveis: comunicação e decisão. Com o uso de interação por meio de bots que são responsáveis por um atendimento personalizado e rápido usando linguagem natural, criando uma experiência imediata ao cliente por não ter formalidade de hora e dia da semana.
Além disso, IA proporciona alívio de tempo para a equipe, cuidando de tarefas, permitindo que o gestor foque em processos mais importantes e tenha redução de erros. A IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, é conhecida principalmente pelo desenvolvimento do ‘’Watson’’.
Uma plataforma cognitiva que utiliza da linguagem natural, capaz de aprender diferentes idiomas, para responder perguntas com rapidez. Primeiramente, o Watson foi testado em um programa de televisão nos Estados Unidos, respondendo perguntas junto a oponentes humanos e hoje, pela sua incrível agilidade de análise de dados e aprendizado em larga escala, é utilizado em diversas áreas como medicina, atendimento ao cliente e finanças. Líder em infraestrutura de Internet das Coisas, a Cisco permite que aparelhos possam ser controlados e monitorados através da internet.
O que isso significa? Uma corporação com processos totalmente conectados permitindo a coleta e compartilhamento de informações, ajudando a empresa com um uso mais inteligente de dados podendo até mesmo registrar padrões de comportamento do consumidor, como é o caso da nova tecnologia da Bematech.
Com ajuda de um dispositivo que captura dados do fluxo das pessoas no seu estabelecimento e do perfil delas, o bemaGo transforma tais informações para melhorar a experiência de consumo dos seus clientes e auxiliar a empresa.
A On Smart Tech acredita em uma transformação digital de pirâmide onde os pilares para um funcionamento que dê frutos são seguros, automatizados, simples e inteligentes. E o mais importante: que o desenvolvimento da tecnologia se adeque ao seu cenário real.
Se quiser outras dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia, curta nossa página no Facebook e nos siga no LinkedIn!