A tecnologia não está presente apenas no ambiente doméstico. A cada dia que passa, ela é incorporada em mais negócios, inclusive em setores considerados tradicionais. É por isso que dá para dizer que o desenvolvimento econômico está diante de uma nova realidade: a Indústria 4.0.
Essa nova abordagem promete transformar a maneira como ocorrem a produção e as relações de trabalho. Do mesmo modo, tem potencial para modificar o processo de agregar valor a etapas e produtos. Portanto, conhecê-la é essencial para compreender seus impactos.
A seguir, veja o que é a Indústria 4.0 e entenda as alterações geradas por ela!
Afinal, o que é esse novo modelo?
A Primeira Revolução Industrial nasceu no final do século 18, com o começo do uso da máquina a vapor. Algumas décadas mais tarde, foram criados modos produtivos, como o fordismo que instituiu a divisão do trabalho — o mundo estava diante da Segunda Revolução Industrial.
Mais alguns anos se passaram e a tecnologia passou a aparecer, timidamente, para integrar alguns processos. O uso do telefone para auxiliar as vendas e dos computadores básicos deu origem à Terceira Revolução Industrial.
Já a Quarta Revolução Industrial se concretiza à frente de nossos olhos, graças às inovações. Também conhecida como Indústria 4.0, envolve etapas como a completa automação de processos e a adoção estratégia de recursos digitais para gerar valor.
Como a Indústria 4.0 toma forma?
Por tratar do uso integrado e profundo de tecnologias (inclusive, as com características emergentes), esse movimento não segue apenas uma receita. Não se trata de usar somente um recurso e, sim, de incorporar soluções em busca da transformação do espaço de trabalho.
É um resultado obtido, principalmente, graças à Internet das Coisas (IoT). Por meio dessa atuação, é possível conectar máquinas, sistemas e outros ativos. Basicamente, é uma forma de tornar conectada a planta da indústria.
Com a criação de redes inteligentes ao longo de toda a produção, é possível controlar diversas ações de forma autônoma, sem perder qualidade.
Para favorecer esses resultados, convém ter um parceiro experiente e com boas alternativas. Assim, há como se consolidar e explorar as possibilidades desse movimento.
Para favorecer esses resultados, convém ter um parceiro experiente e com boas alternativas. Assim, dá para se consolidar e explorar as possibilidades desse movimento.
Quais são as mudanças para o negócio?
Os impactos da Indústria 4.0 também variam com cada empresa, mas compartilham alguns denominadores comuns. Há, por exemplo, um aumento na produtividade e uma redução dos custos. Esses dois aspectos levam à ampliação de lucratividade e de equilíbrio, de modo a realizar outros investimentos e melhorias.
Outra questão diz respeito à qualidade. Com a automação, os erros, os retrabalhos e os desperdícios ficam menores e o valor agregado produzido é maior. Isso gera consolidação, diferenciação e preferência por parte do mercado.
Então, trata-se de uma transformação positiva e que torna o negócio mais dinâmico, versátil e escalável. Se for aplicada do jeito certo, as vantagens se acumulam.
A Indústria 4.0 envolve um novo movimento que inclui o uso aprofundado de tecnologia na produção. Com bons parceiros no assunto, é possível se consolidar no mercado e se adaptar às novas exigências.
E já que essa é uma das chaves para o sucesso, veja como encontrar um bom parceiro para a transformação digital.