O estoque é o coração da empresa. Um depósito de grande escala pode ser um desafio para o gerenciamento de uma equipe. E sendo o estoque, a parte vital dos negócios, pois dele se deriva outras atividades, por exemplo, logística e vendas, é de extrema importância que o gerenciamento de estoque e matérias seja feito por controle em tempo real.
Por quê? Bem, vamos ver alguns exemplos de quando o gerenciamento, na verdade, parece um cubo mágico, um labirinto, uma gaveta bagunçada, ou seja, um desafio problemático para a administração.
Estoque ou labirinto?
Estoques são ambientes de muito trabalho. Recebimento e armazenamento de mercadorias, coletas dos pacotes, empacotamento, preparação para transporte, entrega de remessas, entre outras atividades feitas minuto a minuto. Como deter controle de todas essas operações diante dos seguintes desafios: grande estrutura, devoluções são feitas, a necessidade de reposições acontecem, transportes atrasam ou chegam antes do previsto.
Como lidar com esses eventos se o estoque se transformar na espécie de um labirinto para os funcionários?
O estoque labirinto é aquele que faz o funcionário se perder no andamento das operações, que tem tendências de falta de materiais, que necessita de contagens manuais, e por isso tem perdas e erros frequentes.
Por fim, um gerenciamento ruim de estoque e materiais reflete no resultado final, aquele que importa; qual pode gerar produtividade e lucro ou desaceleração e prejuízo.
Como fazer o gerenciamento de estoque e materiais
Com tecnologia, claro! Os hardwares para automação de processos garantem visibilidade em tempo real de estoques e materiais, tornando operações de controle mais efetivas. Usando coletores de dados, computadores portáteis, scanners, produtos para RFID, impressoras móveis, entre outros, nenhum estoque irá se tornar um desafio de labirinto para a equipe. Ainda acha impossível? Então, vamos ver alguns exemplos:
Sabendo a localização dos ativos
Pela amplitude dos pátios de estoque e armazenamento de materiais alguns objetos podem não ser guardados devidamente, trazendo transtorno ao procurá-los. Se o material de trabalho perdido já é um problema, imagine uma carga que não se sabe a localização. Para fins como esses, é importante a instalação de tecnologias RTLS (Recursos de sistema de localização em tempo real, em português).
Um dispositivo que garanta cobertura de toda a instalação é o segredo para automatizar esse cenário. A tão famosa Zebra, empresa de automação comercial, lançou o WhereTags, aparelho capaz de rastrear ativos em longa distância em tempo real.
Peguemos como o exemplo o cenário anterior onde uma carga foi perdida. No lugar de paralisar todas as operações com o fim de seguir os rastros deixados por um objeto inanimado, o WhereTags identifica onde ele está, por meio das etiquetas RTLS de detecção de movimento.
Comunicação sem fio
Comunicação também pode ser automatizada dentro do ambiente de estoque e materiais.
A Zebra produziu um aparelho batizado de WhereCall. Por não ser dependente de cabeamento, ele é perfeito para instalações onde os funcionários estão distantes uns dos outros. Clicando em um único botão, é possível solicitar reabastecimento ou pedido de algum material.
O fornecimento de mensagens sem fio garante aumento de produtividade e eficiência nas operações, pois nenhum funcionário precisará gritar e atrapalhar o colega do lado.
Os computadores vestíveis: a armadura do estoque
Tecnologia vestível é mais um item do uniforme da equipe.
Imagine três linhas de operações. Em uma, os funcionários vestidos com fones de ouvido industrial da mais alta tecnologia estão fazendo separação multimodal apenas com o comando de voz. No setor da frente, usando um scanner anel pequeno e confortável os funcionários registram itens para o armazenamento. E ao lado, com o uso de computadores vestíveis, a marcação de preços e descontos é realizada rapidamente.
Sério, a Zebra tem esses aparelhos extremamente úteis em ambientes que precisam de alto desempenho e produtividade.
Gerenciamento completo
E finalmente, no chão do estoque e materiais, os scanners de código de barras e os computadores móveis conectam, controlam e trazem segurança e produção no andamento do trabalho de gerenciamento.
Usando computadores de mão, menores que um celular, é possível acessar o localizador de itens, verificar e gerenciar estoques de maneira ágil e com menos tempo. E o escaneamento fica por conta da tecnologia avançado dos scanners capazes de capturar códigos de barras em qualquer superfície e condição.
Finalizando o kit gerenciamento de estoque e materiais com os exemplos dos aparelhos da Zebra, os scanners são fáceis de serem manuseados e os computadores de mão são práticos e leves para o trânsito do funcionário nas instalações.
E no final, o que a On Smart Tech tem mais a dizer?
Vemos o problema, apresentamos a solução. Esse é o papel da On Smart Tech.
Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar em suas redes sociais e acompanhar a On Smart Tech no Facebook e no LinkedIn, plataformas onde sempre estamos postando sobre tecnologia. Você já sabe: priorizamos informação objetiva, indispensável e interessante.