A inteligência artificial é um importante avanço da tecnologia atual. Em vez de ser programada, como tradicionalmente acontece, é capaz de oferecer respostas baseadas no próprio aprendizado. Em constante transformação, o recurso já tem sido aplicado no atendimento das empresas.
Ao adotar a ferramenta, há uma automação dos estágios iniciais. Os problemas simples ou frequentes são solucionados entre a máquina e o cliente. Se houver a necessidade de intervenção humana, ocorre o repasse para um especialista na área.
Como se trata de algo relativamente novo, é natural que cause dúvidas. Para esclarecê-las, veja 4 benefícios de utilizar a inteligência artificial para automatizar o relacionamento com clientes!
1. O aumento de escalabilidade garante maior eficiência para o atendimento
Quando uma empresa se desenvolve, ela precisa ter uma estrutura que comporte as novas exigências. Com o desenvolvimento, há mais vendas e uma base maior de clientes. Como as chances de problemas também são maiores, a demanda sobre o time de atendimento é reforçada.
Com a inteligência artificial, entretanto, não existe esse obstáculo. O sistema é capaz de atender solicitações simultâneas, o que permite que mais de uma pessoa tenha sua questão resolvida. Na prática, há um aumento de escalabilidade, o que significa que o negócio consegue se expandir sem elevar os gastos na mesma medida.
Além disso, há uma ampliação na eficiência. O tempo de esperar e de atendimento é menor, enquanto há um reforço na taxa de resolução. Então, os principais pilares ganham força.
2. A satisfação do cliente ganha um novo fôlego
Quando a IA é adicionada ao suporte, ela tem disponibilidade completa. Por meio de site, chatbot, aplicativo ou plataforma, o cliente consegue ser atendido em qualquer momento. Na prática, garante conveniência para o consumidor.
Como visto, também há um aumento na eficiência, graças à ideia de self-service e soluções integradas. Trata-se de algo essencial para ampliar a satisfação das pessoas, o que melhora o posicionamento do negócio e até a fidelização.
Um bom índice de satisfação ainda favorece as indicações de serviços. Indiretamente, é um meio de reduzir custos, já que há um menor custo para aquisição do cliente (CAC).
3. A inteligência artificial reduz os custos necessários com estrutura
O customer service ou atendimento ao consumidor é essencial para o sucesso da empresa. Ao mesmo tempo, não deve custar tão caro a ponto de inviabilizar operações ou acabar com os lucros.
Ao recorrer à IA, é possível solucionar esse problema. A alternativa permite reduzir a estrutura de contratação, de capacitação e até de recursos físicos de tecnologia. Com o aumento na satisfação e a geração de boas experiências, também há menos gastos para reconquistar o cliente, por exemplo.
Principalmente, essa é uma forma de ter bom retorno sobre investimento (ROI). É algo que faz com que a empresa se consolide e tenha um desempenho cada vez melhor.
4. A customização permite cumprir as necessidades do negócio
Um ponto essencial da inteligência artificial é que ela usa o machine learning ou aprendizado de máquina. Ela, então, funciona de acordo com o ambiente em que é exposta e o que aprende. Por si só, já é um jeito que garantir que a empresa tenha uma solução sob medida.
Mas é possível ir além. O negócio consegue customizar sua aplicação no processo necessário e com os interesses específicos. Desse modo, dá para alcançar objetivos estratégicos e usar essa ferramenta como um diferencial competitivo.
A inteligência artificial no atendimento ao cliente é muito positiva por gerar eficiência, disponibilidade e boa experiência. Com a escolha de um parceiro adequado, é possível conquistar os melhores resultados.
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