Com o uso crescente de tecnologia da transformação digital, mais dados circulam entre as conexões. O problema é que muitos deles são críticos para o negócio, enquanto outros cenários são portas de entrada para invasões. Por isso, a preocupação com a segurança de dados deve estar no topo da lista.
Além de desenvolver as práticas certas, é fundamental entender o que tem que ser evitado. Assim, dá para impedir que erros coloquem toda a infraestrutura de TI em risco e aumentar a proteção do negócio.
A seguir, veja quais são 4 falhas de segurança de dados que a empresa não pode cometer.
1. Usar redes desprotegidas é uma falha grave
Quando uma rede é de acesso livre, significa que qualquer pessoa ou dispositivo pode se conectar a ela. Se, a princípio, isso não parece ser um problema, basta pensar no que acontece se um invasor chegar a um ambiente do tipo. No mínimo, ele poderá usar informações indevidas da empresa e terá acesso facilitado a outros pontos.
Por isso, uma falha grave consiste no uso de redes desprotegidas, como as que não têm senha. É importante que a rede da empresa seja fechada e que todas aquelas usadas por dispositivos do trabalho, também. O smartphone profissional, por exemplo, só deve se conectar a redes fechadas.
2. Não atualizar os drivers e versões prejudica a proteção
Outra falha grave de segurança digital está relacionada à desatualização. É o que acontece quando os equipamentos não utilizam o driver mais recente ou quando a empresa não recorre à alternativa adequada de um recurso.
O problema é que versões antigas são mais suscetíveis a bugs e vulnerabilidades. As atualizações, por outro lado, servem para corrigir essas questões. Portanto, o ideal é manter tudo atualizado, de acordo com as versões lançadas e com as correções, para evitar problemas.
3. Comprometer a criptografia afeta a segurança de dados
Ao falar na proteção das informações e no uso da tecnologia, a criptografia é um dos aspectos essenciais. Basicamente, ela cria uma “chave” única para cada solicitação. Mesmo que seja interceptada, ela não pode ser traduzida, o que cria uma barreira. Porém, muitos negócios não se preocupam o bastante com isso.
É o caso de não estabelecer protocolos de criptografia para certas informações ou arquivos, que são compartilhados fora do ambiente digital da empresa. Ou de não posicionar essa camada em dispositivos específicos.
Para driblar a dificuldade e conquistar a segurança de dados, o melhor é pensar em meios de implementar esses recursos, desde a hierarquia de acesso aos aparelhos e mecanismos. Desse jeito, é possível obter uma ótima performance.
4. Não criar um manual de comportamento prejudica o desempenho
Além de tudo, muitas falhas acontecem por conta do comportamento dos usuários. O clique em um link malicioso, a instalação de um elemento sem critério ou o envio inadequado de informações podem ser os vilões. A empresa, então, comete uma falha ao não definir um manual de conduta sobre TI.
Sem essas orientações, cada um usará os próprios conhecimentos, o que nem sempre é suficiente. Para garantir o nível adequado de proteção, é indispensável ter diretrizes claras e até realizar treinamentos específicos.
A segurança de dados deve ser uma preocupação do negócio, para ter a certeza de que as informações não caiam em mãos erradas. Ao evitar essas falhas, dá para consolidar a proteção necessária.
Aproveite e analise para saber se sua empresa está preparada para o cenário de Cyber Segurança!