A produtividade é uma das medidas importantes para qualquer negócio. Ela não determina apenas a capacidade de gerar mais, em menos tempo. Afinal, ela também tem a ver com a obtenção de qualidade e o máximo aproveitamento de recursos.
Ao ser produtiva, a indústria lucra e se diferencia no mercado. Porém, há algumas ações que podem causar a queda nesse nível. Para reverter o quadro, nada melhor que saber como evitar a diminuição.
Pensando nisso, veja 3 dicas para manter o nível de produtividade e impedir eventuais quedas na indústria.
Defina metas desafiadoras e motivadoras
A motivação e o engajamento são dois componentes essenciais para essa capacidade. Quanto mais participativos forem os colaboradores, maiores são as chances de eles produzirem em um nível diferenciado.
Nesse sentido, vale a pena estabelecer metas e objetivos que se mostrem desafiadores — mas possíveis. Isso é importante porque sem essa definição, os profissionais se sentem menos desafiados e interessados em oferecer o máximo.
Já com a visão em algo maior e mais ambiciosa, dá para explorar as qualidades e a capacidade de atuação do time. Comunique essa visão para todos e garanta que as pessoas saibam por que vale a pena alcançar tal desempenho.
Explore a tecnologia do jeito certo
Em plena época de transformação digital, é quase impossível falar de produtividade sem incluir a tecnologia no assunto. Por isso, é fundamental que o seu negócio esteja preparado para recorrer a soluções digitais.
Elas permitem que a empresa automatize tarefas, simplifique etapas ou mesmo integre os pontos. A automação comercial, por exemplo, ajuda a ganhar tempo e qualidade na execução de atividades. Já a comunicação unificada favorece o fluxo de informações, as quais serão úteis na tomada de decisão e na melhoria de atuação.
Para que tudo saia como o esperado, tenha um parceiro e fornecedor especializado. Graças à seleção e à instalação correta dos recursos de tecnologia, seu negócio terá muito mais chances de se firmar no mercado.
Evite o retrabalho para manter a produtividade
Parece simples, mas diversos gestores não percebem que o retrabalho na indústria afeta muito a capacidade produtiva. Afinal, quando ele acontece, também ocorre uma perda de materiais, de tempo e de recursos humanos. Além disso, há grandes chances de a qualidade desejada não ser atingida.
Então, para que a produtividade não seja afetada, garanta que os processos sejam muito bem explicados e definidos. Além disso, tenha a certeza de que todos sabem o que estão fazendo e quais são os resultados desejados.
Em relação à tecnologia, a automação consegue diminuir o nível desse problema. Mesmo assim, é preciso cuidar do treinamento para as mudanças e de outras medidas, como a comunicação, para evitar problemas no futuro.
A perda de produtividade compromete muito os resultados e até a competitividade do negócio. Para que ela não ocorra, monte um bom planejamento e use essas dicas nos pontos principais. Assim, é possível ter um time funcional e capaz de entregar o máximo.
E já que esse relacionamento é tão importante, veja 4 dicas para manter as pessoas engajadas e produtivas, mesmo diante de mudanças.